Shell Racing chega a Tarumã para a antepenúltima etapa da Stock Car 2017

Stock Car: Categoria tem novidade na penúltima etapa da temporada

Átila Abreu e Ricardo Zonta encaram novo desafio em um dos circuitos mais velozes e de asfalto mais abrasivo do País. Circuito de Viamão (RS) marca antepenúltima etapa da temporada 2017

Em terceiro no campeonato de equipes da Stock Car, a Shell Racing tem, neste fim de semana, a antepenúltima disputa da temporada 2017. A rodada dupla será no autódromo de Tarumã, em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre.

Com uma vitória, Átila Abreu ocupa a quarta posição na classificação geral. Ele segue firme na luta pelo título. O sorocabano do carro #51, que tem como melhor resultado em Tarumã um segundo lugar em 2012, soma 12 top 10 em 17 corridas. Subiu quatro vezes ao pódio.

“Hoje estamos a 55 pontos do líder e já não é mais uma diferença confortável para tirar nas provas restantes. Estamos num momento em que precisaremos de uma dose extra de ousadia, seja no acerto do carro, na estratégia e mesmo nas disputas de pista. Nessa altura do campeonato, não adianta mais apenas acompanhar os líderes. Mas sim superá-los para descontar essa diferença. E, para isso, temos de fazer algo diferente deles”, apostou Abreu.

Já Ricardo Zonta, que venceu duas vezes no ano, é 11º na tabela. No circuito gaúcho, o piloto do carro #10 já terminou uma vez entre os três primeiros. Foi na segunda bateria de 2014, em terceiro lugar.

“Tarumã é uma pista que eu gosto bastante, com diversas curvas de alta velocidade, como as duas primeiras e a que dá acesso à reta dos boxes. É claro que equilíbrio e aderência são importantes, mas no caso específico dessa pista é preciso um acerto que evite o desgaste de pneus, já que o asfalto come muito a borracha e são duas corridas. Não é uma pista fácil de se ultrapassar. Então estar bem colocado no grid de largada é muito importante”, contou Zonta.

Com 3.069m, Tarumã é um dos circuitos mais velozes do país. Porém, desde 2014, existe uma chicane na curva 3 por questões de segurança. Esta variante, por sinal, recebeu modificações para a corrida deste ano. Os objetivos são aumentar o espaço de manobra dos pilotos e evitar contatos.

Por outro lado, o asfalto de Tarumã promete continuar sendo uma dor de cabeça para engenheiros e pilotos. Além de ser muito abrasivo, as curvas de alta velocidade para a esquerda causam grande desgaste nos pneus do lado direito.

“É mais uma pista de consumo alto de pneus, e também um consumo alto de combustível. É uma pista que favorece o nosso carro. Tradicionalmente temos uma boa performance lá. Esperamos de novo brigar pela vitória, com o Átila tentando descontar pontos na briga pelo campeonato e com o Zonta buscando alguma vitória. Além disso, queremos somar pontos no campeonato de equipes”, disse Thiago Meneghel, chefe da Shell Racing.

No entanto, durante toda a temporada os carros da Shell Racing têm mostrado desempenho bastante consistente nas pistas que mais exigem dos pneus. Isso deixa boas perspectivas para este fim de semana.

Em Tarumã, tanto Abreu como Zonta estão elegíveis para o Fan Push – o disparo extra do botão de ultrapassagem por meio da votação no site oficial da categoria (www.stockcar.com.br).

“Conto com o voto dos fãs para conseguir um disparo extra do push na segunda prova”, convidou Zonta.

Programação da antepenúltima etapa da Stock Car

A programação da antepenúltima etapa da temporada começa nesta sexta-feira (20) com o primeiro treino livre, às 10h40min (horário de verão de Brasília). No sábado (21), serão disputados o segundo treino livre, às 8h45min. A classificação que define o grid da primeira bateria será ao meio-dia. O classificatório tem transmissão ao vivo do canal SporTV3.

No domingo (22), a primeira bateria tem largada prevista para as 13h. A segunda prova está marcada para as 14h10min. O SporTV3 também transmite ambas as corridas ao vivo.

Classificação do campeonato de pilotos

1) Daniel Serra – 259 pontos
2) Thiago Camilo – 255
3) Felipe Fraga – 214
4) Átila Abreu – 204
5) Rubens Barrichello – 186
6) Cacá Bueno – 181
7) Max Wilson – 180
8) Marcos Gomes – 162
9) Ricardo Mauricio – 156
10) Gabriel Casagrande – 144
11) Ricardo Zonta – 119

Classificação por equipes (Top 5)

1) Eurofarma RC – 415 pontos
2) Cimed Racing – 343
3) Shell Racing – 323
4) Ipiranga Racing – 308
5º RCM – 260

Leticia Senna

Leia mais

Emoção e alterações de resultados marcam Stock Car... Alterações de resultados na 10ª etapa da temporada 2017 da Stock Car foram a tônica da rodada dupla disputada em Viamão, na Grande Porto Alegre Não faltou emoção na rodada dupla da décima etapa da Stock Car 2017 disputada no autódromo de Tarumã, em Viamão (RS), neste domingo (22). Mas também não ...
Shell Racing avança com os dois carros para o Q3 p... Após excelente trabalho com os dois carros da equipe em Tarumã, Átila Abreu e Ricardo Zonta dividem a terceira fila na primeira bateria Depois de uma sexta-feira com dificuldades na procura pelo melhor acerto nos dois carros, a Shell Racing conseguiu uma excelente recuperação neste sábado (21). A...
Galid Osman é pole position em Tarumã Enquanto Osman sai na frente, Thiago Camilo completa a dobradinha da equipe Ipiranga/Mattheis. Largada da primeira corrida será às 13h deste domingo (22) O treino classificatório da décima etapa da Stock Car no autódromo de Tarumã, em Viamão (RS), foi protagonizado pela equipe Ipiranga/Mattheis...
Carreata abre a programação da Stock Car no Rio Gr... Carros da principal categoria do automobilismo brasileiro desfilaram em carreata pelas ruas de Porto Alegre nesta quinta-feira (19) Os carros da Stock Car entram oficialmente na pista do autódromo de Tarumã, em Viamão (RS) para iniciar os trabalhos para a décima etapa nesta sexta-feira (20). Ma...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *