Endurance: AJR #28 no lugar mais alto do pódio nas 3 Horas de Tarumã

Endurance: AJR #28 no lugar mais alto do pódio nas 3 Horas de Tarumã. Foto: Dudu Leal/MS2

Na grande final do Campeonato Brasileiro e Gaúcho, disputada no sábado (28), emoções e boas disputas não faltaram no tradicional autódromo de Viamão (RS). Protótipo AJR #28 venceu a prova de Endurance

Um ano de evolução, com mais de 60 carros, disputando as seis etapas do Campeonato Brasileiro de Endurance: a competição passou três vezes pelo Rio Grande do Sul, em Tarumã e Santa Cruz do Sul; duas em São Paulo, em Interlagos e Velo Città e no Paraná, com uma etapa em Curitiba. A final prometia ser eletrizante entre as seis categorias.

Os já campeões brasileiros por antecipação, Ricardo Maurício e Marcel Visconde, com o Porsche #20, eram os favoritos, pelas quatro vitórias consecutivas no ano. Eles se destacaram também como a melhor equipe da temporada com a Sttutgart Motorsport. Contudo, a última etapa mostrou muita competitividade e a hegemonia do Porsche foi quebrada.

O AJR #28, fabricado pela Metalmoro, com um projeto do piloto Juliano Moro e de seu pai, o diretor da empresa Ademar Moro, conquistou a vitória inédita na prova. O responsável por largar na posição de honra do grid foi Henrique Assunção, que também conduziu o AJR #28. Mas uma confusão na largada fez o piloto perder a posição na primeira curva.

William Freire fez um início de corrida espetacular e colocou a Lamborghini #31, da Mottin Racing, que forma dupla com Marcello Santanna – na liderança depois de largar na oitava posição. No entanto, as três horas de corrida reservavam boas emoções.

A largada aconteceu em pista seca, mas a chuva deu as caras em vários momentos da prova. Com isso, a estratégia das equipes foi fundamental. A JLM Racing de Moro fez a lição de casa para o belo modelo AJR #28 cruzar a linha de chegada na primeira posição.

A segunda colocação foi do ProtoV8 – Hoerlle Racing, de Oswaldo, Guilherme e Eduardo Scheer – seguido pelo MR18 117 (SP MEC), dos paulistas Fernando Fortes e Renan Guerra.  A Porsche #20 de Visconde e Maurício teve um pneu furado nas voltas finais e ficou na sexta posição.

“Estou bem feliz com essa vitória. Trabalhamos muito pesado nos últimos dois anos, com um projeto de um modelo que tem tudo para ser muito competitivo. Mas esse ano foi de desenvolvimento na pista e alguns problemas nos atrapalhavam nos resultados finais. Cravamos três poles nas provas que participamos. Hoje, o resultado veio”, comemorou Juliano Moro. “Agradeço à toda a equipe, que fez um trabalho fantástico, ao Emílio (Padron) e ao Henrique (Assunção), que dividiram o carro comigo. E à JL, em especial ao Zequinha Giaffone, que acreditou no nosso projeto e desenvolveu o motor do AJR #28”, acrescentou.

Disputas acirradas nas demais categorias

Nas outras categorias, apesar de muitos campeões já estarem definidos, o que se viu na pista foram muitas disputas e uma luta do início ao fim pelas primeiras posições. Na P2, os campeões brasileiros são Henrique Assunção e Fernando Ohashi (MRX #75 – SPMEC), com o vice-campeonato sendo definido na prova de sábado (28). O segundo lugar ficou com Mauro Kern e Paulo Sousa (Tubarão #32). A vitória na prova foi de Cali Crestani, com o Tornado #03.

Na classe P3, Julio Martini e Marcelo Vianna, que fizeram uma temporada irretocável, com a conquista do título com duas etapas de antecipação, venceram mais uma a bordo do Tubarão #69. Os vice-campeões são os irmãos Gustavo e Rafael Simon (MRX #56), da equipe Motorcar Racing, que teve uma temporada de muito destaque.

Outro time que também fez um grande trabalho na temporada 2017 foi a MC Tubarão. A equipe levou Tiel e Franco Pasquale ao vice-campeonato na GP1, ao vice na P2 de Kern e Sousa, e o campeonato da P3 de Martini e Vianna.

Para a GT1, o momento era de definição, já que o campeonato estava aberto e três times poderiam ser campeões. O resultado só foi definido nas últimas voltas com a Lamborghini #46 – Mottin Racing, de Vilson Jr., Paulo Rutzen e Gustavo Martins ficando com o título brasileiro.

O vice-campeonato também foi para Mottin Racing, com o Sonic #17 de André Senger e Beto Giacomello. A disputa foi acirrada com a Ferrari #155 de Carlos Kray e Ricardo Mendes, que ficaram em terceiro no campeonato. Durante a temporada, eles dividiram o topo da tabela com a Lamborghini #46.

Na GT2, o título ficou com Arthur Caleffi. Na categoria T, a dupla campeã foi Ricardo Terres e Juarez Terres.

Temporada positiva

O presidente da APE (Associação de Pilotos Endurance), Henrique Assunção, comemorou o resultado da temporada.

“Só temos a agradecer todo o esforço daqueles que participam do Endurance, da CBA e da FGA que, a cada etapa, nos dão um suporte muito importante para alcançarmos esse sucesso. Que venha 2018, quando queremos alcançar novas metas e consolidar cada vez mais nosso campeonato”, declarou Assunção.

“Quero agradecer também ao apoio dos nossos patrocinadores, que acreditam muito nesse projeto: à DOPAMINA, nosso patrocinador master; à AutoMais, que esteve conosco em todas as transmissões; à Pirelli; à Absoluta, à Eurobike, à Konrad Caminhões, à Sulina Óleos e à Sttutgart”, concluiu.

Resultado final – Três Horas de Tarumã

  1. Juliano Moro/Emílio Padron/Henrique Assunção – AJR #28 – GP1 – 2:57:36.467
  2. Oswaldo/Guilherme e Eduardo Scheer – ProtoV8 #26 – GP1
  3. Renan Guerra/Fernando Fortes – MR18 #117 – GP1
  4. Ney Faustini/ Fernando Poeta/Vitor Genz – MCR Lambo #18 – GP1
  5. Luiz C.Crestani – Tornado #03 – P2
  6. Marcel Visconde/Ricardo Mauricio – Porsche #20 – GP1
  7. Marcelo Vianna/Julio Martini – Tubarão #69 – P3
  8. Gustavo Tomazini/Sergio Cardoso – MRX #43 – P3
  9. Paulo Rutzen/Gustavo Martins/ Vilson Jr – Lamborghini #46 – GT1
  10. Marcello Santanna/Willian Freire – Lamborghini #31 – GP1
  11. Mauro Kern/Paulo Sousa – Tubarão #32 – P2
  12. Aldoir Sette/Marcelo Campagnolo – MRX #07 – P2
  13. Henrique Assunção/Fernando Onashi – MRX #75 – P2
  14. Carlos Antunes – MRX #172 – P2
  15. Germano/Fernando e Enzo Stedile – Spyder #04 – P2
  16. Peter Ferter/Pierre Ventura – Lamborghini #10 – GT1
  17. Nilson Ribeiro/José Roberto Ribeiro – MRX #65 – GP1
  18. Daniel Claudino/Ian Jepsen Ely – MCR #71 – GP1
  19. Ricardo Mendes/ Carlos Kray/Christian Castro – Ferrari #155 – GT1
  20. Rafael Simon/Gustavo Simon – MRX #56 – P3
  21. Miguel Mallaco – Proto1R #128 – P3
  22. Humberto Giacomello/Andre Senger – Sonic #17 – GT1
  23. Franco Pasquale/Tiel Andrade – Tubarão #05 – GP1
  24. Pedro Avila/Ricardo e Juarez Terres – Gol #88 – T
  25. Marcelo Giacomello/Matheus Stumpf/ Elton Giacomello – MRX #08 – P3
  26. Alan Chanoski/Alexandre Finardi – MRX #80 – GP1
  27. Ruben Ghisleni/João Cardoso Jr – MRX #44 – P2
  28. Alexandre Cignetti/Pedro Avila – MRX #96 – P3
  29. Arthur Caleffi/Gustavo DalBosco – Golf #111 – GT2
  30. Esio Vichiese – BMW #16 – GT2
  31. Stuart Turvey – Scorpion #37 – GP1
  32. Sergio Ribas/Henry Visconde – BMW #64 – GT1

Melhor volta da prova: 1min00s553 – Tiel de Andrade e Franco Pasquale

Campeões e vice-campeões brasileiros de cada categoria

Geral: Marcel Visconde e Ricardo Maurício

Equipe Campeã: Sttutgart Motorsport

Melhor equipe: Sttutgart Motorsport

GP1

Campeões: Marcel Visconde e Ricardo Maurício

Vice-campeões: Tiel de Andrade e Franco Pasquale

Categoria P2

Campeões: Henrique Assunção e Fernando Ohashi

Vices: Paulo Sousa e Mauro Kern

Endurance: AJR #28 no lugar mais alto do pódio nas 3 Horas de Tarumã. Foto: Dudu Leal/MS2

Categoria P3

Campeões: Julio Martini e Marcelo Vianna

Vices: Rafael e Gustavo Simon

Categoria GT1

Campeões: Vilson Jr., Paulo Rutzen e Gustavo Martins

Vices: Humberto Giacomello e André Senger

Categoria GT2

Campeão: Arthur Caleffi

Categoria T

Campeões: Juarez Terres e Ricardo Terres

Vice: Pedro Ávila

Leticia Senna

Leia mais

Sprint Race: Berlanda Jr. e Jorge Martelli/Kau Mac... Títulos foram definidos após as duas corridas no Autódromo de Curitiba (PR). Berlanda (PRO) e Caito Vianna (GP) venceram a corrida final da oitava etapa da temporada. Martelli foi campeão sem ganhar prova A etapa decisiva da Sprint Race Brasil foi marcada por disputas eletrizantes e demonstrou ...
Endurance: Marcel Visconde e Ricardo Maurício venc... Mais líderes do que nunca, a dupla da Stuttgart Motorsport conquistou a terceira vitória na temporada 2017 nas Três Horas de Santa Cruz do Sul A cidade de Santa Cruz do Sul (RS) foi palco, no último sábado (19), da quarta etapa do Campeonato Brasileiro e Gaúcho de Endurance DOPAMINA, disputado ...
Bruno Senna é campeão mundial de Endurance Título da divisão LMP2 para Bruno Senna e equipe veio no Bahrein com a quarta vitória da temporada 2017 Vinte e seis anos e quinze e dias depois da conquista do tri de Ayrton Senna na Fórmula 1, a família voltou a alcançar um título mundial. A honra coube ao sobrinho Bruno que, neste sábado (18...
Etapa de Guaíba (RS) do Gaúcho de Rally Regularida... Inscrições para a etapa de Guaíba (RS) do Campeonato Gaúcho de Rally Regularidade 4x4 vão até as 20h do dia 3 de agosto A quarta etapa do Campeonato Gaúcho de Rally Regularidade 4x4 de 2017 acontece nos dias 4 e 5 de agosto na cidade de Guaíba (RS). As inscrições para as categorias Graduados, Tur...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *