Honda confirma a chegada do Civic Si turbo no Brasil

O melhor de todos os Honda Civic. É com toda essa responsabilidade que o Civic Si turbo será comercializado no mercado brasileiro, segundo a confirmação da marca nesta segunda-feira (23). A Honda Automóveis do Brasil informou ainda que o modelo será oferecido na versão cupê de duas portas e as vendas terão início no próximo ano.

“O Civic Si é o primeiro Si turbo e estabelece um novo patamar em termos de agilidade e de direção precisa”, explicou Issao Mizoguchi, presidente da Honda Automóveis do Brasil. “Trata-se de um modelo que já tem uma tradição no país e que possui uma legião de entusiastas apaixonados pelo desempenho e pelo design esportivo que ele entrega. Essa nova geração eleva essas qualidades a um novo patamar e é muito aguardada pelos fãs brasileiros”, ressaltou.

A esportividade desse Civic é agressiva nas linhas e contornos. O modelo traz uma dianteira robusta com friso frontal preto e largas tomadas de ar. Rodas de liga leve de 18 polegadas, com dez raios e acabamento exclusivo em dois tons, usam pneus de 235 mm, largos, de perfil baixo, além de escapamento central com formato poligonal e acabamento cromado. Na traseira, o destaque é a barra de LED horizontal e o elevado aerofólio traseiro.

O interior oferece bancos dianteiros esportivos, com costuras vermelhas e logotipos da versão. A costura vermelha dos bancos é replicada nas portas, no volante e na coifa do câmbio, com alavanca em alumínio. Outros detalhes do interior são a iluminação vermelha do painel em TFT e dos comandos internos, além dos pedais em alumínio e o friso do painel de instrumentos com acabamento Dry Metal Carbon.

Atendendo às exigências de conectividade, o novo Civic Si possui um sistema multimídia de 7 polegadas sensível ao toque, que controla todas as funções de áudio e é integrada aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, proporcionando uma conexão fácil do smartphone ao automóvel. E o sistema de áudio também é “pesado” com 450 watts e 10 alto-falantes.

O novo cupê traz a proposta de ser um carro mais ágil ainda e com a melhor dinâmica já oferecida no modelo. Para isso agrega um motor 1.5 turbo de alta performance, com injeção direta, duplo comando de válvulas variáveis no cabeçote (Dual VTC) e quatro cilindros. Combinado com uma transmissão manual de seis velocidades, com engates curtos de acordo com a montadora, o conjunto proporciona uma nova experiência de direção, com torque abundante. Os 208 cv surgem aos 1.300 rpm e o torque de 26,5 kgfm aparece aos 2.300 rpm, e é mantido em 70% da faixa de rotação do motor.

O Civic Si está significativamente mais leve que a antiga geração e traz carroceria mais rígida, incluindo componentes de chassi e de direção aprimorados. Essas melhorias incluem a direção elétrica de duplo pinhão adaptativa com relação variável, suspensão com acerto esportivo, amortecedores adaptativos e diferencial com deslizamento limitado. Acomoda ainda discos de freio de 12,3 polegadas na dianteira. A suspensão recebeu molas mais firmes, barras estabilizadoras mais rígidas (30% a mais na dianteira e 60% a mais na traseira), buchas sólidas na dianteira e traseira, além de braços de controle ultra rígidos na dianteira, oriundos do Civic Type R.

E, claro, tanta esportividade também exige uma segurança avançada. E o Si não deixou por menos apresentando um alto desempenho dos freios disponibilizando o sistema ABS, com distribuição eletrônica de frenagem, o VSA (controle de tração e estabilidade), além do exclusivo Agile Handling Assist que garantem dirigibilidade máxima em diversas situações. O Civic Si turbo alcançou o melhor resultado nos testes de colisão do NCAP: cinco estrelas.


Rosangela Groff é jornalista e atua há mais de 10 anos na área automotiva. É editora do caderno Carros & Motos do jornal Correio do Povo, um dos mais tradicionais do Rio Grande do Sul, com mais de 120 anos de existência. Também edita conteúdo impresso e on-line no segmento de autopeças para entidades do setor.

A coluna Auto Performance é veiculada todas as quartas-feiras e aborda os mais diversos temas do setor, desde as estratégias de mercado das marcas até as novas  tecnologias que equipam os veículos.

Leia mais

Autos Giros com o Honda Civic SI O Autos Giros teve a oportunidade de testar a nova geração do superesportivo da marca japonesa, que chegou ao Brasil neste ano com motor 1.5 turbo de 208 cavalos de potência e preço a partir de R$ 159.900 A nova geração do Honda Civic SI chegou ao Brasil no primeiro semestre deste ano, e no segun...
Auto Performance | Honda, GM e Cruise se unem para... A General Motors e a Cruise se uniram com a Honda com o objetivo de transformar a mobilidade por meio do desenvolvimento da tecnologia de veículos autônomos em alto volume para o mercado global. A ideia é produzir um veículo eficiente que ofereça uma experiência excepcional ao usuário, possa atender...
Civic SI ganha nova geração no mercado brasileiro... Toda a performance do novo Civic Si vem do motor 1.5 turbo de alta performance de 208 cavalos de potência A nova geração do Honda Civic SI já está ganhando as ruas do Brasil. E ele vem com o objetivo de oferecer a mais pura experiência de pilotagem esportiva. Para isso ele traz atributos ágeis co...
De carro por aí | Tirando onda, o Civic S.I. Se você quiser entender o espírito da versão importada do Honda Civic, em morfologia cupê e dito S.I., deve procurar o significado das iniciais. É Sport Injection. Nada a ver com o sistema de alimentação, traduzido como Injeção Esportiva mas, no caso, um aditivo de esportividade e, importante, não é...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *