Novas soluções em produtos e serviços são destaques da Scania na Fenatran

Novidades da Scania na Fenatran incluem lançamentos na linha rodoviária, Heavy Tipper, novo V8, Planos Flexíveis e Driver Services

Daniel Jacques

A Scania tem como estratégia que norteia todas as suas ações no Brasil buscar sempre oferecer a melhor solução para o motorista. Dentro deste conceito, a marca sueca teve três palavras como foco no 21ª Salão Internacional de Transporte Rodoviário de Cargas – Fenatran: inovação, conectividade e sustentabilidade. Para isto, a fabricante trouxe cinco grandes lançamentos, sendo três na parte de caminhões, e dois na parte de serviços.

Novidades da Scania na Fenatran

Na sua linha de produtos rodoviários, a presença da Scania na Fenatran trouxe seus novos motores de 450  e 510 cavalos de potência. Os novos propulsores trazem novas tecnologias, maior pressurização, passam a ser equipados com um sistema de injeção de alta pressão, além de produzidos em CGI, um composto compactado de ferro e grafite que duplica a resistência a fadiga.

Eles ampliam a Linha Scania R para o uso rodoviário, como cargas refrigeradas, segmento de cegonha, cargas líquidas, cargas perigosas, container e graneleiro. Ambas motorizações são de 13 litros e desenvolvem 1.900 rpm, sendo que a de 450 cv tem torque de 2.350 Nm, e na de 510 cv o torque máximo de 2.550 Nm, ambos disponíveis entre 1.000 a 1.300 rpm.

Heavy Tipper: Lançamento mundial focado em mineração

Lançamento mundial da marca em 2017, a Scania também apresentou ao mercado brasileiro na Fenatran 2017 o seu novo Heavy Tipper. Focado no setor de mineração, ele traz configuração 8×4 capaz de transportar até 25% a mais de carga líquida, totalizando 40 toneladas e Peso Bruto Total (PBT) de 58 toneladas.

“Com essa performance, o Heavy Tipper consegue economizar até cinco mil horas de operação. Somando a isto à sua maior disponibilidade, maior robustez e capacidade de carga, no final o cliente alcança 15% a mais de economia. Sem dúvida um resultado bastante impactante”, ressalta Roberto Barral, diretor-geral da Scania no Brasil.

Esta longevidade significa cerca de um ano a mais de trabalho (sendo três a vida média das opções atuais do mercado). Atualmente, a Scania detém 33% do mercado de mineração. Com o lançamento do Heavy Tipper, a empresa projeta um incremento de 12% nas vendas.

Super rodotrem V8: Onze eixos e 91 toneladas para maior produtividade

A grande surpresa da Scania na Fenatran 2017 foi o seu novo Super Rodotrem R 620 6×4. Ele é equipado com motor V8 de 620 cavalos de potência. O modelo, que não havia sido anunciado antes do evento paulistano, já está dentro da nova norma nº 663/2017 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para 11 eixos e 91 toneladas lançada em abril de 2017.

O novo veículo pode ser utilizado na operação completa, desde o carregamento da cana na lavoura, passando pelas estradas de terra de acesso até a rodovia, e no trajeto de asfalto até a usina para o descarregamento. Esses percursos usualmente não ultrapassam 100 km de distância em cada trecho, conforme a nova legislação permite. Com ele, é inaugura do com a Scania na Fenatran um novo nicho para atender aos segmentos canavieiro, de grãos, insumos agrícolas e de produção rural.

Programa de Manutenção com Planos Flexíveis e Driver Services

Além da renovada linha de produtos, a Scania também trouxe à Fenatran 2017 novidades em serviços. A primeira delas é o Programa de Manutenção com Planos Flexíveis. Trata-se de um programa inédito que possibilita o planejamento da manutenção de cada veículo de uma determinada frota individualmente.

“Através dos nossos Serviços Conectados, o caminhão envia todas as informações de performance do veículo para a central. A ferramenta permite identificar estilo de condução do motorista, velocidade média e consumo. Assim, o sistema avisa quando precisar fazer manutenção”, explica Barral.“Isto significa que o cliente não paga mais por mês, paga por quilômetro rodado. Mas e se não rodar? Não paga”.

Outro diferencial dos Planos Flexíveis Scania são as categorias de valores. Elas são definidas conforme o consumo de combustível. “Com isso, se ele baixar o consumo, baixa o preço, E onde tudo isso se encaixa? Em economia de combustível, rentabilidade e melhora na condução”, ressalta Barral.

Driver Services: por um motorista cada vez mais eficiente

Por fim, a presença da Scania na Fenatran também contou com a sua nova solução de condução econômica, o Driver services. Trata-se de uma plataforma de serviços que orienta o cliente por meio de um conjunto de ações focadas no motorista. Este sistema dispõe de treinamento e coaching personalizado. Assim, proporciona evolução constante no modo de direção.

Através dos Serviços Conectados, a Scania avalia o condutor com base em quatro elementos. São eles: condução em aclive, escolha de marchas, uso dos freios e antecipação de frenagem. O motorista é avaliado com até cinco estrelas, e ao final da viagem ele mesmo pode ter acesso ao relatório. “Assim, ele consegue ver a sua performance e vai sendo treinado. Nosso Master Driver analisa individualmente e propõe ações de melhoria contínua”, explica Barral.

Mercado está crescendo, mas governo precisa ter atenção

Segundo Roberto Barral, o mercado dá sinais de aquecimento, Contudo, o governo precisa dar mais atenção ao setor. “É a primeira vez que falo sobre isso, mas é certo que o governo não tem dinheiro. Neste caso, o que ele precisa é olhar para o nosso segmento com mais atenção. Desburocratizar, tirar a carga tributária. Investir em renovação de frota, mas de uma forma consistente”, propõe.

A Scania, porém, já vem “na contramão” do mercado desde o ano passado. “Mesmo em 2016, quando o mercado todo caiu, nós crescemos 11%, não podemos reclamar. Ainda aios poucos, claro, e o pesado mais que o semipesado”. Por sua estratégia de vendas, de não trabalhar com estoque, mas com produção por pedidos fechados, a marca sueca também consegue tirar uma “febre” melhor do mercado brasileiro. “Eu sei como o mercado se comporta pelos pedidos, e este ano melhorou sobre o ano passado assim.”, finaliza.

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