DPaschoal cria iniciativa que ajuda o meio ambiente

Iniciativa

Conheça iniciativa da DPaschoal, rede de serviços automotivos, que incentiva clientes e colaboradores a analisar a vida útil de peças e acessórios automotivos antes da troca.

A rede varejista DPaschoal, que atua no segmento automotivo nacional, tem como lema respeitar os clientes, meio ambiente e a sociedade como um todo. Por isso, fornece produtos e serviços de qualidade de maneira ética.

Seu programa corporativo, o Economia Verde, que em 2017 completa 10 anos, é vigente em todos os departamentos e escalões da empresa. Tem como premissa a conscientização dos clientes sobre o momento certo para fazer a manutenção do veículo, evitando prejuízos financeiros e ao mesmo tempo cuidando do meio ambiente, uma vez que a troca desnecessária de peças e pneus pode resultar na geração excessiva de resíduos.

A iniciativa já rendeu à companhia o Prêmio ECO, da Amcham – Câmara do Comércio, em 2010, na categoria Sustentabilidade em Modelo de Negócios.

Conheça mais da iniciativa-Medir e testar antes de trocar

O “Medir e testar antes de trocar” é o principal fio condutor da Economia Verde da DPaschoal e já evitou a troca desnecessária de mais de 2,5 milhões de peças e pneus. “Graças a essa simples frase, na qual acreditamos fortemente, cerca de 700 mil pneus, 500 mil baterias e mais de 1 milhão de itens de suspensão, entre outros componentes, deixaram de ser trocados e desperdiçados sem necessidade”, explica Luis Norberto Pascoal, presidente da companhia.

Recentemente a DPaschoal optou por mudar a nomenclatura e forma de remunerar seus colaborares responsáveis pela captação e atendimento dos clientes. Ao invés de vendedores, esses profissionais passarão a ser apresentados como consultores técnicos.

Reciclagem: Além de ações educativas, a DPaschoal também faz a destinação correta dos produtos trocados durante a revisão, como pneus, baterias, óleos lubrificantes, suspensão e freios. Esses materiais são destinados a empresas de reciclagem especializadas, que transformam os materiais em novos produtos. Cerca de 80% dos pneus passam por um processo de trituração, que resulta em um pó utilizado na fabricação de tapetes, chinelos e até mesmo asfalto. “Já reciclamos cerca de 4,5 milhões pneus, 1,2 milhões amortecedores e 2,1 milhões de litros de óleo”, destaca o presidente.

Rastreamento: Outro projeto interessante é o EcoControl, que permite rastrear os itens deixado na loja durante a manutenção. Todas as peças são etiquetadas e cadastradas no programa, que encaminha notificação indicando trajeto da loja até o centro de reciclagem, comprovando o descarte correto do produto. “Os clientes também recebem um certificado de responsabilidade social pela iniciativa. Para grandes frotas, ou quem simplesmente se preocupa com o meio ambiente, esse atestado é muito importante”, detalha Luis Norberto.

Grupo é a maior rede varejista do segmento

O Grupo DPaschoal, empresa brasileira que atua desde 1949 na prestações de serviços automotivos especializados, é atualmente a maior rede varejista do segmento. Possui mais de 160 lojas próprias, cerca de 800 credenciadas e conta, ainda, com um centro de distribuição de peças (DPK), um portal de venda de peças e acessórios (AutoZ), entre outros negócios, como a fazenda de cafés especiais Daterra. São mais de 3.600 colaboradores e o faturamento anual de 2016 ficou acima dos R$ 2 bilhões.

Tyane Leal

Leia mais

O avanço da indústria de autopeças Por Vandré Kramer vandre.kramer@uol.com.br Seguindo o capítulo das retrospectivas, nesta semana vamos falar de um segmento que é relevantíssimo para o setor automotivo, que é a indústria de autopeças. Os dados ainda não estão totalmente consolidados, mas, a exemplo do que ocorreu com as montadoras...
Monroe lança amortecedores na reposição para veícu... Novas linhas Monroe atendem a modelos da Hyundai, Fiat, GM, Honda, Peugeot, Nissan, Iveco e Mercedes-Benz. A Monroe ampliou o portfólio de amortecedores no mercado de reposição. A empresa, líder global no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, anuncia a chegada de novas aplicações do comp...
OSRAM lança semicondutor LED de cinco chips para f... O Oslon Compact PL é uma solução tecnológica essencial para o mercado automotivo por poder comportar até cinco chips Líder mundial em iluminação automotiva, a OSRAM apresenta ao mercado um novo modelo de semicondutor de LED para faróis, o Oslon Compact PL. Ele como grande diferencial a capacidade...
Monroe Axios apresenta nova identidade visual ao m...  A mudança visual nos produtos da nova Monroe Axios para o aftermarket deve ocorrer de forma gradativa, já a partir deste mês A Monroe Axios está de cara nova. A marca, referência na fabricação de borrachas e componentes para suspensão, ganha nova identidade visual. O objetivo é estar mais alinha...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: