Vettel abandona, Hamilton fatura GP do Japão e fica com uma mão na taça

Vettel abandona, Hamilton fatura GP do Japão e fica com uma mão na taça. Foto: Formula1.com

Britânico da Mercedes vê rival pelo título abandonar no início da corrida e abre 59 pontos de vantagem. Hamilton está com uma mão na taça

Mais um domingo dos sonhos virou realidade para Lewis Hamilton. O inglês venceu o GP do Japão neste domingo (08) e ainda viu Sebastian Vettel, seu principal concorrente ao título, abandonar no início da prova com problemas na vela. Com o 61º triunfo da carreira, o britânico da Mercedes abriu 59 pontos de vantagem para o alemão da Ferrari (306 x 247). Ele está com uma mão na taça.

Max Verstappen até tentou chegar em Hamilton, mas teve de se contentar com o segundo lugar. Segundo Christian Horner, chefe da Red Bull, uma bolha no pneu no carro do holandês impediu a ultrapassagem. O australiano Daniel Ricciardo completou o pódio.

O brasileiro Felipe Massa teve atuação discreta com a Williams e fechou a zona de pontuação, em 10º. No final, ele segurou o ímpeto de Fernando Alonso, que acabou mesmo em 11º lugar.

“Melhor isso (o 10º lugar) do que nada”, lamentou o brasileiro após a prova em Suzuka.

Para ser campeão na próxima etapa, nos EUA, Hamilton precisar ganhar e torcer para que Vettel chegue de 6º para trás. Caso isso não ocorra, basta a Hamilton vencer também a etapa do México para levar a taça. Independente de qualquer colocação do rival ferrarista.

Melhores momentos da corrida

Verstappen definitivamente deixou a má fase para trás. Logo na largada, ultrapassou o companheiro de equipe Ricciardo na curva 1. O holandês bem que tentou repetir o feito da Malásia, quando passou Hamilton e venceu em Sepang. Porém, desta vez, Verstappen não conseguiu fazer frente à Mercedes #44.

Por sua vez, Daniel Ricciardo fez uma prova consistente, como tem sido constante na temporada. Na retomada após a entrada do safety car por causa do acidente de Marcus Ericsson, o australiano superou Esteban Ocon, que ocupava o terceiro posto. O francês da Force India ainda perdeu o quarto lugar para Valtteri Bottas.

Ocon acabou em sexto, com seu companheiro de equipe Sergio Pérez em sétimo. Em 16 etapas, o francês de 21 anos terminou na zona de pontos pela 15ª vez.

A dupla da Haas, Kevin Magnussen e Romain Grosjean, terminaram em oitavo e nono, respectivamente.

A próxima etapa da temporada 2017 da F-1 é o GP dos Estados Unidos, em Austin, no dia 22 deste mês.

Classificação final – GP do Japão

Vettel abandona, Hamilton fatura GP do Japão e fica com uma mão na taça. Foto: Reprodução

Leticia Senna

Deixe uma resposta