Jaguar F-PACE ganha versão com motor 2.0 a gasolina na linha 2018

O motor é o primeiro da família Ingenium a gasolina a equipar um veículo no mercado brasileiro

O motor é o primeiro da família Ingenium a gasolina a equipar um modelo no mercado brasileiro

O Jaguar F-PACE primeiro SUV a ser produzido em toda a história da marca britânica de veículos de luxo chega à linha 2018 ainda mais completo e com mais uma opção de motor: o Ingenium 2.0 a gasolina, ideal para aqueles que buscam um excelente desempenho no dia a dia, aliado a uma ampla economia de combustível.

Com 250 cv de potência, o propulsor é bastante leve e compacto. Ele é fabricado com extenso uso de peças leves em alumínio, desenvolvendo 365Nm de torque a apenas 1.200 rotações. Aliado ao câmbio ZF automático de oito velocidades, o propulsor faz o F-PACE sair da imobilidade e atingir os 100 km/h em apenas 6.8 segundos, número bastante expressivo para um SUV com esta cilindrada.

Motor a gasolina

O motor é o primeiro da família Ingenium a gasolina a equipar um veículo no mercado brasileiro. Desenvolvido inteiramente pela Jaguar Land Rover, a família de motores Ingenium é fruto de um investimento de 1,5 bilhão de libras esterlinas feitos pelas marcas britânicas no desenvolvimento próprio de uma gama completa de propulsores de última geração.

A linha 2018 do Jaguar F-PACE chega ao mercado ainda mais completa. Como item de série desde a versão Prestige – equipada com opção de motor diesel e gasolina – o modelo traz sistema de iluminação interna configurável com uma gama de 10 cores diferentes, uma gama ainda maior de design de rodas de 19’ ou 20’, de acordo com a versão, revestimento de bancos e volante em couro premium.

As versões R-Sport, equipadas com o novo motor 2.0 Ingenium a gasolina, ficaram com apelo ainda mais esportivo com a inclusão de rodas 20’ pintadas em preto, paddle shifts para trocas de marcha sequenciais em alumínio, soleiras laterais esportivas, para-choque dianteiro redesenhado e saídas de ar laterais com acabamento em preto.

A versão R-Sport também passa a contar com o sistema de travamento de portas Activity Key como item de série. Com ele, o motorista pode travar totalmente o veículo por meio de uma pulseira à prova d’água e de choque, simplesmente ao aproximar a pulseira da letra “J” do “Jaguar” estampado na tampa do porta-malas.

De série, a versão também traz Head Up display a laser, volante esportivo e para-brisas com filtro de raios UV.
O Jaguar F-PACE também está disponível na versão topo de linha S, equipada com o motor V6 Superchaged de 380 cv de potência.

Acabamento e estrutura

Por dentro, o acabamento dos bancos, portas, painel e volante é em couro Premium Windsor com costura dupla e padrão quadriculado em relevo. Além disso, o modelo é equipado com sistema iluminação interna configurável com uma gama de 10 cores diferentes, sistema de entretenimento InControl Touch Pro e o painel de intrumentos de 12,3” em TFT.

A estrutura de alumínio foi o ponto de partida para as equipes de design e engenharia da Jaguar Land Rover criarem um chassi que permite o posicionamento correto do veículo sobre as rodas, de forma a entregar proporção, dinâmica e praticidade essenciais para um SUV focado em desempenho.

Seus 2.874 milímetros de distância entre-eixos não se comparam a nenhum outro veículo Jaguar. Seu comprimento de 4.731 milímetros faz do F-PACE um veículo que oferece um espaço interior excepcional.
O espaço traseiro para as pernas é o maior do segmento e o porta-malas abriga um volume de 508 litros. A estrutura leve e rígida traz em sua composição 80% de alumínio.

Sistema de entretenimento InControl Apps e InControl Touch Pro

A linha 2018 do Jaguar F-PACE traz como item de série o sistema de entretenimento InControl Apps. O sistema integra uma tela de oito polegadas sensível ao toque. Tem interface totalmente reestruturada, mais intuitiva e com melhor resolução. Nele, o usuário poderia espelhar seus APPs preferidos na tela do veículo.

Quando equipado com o sistema de entretenimento InControl Touch Pro, disponível de série na versão S e como opcional nas demais versões, o F-PACE conta com um processador quad-core e disco rígido de 60GB. Nesta configuração, o F-PACE traz uma tela de 10,2 polegadas e som Meridian com 17 alto-falantes e 825 watts de potência, dando uma experiência surround única.

Arquitetura e estrutura

O SUV é o terceiro desenvolvido pela Jaguar que usa a estrutura de alumínio com a mais alta qualidade. Mais que isso, ele traz um terço da estrutura feita da liga RC5754, que é predominantemente composta por material reciclado.
A combinação perfeita entre leveza e rigidez garante que o F-PACE não apenas seja uma referência em termos de dinâmica e esportividade, mas também permita um espaço para bagagem excepcional de 508 litros.

Chassi

Tudo que envolve o desenvolvimento do F-PACE foi pensado para entregar a experiência de direção que diferencia o modelo dos seus competidores. Ao invés de adaptar o DNA esportivo da marca para se encaixar ao crossover, a Jaguar tomou todos os elementos de dinâmica de seus superesportivos e sedans e os aplicou no F-PACE.

