Dia de cuidar das crianças é todo dia

Por Cecília França

Dirigir exige atenção constante. Quando se tem uma criança no carro, então, o cuidado deve ser redobrado. Depois que me tornei mãe também me tornei uma motorista bem mais prudente, e não à toa. A propósito do Dia das Crianças, comemorado ontem, o Detran Paraná divulgou alguns dados preocupantes envolvendo menores de 0 a 11 anos no trânsito paranaense.

Em 2016, 1,5 mil crianças foram vitimas de ocorrências de trânsito nas ruas e estradas paranaenses. O número de mortes nessa faixa etária subiu de 27, em 2015, para 32, em 2016 – aumento de 18,52%. Muitos destes acidentes podem ter ocorrido por erros de terceiros, porém, quando as crianças estão sendo transportadas da maneira correta, o risco de ferimentos graves ou morte diminui bastante.

Eu já ouvi muitas vezes de pais e mães: “Ah, eu levei meu filho no colo mesmo, porque era pertinho de casa” ou “Eu tirei do bebê conforto porque ela estava chorando muito, atrapalha o motorista”. Ser pertinho de casa não justifica tirar da cadeirinha, nem o choro da criança. Realmente não é fácil dirigir com um bebê desesperado atrás, mas o correto é parar, acalmar a criança e recolocá-la na cadeirinha. Um minuto pode ser determinante.

Foto: Divulgação/Detran

Adequação

E pouco adianta utilizar os dispositivos de segurança de maneira incorreta. O Detran Paraná alerta para falhas mais comuns, como o uso de almofadas de encosto para a cabeça sem a devida proteção do pescoço e crânio. A cabeça da criança é a parte mais vulnerável, por ser relativamente maior em proporção ao restante do corpo. Por isso, movimentos bruscos da cabeça e do pescoço podem provocar lesões que não ocorreriam em adultos.

Cadeiras de segurança, quando instaladas e usadas corretamente, diminuem os riscos de morte em até 71% e, em casos de crianças com até 4 anos, a necessidade de hospitalização reduz em 69%.

Dispositivos adequados para cada idade

0 a 1 ano – bebê conforto, virado para trás

1 a 4 anos – cadeirinha

4 a 7 e meio – assento de elevação

 

Obs.: Crianças só podem viajar no banco da frente do veículo a partir dos 10 anos de idade e desde que tenham mais de 1,45 metros de altura.

Além de garantir a segurança do seu filho, ao cumprir essas regras você também evita multa, já que transportar crianças em desacordo com a lei é infração gravíssima, com perda de 7 pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 293,47. Pesa no bolso e na consciência.

Atropelamentos

Crianças também estão sujeitas a outro tipo de acidente no trânsito: os atropelamentos. Claro que todos nós estamos, mas as crianças, por não terem noção do perigo, tornam-se ainda mais vulneráveis. De janeiro a outubro deste ano foram registradas 207 ocorrências do tipo no Paraná; destas, 203 tiveram ferimentos, ou seja, 98%. Muitos dos acidentes acontecem, segundo o Detran, quando crianças atravessam ruas e estradas sem a companhia de um adulto e sem respeitar as faixas de pedestres.

São erros comuns, cometidos na confiança de que “é só um minutinho, não vai acontecer nada”. Mas acontece. Cuidados simples garantem a segurança no trânsito e respeitá-los é, também, respeitar nossas crianças.

Foto: Divulgação/ Detran


Cecília França. Paranaense, jornalista formada há 12 anos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Iniciou na cobertura do setor automotivo há quatro anos, no jornal diário Folha de Londrina. Atualmente é freelancer e colunista do Autos Giros.


*A coluna Autos Papos teve seu nome alterado para AutoMobilidade em 08/02/2018

Leia mais

No setor automotivo, santo de casa faz milagre Por Cecília França Marcas têm melhores desempenhos em Estados que sediam suas fábricas A Renault costuma dizer que o Paraná é sua casa no Brasil. Conhecendo a longevidade da relação entre o Estado e a montadora, que completa 20 anos em 2018, entendemos o motivo de tal identificação. E este relac...
Você acha carro popular caro hoje? Já foi pior! Por Cecília França Para quem está cansado de discutir futebol na roda de amigos, sugiro um tema igualmente espinhoso para substituí-lo: os preços dos carros no Brasil. Tocar neste assunto é certeza de discursos inflamados, mas com uma diferença para qualquer Fla X Flu: haverá consenso. Dez em ca...
Ranking de 2017 mostra disputa acirrada entre SUVs Por Cecília França O ano de 2017 terminou com a vitória do Jeep Compass como SUV mais vendido do País. Em seu primeiro ano cheio de vendas, o modelo nacionalizado desbancou os colegas compactos, empurrou o Honda HR-V para a segunda posição, e tomou do irmão Renegade o posto de veículo mais comercia...
Ano Novo, carro novo (se a grana der) Por Cecilia França A economia brasileira vem dando sinais de recuperação e vai ter crescimento de mais de 10% na venda de veículos em 2017, sim. O otimismo parece voltar aos lares, com o consumo das famílias aumentando, enquanto o ministro da fazenda, Henrique Meirelles, sorri diante da previsão de...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: