Spin, Weekend e Outlander entre os mais vendidos. Peculiaridades do ranking nos Estados

Por Cecilia França

Eu havia pensado em escrever a coluna desta semana sobre o sucesso do Renault Kwid (que inusitado!), mas durante a pesquisa notei algo bastante curioso que acabou por desviar minha atenção: a lista dos mais vendidos em cada Estado do País no mês de setembro. Assim como no clima, na cultura e na gastronomia, a diversidade impera no gosto por automóveis. Tá, o Onix vence do Oiapoque ao Chuí – com exceção de Rio de Janeiro e Brasília – porém, na sequência há espaço para Spin, Weekend, Outlander, Etios, Siena, Saveiro, entre os 10 mais vendidos. Veja só!

O Outlander foi o segundo carro mais vendido em Goiás em setembro. Veja bem, a lista começa com um hatch de R$ 40 mil (Onix) e salta para um SUV da Mitsubishi de mais de R$ 140 mil. No Estado foram vendidas 283 das 695 unidades do Outlander emplacadas no País no mês passado. Interessante, não? A partir do terceiro lugar, no entanto, tudo parece voltar ao normal, com Gol, Corolla e HB20 completando a lista dos cinco mais “do Goiás”.

Vem do Norte um outro caso interessante: a presença do Weekend na lista dos cinco mais. A station wagon de quase R$ 60 mil não figura nem entre os 50 veículos mais vendidos do País, mas foi o 4o colocado no Amazonas em setembro, acompanhado de outros figurões do ranking nacional – Onix, Sandero e Prisma – e também da picape S10, 24a nacionalmente e segundinha entre os amazonenses.

No Nordeste, Pernambuco e Sergipe gostam da Spin. Na terra de Dominguinhos e Reginaldo Rossi, o modelo de R$ 60 mil da GM ocupa a 6a colocação, logo atrás do HB20, e em terras sergipanas ele fica com a 8a posição, também atrás do hatch da Hyundai. Nacionalmente, a Spin ocupa o 32o lugar.

A Saveiro fechou setembro na terceira colocação nacional, quando considerado apenas o ranking dos comerciais leves. Quando somados aos automóveis, a picape cai para o 19o lugar. Porém, há um mercado em que ela sustenta a 3a posição: Roraima. A picapinha faz sucesso no extremo Norte, ao lado de S10, Onix, Gol e Ford Ka.

O Etios Sedan é outro que tem desempenho acima da média em estado do Norte. No Acre, o modelo da Toyota é o 4o mais vendido, enquanto fica com o 31o lugar nacionalmente.

O Rio de Janeiro é um dos únicos mercados não encabeçados pelo Onix, mas é dominado por hatches. Por lá deu Kwid na cabeça em setembro, seguido do campeão nacional, Ka, HB20 e Argo. Só na 7a colocação surge um sedã, o Siena, modelo de R$ 45 mil da Fiat que ocupa o singelo 33o lugar no ranking nacional.

Os maiores

Segundo maior mercado do País, Minas Gerais emplacou 308 mil unidades de automóveis e comerciais leves no acumulado do ano, destas, 1.592 eram Logan. O sedã compacto da Renault ocupa a 7a posição entre os mais-mais “das Minas Gerais”, onde o novato Kwid chegou quietinho para se posicionar em 3o lugar.

Em São Paulo, maior mercado do País com 416 mil emplacamentos no acumulado do ano, o ponto fora da curva é o Hyundai Creta, SUV de R$ 75 mil que ocupa a 17a colocação nacional e é o 8o no estado mais rico do País.

Podemos supor que todas essas peculiaridades devem-se à renda e às atividades econômicas predominantes em cada Estado. O cruzamento mais profundo desses dados renderia um belo registro da economia nacional.


Cecília França. Paranaense, jornalista formada há 12 anos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Iniciou na cobertura do setor automotivo há quatro anos, no jornal diário Folha de Londrina. Atualmente é freelancer e colunista do Autos Giros.


*A coluna Autos Papos teve seu nome alterado para AutoMobilidade em 08/02/2018

Leia mais

O bom momento da Aliança Renault-Nissan no Brasil Por Cecília França Renault e Nissan mantêm uma aliança estratégica desde 1999. No Brasil, a francesa está comemorando 20 anos de presença enquanto a japonesa opera desde os anos 2000. Nestas quase duas décadas em solo tupiniquim, podemos dizer que, em 2018, as duas marcas vivem seu melhor momento. ...
VW Virtus, “Argo sedan” e Toyota Yaris... Por Cecilia França Fiat e Volkswagen ainda estão colhendo os resultados dos lançamentos de seus novos hatches no mercado - Argo e Polo - mas já já voltarão suas atenções para os novos sedãs que chegam em 2018: Virtus, da alemã, e o três volumes derivado do Argo. A Toyota é outra montadora que volto...
Somos trouxas? Por que pagamos tão caro nos automó... Por Cecília França Dias atrás um amigo me sugeriu, via whatsapp: "Faz uma matéria especial sobre como somos trouxas e pagamos praticamente o carro mais caro do mundo, já que carros nos EUA eles custam 30% do nosso!", assim, com exclamação mesmo. E acrescentou: "O novo Civic top de linha está R$ 130...
Um SUV entre os compactos? A estratégia da Renault... Por Cecília França Logo que a onda SUV invadiu o País, cerca de quatro anos atrás, um amigo meu, dono de um Sandero, brincou: “Tudo agora é SUV! Eu vou começar a falar que tenho um SUV compacto”. Talvez meu amigo tenha assumido a área de marketing da Renault e eu nem saiba porque o Kwid acaba de ch...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: