Jaguar F-PACE ganha versão com motor 2.0 a gasolina na linha 2018

O motor é o primeiro da família Ingenium a gasolina a equipar um veículo no mercado brasileiro

O motor é o primeiro da família Ingenium a gasolina a equipar um modelo no mercado brasileiro

O Jaguar F-PACE primeiro SUV a ser produzido em toda a história da marca britânica de veículos de luxo chega à linha 2018 ainda mais completo e com mais uma opção de motor: o Ingenium 2.0 a gasolina, ideal para aqueles que buscam um excelente desempenho no dia a dia, aliado a uma ampla economia de combustível.

Com 250 cv de potência, o propulsor é bastante leve e compacto. Ele é fabricado com extenso uso de peças leves em alumínio, desenvolvendo 365Nm de torque a apenas 1.200 rotações. Aliado ao câmbio ZF automático de oito velocidades, o propulsor faz o F-PACE sair da imobilidade e atingir os 100 km/h em apenas 6.8 segundos, número bastante expressivo para um SUV com esta cilindrada.

Motor a gasolina

O motor é o primeiro da família Ingenium a gasolina a equipar um veículo no mercado brasileiro. Desenvolvido inteiramente pela Jaguar Land Rover, a família de motores Ingenium é fruto de um investimento de 1,5 bilhão de libras esterlinas feitos pelas marcas britânicas no desenvolvimento próprio de uma gama completa de propulsores de última geração.

A linha 2018 do Jaguar F-PACE chega ao mercado ainda mais completa. Como item de série desde a versão Prestige – equipada com opção de motor diesel e gasolina – o modelo traz sistema de iluminação interna configurável com uma gama de 10 cores diferentes, uma gama ainda maior de design de rodas de 19’ ou 20’, de acordo com a versão, revestimento de bancos e volante em couro premium.

As versões R-Sport, equipadas com o novo motor 2.0 Ingenium a gasolina, ficaram com apelo ainda mais esportivo com a inclusão de rodas 20’ pintadas em preto, paddle shifts para trocas de marcha sequenciais em alumínio, soleiras laterais esportivas, para-choque dianteiro redesenhado e saídas de ar laterais com acabamento em preto.

A versão R-Sport também passa a contar com o sistema de travamento de portas Activity Key como item de série. Com ele, o motorista pode travar totalmente o veículo por meio de uma pulseira à prova d’água e de choque, simplesmente ao aproximar a pulseira da letra “J” do “Jaguar” estampado na tampa do porta-malas.

De série, a versão também traz Head Up display a laser, volante esportivo e para-brisas com filtro de raios UV.
O Jaguar F-PACE também está disponível na versão topo de linha S, equipada com o motor V6 Superchaged de 380 cv de potência.

Acabamento e estrutura

Por dentro, o acabamento dos bancos, portas, painel e volante é em couro Premium Windsor com costura dupla e padrão quadriculado em relevo. Além disso, o modelo é equipado com sistema iluminação interna configurável com uma gama de 10 cores diferentes, sistema de entretenimento InControl Touch Pro e o painel de intrumentos de 12,3” em TFT.

A estrutura de alumínio foi o ponto de partida para as equipes de design e engenharia da Jaguar Land Rover criarem um chassi que permite o posicionamento correto do veículo sobre as rodas, de forma a entregar proporção, dinâmica e praticidade essenciais para um SUV focado em desempenho.

Seus 2.874 milímetros de distância entre-eixos não se comparam a nenhum outro veículo Jaguar. Seu comprimento de 4.731 milímetros faz do F-PACE um veículo que oferece um espaço interior excepcional.
O espaço traseiro para as pernas é o maior do segmento e o porta-malas abriga um volume de 508 litros. A estrutura leve e rígida traz em sua composição 80% de alumínio.

Sistema de entretenimento InControl Apps e InControl Touch Pro

A linha 2018 do Jaguar F-PACE traz como item de série o sistema de entretenimento InControl Apps. O sistema integra uma tela de oito polegadas sensível ao toque. Tem interface totalmente reestruturada, mais intuitiva e com melhor resolução. Nele, o usuário poderia espelhar seus APPs preferidos na tela do veículo.

Quando equipado com o sistema de entretenimento InControl Touch Pro, disponível de série na versão S e como opcional nas demais versões, o F-PACE conta com um processador quad-core e disco rígido de 60GB. Nesta configuração, o F-PACE traz uma tela de 10,2 polegadas e som Meridian com 17 alto-falantes e 825 watts de potência, dando uma experiência surround única.

Arquitetura e estrutura

O SUV é o terceiro desenvolvido pela Jaguar que usa a estrutura de alumínio com a mais alta qualidade. Mais que isso, ele traz um terço da estrutura feita da liga RC5754, que é predominantemente composta por material reciclado.
A combinação perfeita entre leveza e rigidez garante que o F-PACE não apenas seja uma referência em termos de dinâmica e esportividade, mas também permita um espaço para bagagem excepcional de 508 litros.

Chassi

Tudo que envolve o desenvolvimento do F-PACE foi pensado para entregar a experiência de direção que diferencia o modelo dos seus competidores. Ao invés de adaptar o DNA esportivo da marca para se encaixar ao crossover, a Jaguar tomou todos os elementos de dinâmica de seus superesportivos e sedans e os aplicou no F-PACE.

Tendo como fundamentos a rigidez e leveza da sua arquitetura em alumínio, o F-PACE possui uma longa plataforma de 2.874 milímetros, o que beneficia direção e também a dinâmica do veículo, graças ao centro de gravidade localizado exatamente entre os eixos. Adicionados a suspensão frontal double-wishbone, a traseira Integral Link e a sofisticada direção elétrica assistida, o F-PACE resulta em um crossover de performance com incomparável capacidade dinâmica em qualquer tipo de condições e terreno.

Advinda do F-TYPE, a suspensão dianteira double-wishbone foi redesenhada para o F-PACE e escolhida pelas mesmas razões do esportivo: ela supera o desempenho de todos os outros sistemas existentes atualmente. A suspensão permite que os pneus dianteiros desenvolvam força lateral mais rapidamente, o que torna o veículo mais ágil porque a resposta é mais nítida e rápida aos comandos de volante do motorista.

Além disso, o ângulo de rolagem dos pneus mantém toda a área de contato graças a suspensão durante todo o percurso, permitindo melhor aderência e segurança na direção.

Integral Link – Suspensão traseira diferenciada

Resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento, o Integral Link é o mais capaz e sofisticado sistema de suspensão traseira disponível. Ele proporciona uma experiência única. O sistema separa a rigidez longitudinal, que é mais suave do que uma suspensão multilink convencional. Ele permite uma excelente absorção que acarreta em uma direção silenciosa. As molas e amortecedores são dispostos separadamente.

Sistema de Vetorização de torque

As tecnologias do F-TYPE continuam a ser aplicadas no F-PACE, como a Vetorização de Torque. Desenvolvidas para tornar o veículo mais ágil, o sistema identifica automaticamente situações de instabilidade nas curvas. Ele aplica uma determinada força de frenagem nas rodas adequadas. Assim, proporciona um maior torque às demais rodas, ajudando o motorista a manter o veículo na sua rota ideal. O sistema funciona predominantemente na roda interior traseira para tornar a intervenção do sistema imperceptível ao motorista.

Adaptive Dynamics

Outra tecnologia dinâmica presente do F-TYPE é o Adaptive Dynamics, disponível na versão S da linha F-PACE. O sistema monitora o movimento do veículo 100 vezes por segundo e das rodas 500 vezes por segundo, e proporciona amortecimento contínuo nas diversas condições que o carro pode enfrentar em um mesmo terreno.

O Configurable Dynamics permite ao motorista selecionar manualmente o modo dinâmico ou normal para a estratégia de transmissão, sensação de direção e modo de acelerar, da preferência do motorista, tudo feito na tela central touchscreen.

Tração Integral

O recém-lançado F-TYPE de tração integral também compartilha suas tecnologias com o F-PACE. O torque sob demanda é uma delas. Em condições normais de direção, o torque é enviado 100% para o eixo traseiro, mantendo a característica de tração traseira. Ele pode chegar a distribuição 50/50 dependendo das situações de terreno através do Intelligent Driveline Dynamics. Esse processo de transferência de torque leva menos de 165 milissegundos, sendo imperceptível ao motorista.

Toda a linha F-PACE também está equipada com o sistema All Surface Progress Control (ASPC). A tecnologia  permite ao motorista controlar apenas o volante em situações de terreno escorregadio como neve, gelo e grama molhada, por exemplo.

O sistema controla o acelerador e o freio do veículo, aplicando pouco torque nas rodas. Isto resulta em uma direção suave com pouca ou nenhuma derrapagem. Também opera entre as velocidades de 3,6 Km/h e 30 Km/h.

Ainda assim, nas situações de terreno escorregadio, alguns motoristas preferem controlar a aceleração e frenagem. Para isso, o F-PACE oferece o sistema de Low Friction Launch (LFL). O modelo é o primeiro veículo Jaguar a oferecer a tecnologia que, uma vez selecionado na tela touchscreen, muda a configuração de aceleração.

Letícia Mota

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