Tendo como fundamentos a rigidez e leveza da sua arquitetura em alumínio, o F-PACE possui uma longa plataforma de 2.874 milímetros, o que beneficia direção e também a dinâmica do veículo, graças ao centro de gravidade localizado exatamente entre os eixos. Adicionados a suspensão frontal double-wishbone, a traseira Integral Link e a sofisticada direção elétrica assistida, o F-PACE resulta em um crossover de performance com incomparável capacidade dinâmica em qualquer tipo de condições e terreno.

Advinda do F-TYPE, a suspensão dianteira double-wishbone foi redesenhada para o F-PACE e escolhida pelas mesmas razões do esportivo: ela supera o desempenho de todos os outros sistemas existentes atualmente. A suspensão permite que os pneus dianteiros desenvolvam força lateral mais rapidamente, o que torna o veículo mais ágil porque a resposta é mais nítida e rápida aos comandos de volante do motorista.

Além disso, o ângulo de rolagem dos pneus mantém toda a área de contato graças a suspensão durante todo o percurso, permitindo melhor aderência e segurança na direção.

Integral Link – Suspensão traseira diferenciada

Resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento, o Integral Link é o mais capaz e sofisticado sistema de suspensão traseira disponível. Ele proporciona uma experiência única. O sistema separa a rigidez longitudinal, que é mais suave do que uma suspensão multilink convencional. Ele permite uma excelente absorção que acarreta em uma direção silenciosa. As molas e amortecedores são dispostos separadamente.

Sistema de Vetorização de torque

As tecnologias do F-TYPE continuam a ser aplicadas no F-PACE, como a Vetorização de Torque. Desenvolvidas para tornar o veículo mais ágil, o sistema identifica automaticamente situações de instabilidade nas curvas. Ele aplica uma determinada força de frenagem nas rodas adequadas. Assim, proporciona um maior torque às demais rodas, ajudando o motorista a manter o veículo na sua rota ideal. O sistema funciona predominantemente na roda interior traseira para tornar a intervenção do sistema imperceptível ao motorista.

Adaptive Dynamics

Outra tecnologia dinâmica presente do F-TYPE é o Adaptive Dynamics, disponível na versão S da linha F-PACE. O sistema monitora o movimento do veículo 100 vezes por segundo e das rodas 500 vezes por segundo, e proporciona amortecimento contínuo nas diversas condições que o carro pode enfrentar em um mesmo terreno.

O Configurable Dynamics permite ao motorista selecionar manualmente o modo dinâmico ou normal para a estratégia de transmissão, sensação de direção e modo de acelerar, da preferência do motorista, tudo feito na tela central touchscreen.

Tração Integral

O recém-lançado F-TYPE de tração integral também compartilha suas tecnologias com o F-PACE. O torque sob demanda é uma delas. Em condições normais de direção, o torque é enviado 100% para o eixo traseiro, mantendo a característica de tração traseira. Ele pode chegar a distribuição 50/50 dependendo das situações de terreno através do Intelligent Driveline Dynamics. Esse processo de transferência de torque leva menos de 165 milissegundos, sendo imperceptível ao motorista.

Toda a linha F-PACE também está equipada com o sistema All Surface Progress Control (ASPC). A tecnologia  permite ao motorista controlar apenas o volante em situações de terreno escorregadio como neve, gelo e grama molhada, por exemplo.

O sistema controla o acelerador e o freio do veículo, aplicando pouco torque nas rodas. Isto resulta em uma direção suave com pouca ou nenhuma derrapagem. Também opera entre as velocidades de 3,6 Km/h e 30 Km/h.

Ainda assim, nas situações de terreno escorregadio, alguns motoristas preferem controlar a aceleração e frenagem. Para isso, o F-PACE oferece o sistema de Low Friction Launch (LFL). O modelo é o primeiro veículo Jaguar a oferecer a tecnologia que, uma vez selecionado na tela touchscreen, muda a configuração de aceleração.

Letícia Mota

Leia mais

Jaguar revela ao mundo o E-Pace Jaguar E-PACE será apresentado ao mercado em 13 de julho. Modelo combina o design de um esportivo com a praticidade de um SUV para uso diário A Jaguar apresenta ao mundo seu mais novo SUV compacto focado em  alta performance: o Jaguar E-PACE. O modelo é o mais novo membro da família PACE. Ela co...
Jaguar Land Rover Brasil vende 3,5% mais em 2017, ... Sétimo ano consecutivo para o destaque de crescimento das vendas da empresa foi impulsionado pela introdução de novos modelos em segmentos novos e existentes A Jaguar Land Rover, empresa britânica de veículos premium, encerrou 2017 no Brasil com balanço positivo. Com relação à indústria de automó...
Jaguar anuncia novas especificações do E-PACE. Mod... As pré-vendas do modelo começaram em novembro e as primeiras entregas, a partir de abril de 2018, serão feitas em toda a rede de concessionárias Jaguar Land Rover, nas cinco regiões do Brasil A Jaguar acaba de anunciar as especificações técnicas, versões e preços de seu novo SUV compacto, o E-PA...
Range Rover Velar chega ao Brasil em outubro Novo membro da família, Range Rover Velar ocupará o lugar entre o Range Rover Evoque e o Range Rover Sport  O Range Rover Velar, mais novo veículo apresentado ao mercado pela Land Rover, está confirmado para chegar ao mercado brasileiro em outubro. Até lá, os interessados já podem fazer suas rese...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *