Com triunfo nos EUA, Hamilton tem quase duas mãos na taça. Mercedes é tetra

Com triunfo nos EUA, Hamilton tem quase duas mãos na taça. Mercedes é tetra. Foto: F1/Twitter

Mesmo que Sebastian Vettel vença no México no próximo domingo (29), basta para Hamilton chegar em quinto para ser tetra do Mundial de Pilotos de F-1

Sebastian Vettel até teve alguma esperança de reação quando assumiu a ponta logo após a largada do GP dos EUA neste domingo (22). Mas durou pouco. Após dominar os treinos livres e também marcar sua 72ª pole na carreira, Lewis Hamilton não tardou a recuperar a liderança da prova na cidade de Austin (Texas) para não mais soltá-la. Assim, o britânico da Mercedes partiu para ganhar pela 62ª vez na carreira e pela quinta vez na pista norte-americana.

O finlandês Kimi Räikkönen, também da Ferrari, completou o pódio, que teve como apresentador o campeoníssimo dos 100m rasos, o jamaicano Usain Bolt.

O brasileiro Felipe Massa, da Williams, finalizou o GP dos EUA num discreto nono lugar. Ele chegou a figurar na sexta posição, mas acabou uma colocação à frente da que largou.

A diferença entre Hamilton e Vettel é de 66 pontos, faltando três provas para o final do campeonato. O inglês soma 331 pontos contra 265 do alemão da Ferrari, que chegou em segundo neste domingo. A tarefa do tetra de Hamilton está bem facilitada. Ele leva o título mesmo que Vettel vença. Basta chegar em quinto. Com duas provas restantes após o México serão 50 pontos em jogo.

Mercedes é tetra entre os Construtores

Enquanto falta pouco para Hamilton ser tetracampeão, a equipe Mercedes já chegou lá. Desde que os motores híbridos foram introduzidos na Fórmula 1, em 2014, a montadora alemã venceu todas as vezes entre os construtores.

Assim, a Mercedes soma 575 pontos contra 428 da Ferrari. A Red Bull aparece em terceiro com 315.

Punição polêmica

Com a vitória tranquila de Hamilton, a polêmica ficou na disputa pelo terceiro posto. Na última volta, Max Verstappen chegou a ultrapassar Kimi Räikkönen. Porém, o jovem holandês acabou punido em cinco segundos por cortar caminho ao superar o finlandês da Ferrari. O piloto da Red Bull teve de se contentar com o quarto lugar. Räikkönen subiu ao pódio em terceiro.

https://twitter.com/F1/status/922218520800149504

Depois da corrida, a polêmica ficou por conta do pai de Max, Jos Verstappen. O ex-piloto ironizou a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) no Twitter ao escrever: “FIA – Ferrari International Assistance” – “Assistência Internacional da Ferrari”, em português.

Mais atrás no grid, o espanhol Carlos Sainz Jr. fez uma boa estreia na equipe Renault. O ex-piloto da Toro Rosso sempre figurou entre os Top 10 durante a prova. Terminou em sétimo, atrás do francês Esteban Ocon, da Force India, de quem não conseguiu ultrapassagem.

A próxima etapa da temporada 2017 da F-1 será o GP do México no domingo que vem (29). A prova está marcada para as 17h (de Brasília) no circuito Hermanos Rodríguez.

Classificação final – GP dos EUA

Com triunfo nos EUA, Hamilton tem quase duas mãos na taça. Mercedes é tetra. Foto: Reprodução

Leticia Senna

Leia mais

Com batida na largada, Hamilton fatura o tetra. Ve... Britânico da Mercedes teve batida com Vettel na largada do GP do México, faz corrida de recuperação e chega em nono, o suficiente para conquistar o tetracampeonato da F-1 Não foi do jeito que ele queria. Mas bastou um nono lugar e o principal rival pelo título chegar em quarto para que Lewis Hami...
Vettel abandona, Hamilton fatura GP do Japão e fic... Britânico da Mercedes vê rival pelo título abandonar no início da corrida e abre 59 pontos de vantagem. Hamilton está com uma mão na taça Mais um domingo dos sonhos virou realidade para Lewis Hamilton. O inglês venceu o GP do Japão neste domingo (08) e ainda viu Sebastian Vettel, seu principal co...
Ferraris batem na largada, Hamilton vence GP de Si... Vettel, Räikkönen e Verstappen se estranham na largada e abandonam. Hamilton aproveita confusão, vence GP de Singapura e dispara na liderança do Mundial de Fórmula 1 Sorte de campeão ou incompetência do principal adversário? Largando em quinto neste domingo (17), Lewis Hamilton disse que esperava...
Perto do título, Hamilton sai na frente no GP dos ... Com praticamente uma mão na taça, Lewis Hamilton marca sua 72ª pole position na carreira durante o GP dos EUA de Fórmula 1 Já está para lá de manjado. Depois de dominar os três treinos livres, o britânico Lewis Hamilton vai largar da pole position no GP dos EUA de Fórmula 1. A prova será disputad...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *