Kwid alavanca negócios da Renault

Por Vandré Kramer
vandre.kramer@uol.com.br

O subcompacto Kwid, da Renault, é o mais novo “entrão” no clube dos carros que vendem mais de 10 mil unidades por mês. Em setembro, segundo ranking da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave) foram emplacadas 10,4 mil unidades, ficando atrás apenas do Onix, da GM. O Ford Ka completa a relação dos Top 3 em negócios.

O modelo, lançado em meados de agosto, e que está na faixa dos R$ 29.990 (entrada) a R$ 39.990 (topo), aditivou a presença da marca francesa no ranking das montadoras. Em setembro do ano passado, ela teve 7,72% de participação de mercado. No mês passado, um honroso segundo lugar, com 11,67% de share.

No acumulado do ano, os franceses estão em sétimo lugar, com 8,15% do mercado. Há um ano, estavam com 7,50% e na mesma posição do ranking. Resta saber, agora, se o Kwid vai manter esse bom ritmo, alavancando ainda mais os negócios dos franceses, que tinham o Sandero como carro-chefe. No acumulado do ano, ele é o quarto carro mais vendido.

Os emplacamentos de carros novos continuam em alta motivados pelo gradual aquecimento da economia e pela aceleração na concessão de crédito. Em setembro, foram emplacados 180,9 mil unidades, 28,3% a mais do que no mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, foram 1,35 milhão de carros, 9% a mais do que em igual período de 2016.

Quem também vem crescendo nas vendas, porém em ritmo bem menor, é o segmento de comerciais leves. Em setembro, os emplacamentos aumentaram 6,53% e no ano acumulam uma alta de 1,59%. A Fiat lidera, em absoluto, esse segmento, seguidas bem de longe pela GM e VW, que disputam o segundo posto nesse mercado.

Já a produção de veículos automotores acumula alta de 27% no ano, segundo levantamento da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Um dos itens que tem puxado a fabricação é a ampliação dos negócios no exterior. Somente no ano foram vendidos 566,3 mil unidades, 55,7% a mais do que em comparação aos nove primeiros meses do ano. Para a entidade, os tempos de contração terminaram, contudo, é preciso manter o espírito de cautela.


Vandré Kramer é jornalista, com formação em economia e pós-graduação em mercado financeiro. Trabalhou por mais de 20 anos cobrindo a área econômica para jornais de Santa Catarina (SC).

Leia mais

Vendas de veículos estreiam 2018 com forte alta Por Vandré Kramer vandre.kramer@uol.com.br A venda de veículos em 2018 estreou com retumbantes 20,06% de alta no comparativo entre janeiro de 2018 e o mesmo mês do ano passado, segundo levantamento mensal realizado pela Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave) divu...
Renault do Brasil bate recorde participação no mer... O SUV Captur e o compacto Kwid foram os dois lançamentos de 2018 que ajudaram a Renault do Brasil a superar seu melhor market share até então Em 2017 a Renault do Brasil manteve a trajetória de crescimento que segue de forma contínua no país desde 2010.  Neste ano a marca francesa alcançou novo r...
Crescemos, mas ainda estamos em 2008 Por Vandré Kramer vandre.kramer@uol.com.br De volta à ativa, depois do recesso do final de ano, vamos aproveitar esta primeira coluna de 2018 para comentar os números finais do setor automotivo em 2017 e traçar algumas perspectivas para este ano. Bola para a frente... E por falar em bola, a “...
A reação do segmento de caminhões Por Vandré Kramer vandre.kramer@uol.com.br O mercado de caminhões está reagindo e um termômetro desta reação poderá ser vista nesta semana no 21º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas (Fenatran), que acontece nesta semana, em São Paulo. A produção cresceu 27,3% nos nove primeiros ...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: