Honda confirma a chegada do Civic Si turbo no Brasil

O melhor de todos os Honda Civic. É com toda essa responsabilidade que o Civic Si turbo será comercializado no mercado brasileiro, segundo a confirmação da marca nesta segunda-feira (23). A Honda Automóveis do Brasil informou ainda que o modelo será oferecido na versão cupê de duas portas e as vendas terão início no próximo ano.

“O Civic Si é o primeiro Si turbo e estabelece um novo patamar em termos de agilidade e de direção precisa”, explicou Issao Mizoguchi, presidente da Honda Automóveis do Brasil. “Trata-se de um modelo que já tem uma tradição no país e que possui uma legião de entusiastas apaixonados pelo desempenho e pelo design esportivo que ele entrega. Essa nova geração eleva essas qualidades a um novo patamar e é muito aguardada pelos fãs brasileiros”, ressaltou.

A esportividade desse Civic é agressiva nas linhas e contornos. O modelo traz uma dianteira robusta com friso frontal preto e largas tomadas de ar. Rodas de liga leve de 18 polegadas, com dez raios e acabamento exclusivo em dois tons, usam pneus de 235 mm, largos, de perfil baixo, além de escapamento central com formato poligonal e acabamento cromado. Na traseira, o destaque é a barra de LED horizontal e o elevado aerofólio traseiro.

O interior oferece bancos dianteiros esportivos, com costuras vermelhas e logotipos da versão. A costura vermelha dos bancos é replicada nas portas, no volante e na coifa do câmbio, com alavanca em alumínio. Outros detalhes do interior são a iluminação vermelha do painel em TFT e dos comandos internos, além dos pedais em alumínio e o friso do painel de instrumentos com acabamento Dry Metal Carbon.

Atendendo às exigências de conectividade, o novo Civic Si possui um sistema multimídia de 7 polegadas sensível ao toque, que controla todas as funções de áudio e é integrada aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, proporcionando uma conexão fácil do smartphone ao automóvel. E o sistema de áudio também é “pesado” com 450 watts e 10 alto-falantes.

O novo cupê traz a proposta de ser um carro mais ágil ainda e com a melhor dinâmica já oferecida no modelo. Para isso agrega um motor 1.5 turbo de alta performance, com injeção direta, duplo comando de válvulas variáveis no cabeçote (Dual VTC) e quatro cilindros. Combinado com uma transmissão manual de seis velocidades, com engates curtos de acordo com a montadora, o conjunto proporciona uma nova experiência de direção, com torque abundante. Os 208 cv surgem aos 1.300 rpm e o torque de 26,5 kgfm aparece aos 2.300 rpm, e é mantido em 70% da faixa de rotação do motor.

O Civic Si está significativamente mais leve que a antiga geração e traz carroceria mais rígida, incluindo componentes de chassi e de direção aprimorados. Essas melhorias incluem a direção elétrica de duplo pinhão adaptativa com relação variável, suspensão com acerto esportivo, amortecedores adaptativos e diferencial com deslizamento limitado. Acomoda ainda discos de freio de 12,3 polegadas na dianteira. A suspensão recebeu molas mais firmes, barras estabilizadoras mais rígidas (30% a mais na dianteira e 60% a mais na traseira), buchas sólidas na dianteira e traseira, além de braços de controle ultra rígidos na dianteira, oriundos do Civic Type R.

E, claro, tanta esportividade também exige uma segurança avançada. E o Si não deixou por menos apresentando um alto desempenho dos freios disponibilizando o sistema ABS, com distribuição eletrônica de frenagem, o VSA (controle de tração e estabilidade), além do exclusivo Agile Handling Assist que garantem dirigibilidade máxima em diversas situações. O Civic Si turbo alcançou o melhor resultado nos testes de colisão do NCAP: cinco estrelas.


Rosangela Groff é jornalista e atua há mais de 10 anos na área automotiva. É editora do caderno Carros & Motos do jornal Correio do Povo, um dos mais tradicionais do Rio Grande do Sul, com mais de 120 anos de existência. Também edita conteúdo impresso e on-line no segmento de autopeças para entidades do setor.

A coluna Auto Performance é veiculada todas as quartas-feiras e aborda os mais diversos temas do setor, desde as estratégias de mercado das marcas até as novas  tecnologias que equipam os veículos.

Leia mais

Civic SI ganha nova geração no mercado brasileiro... Toda a performance do novo Civic Si vem do motor 1.5 turbo de alta performance de 208 cavalos de potência A nova geração do Honda Civic SI já está ganhando as ruas do Brasil. E ele vem com o objetivo de oferecer a mais pura experiência de pilotagem esportiva. Para isso ele traz atributos ágeis co...
De carro por aí | Tirando onda, o Civic S.I. Se você quiser entender o espírito da versão importada do Honda Civic, em morfologia cupê e dito S.I., deve procurar o significado das iniciais. É Sport Injection. Nada a ver com o sistema de alimentação, traduzido como Injeção Esportiva mas, no caso, um aditivo de esportividade e, importante, não é...
Insight Prototype adianta a crescente linha de ele... O novo Insight Prototype fez sua estreia no Salão Internacional do Automóvel de Detroit 2018, que abriu suas portas nesta segunda-feira e segue até o dia 28. Adiantando a crescente linha de veículos eletrificados da Honda, o protótipo antecipa a versão final que será lançada nos Estados Unidos no fi...
Carrocerias mais seguras e materiais de alta resis... O desenvolvimento de carrocerias automotivas mais seguras é um assunto que tem sido tema de debates no país, envolvendo apresentações de grandes marcas como General Motors, Honda, Ford e PSA Peugeot Citroën, além de participações de especialistas do setor, como engenheiros e designers.  Estruturas v...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *