Penske confirma saída de Helio Castroneves da Indy

Penske confirma saída de Helio Castroneves da Indy. Foto: IndyCar

Brasileiro Helio Castroneves vai disputar em 2018 o IMSA, categoria de protótipos norte-americana em novo projeto da equipe de Roger Penske

Agora é oficial. A equipe Penske oficializou, nesta quarta-feira (04), a saída do brasileiro Helio Castroneves da Fórmula Indy em tempo integral. O piloto vai juntar-se ao novo programa da Acura Team Penske que começa na temporada 2018 do IMSA WeatherTech SportsCar – principal categoria de endurance norte-americana.

Castroneves terá como companheiros de time o colombiano Juan Pablo Montoya e o norte-americano Dane Cameron em um dos dois carros Acura ARX-05 Daytona Prototype International (DPi). O protótipo faz parte do projeto da equipe para a próxima temporada.

Será o fim de uma era. Helio Castroneves é um dos mais longevos pilotos em uma categoria de monopostos do automobilismo mundial. O paulista de 42 anos estreou em 1998, quando a categoria era controlada pela CART (Championship Auto Racing Teams). Na ocasião, ele defendeu a equipe Bettenhausen. Desde 2000, Helinho, como também é conhecido no Brasil, corre pela Penske.

A entrada de Castroneves na equipe foi um lance do destino. Em 1999, o canadense Greg Moore havia assinado contrato com o time de Roger Penske para disputar a temporada 2000. Porém, o piloto de 24 anos na época morreu em acidente no circuito oval de Fontana – última etapa daquela temporada. Helio, então, foi o escolhido para substituir o falecido piloto. O brasileiro permaneceu até 2017.

Vice-campeão em 2002, 2008, 2013 e 2014, Helio Castroneves tem 30 vitórias, subiu ao pódio em 91 ocasiões e é dono de 57 poles position. Apesar do ótimo cartel, o piloto brasileiro jamais venceu um campeonato. Mas ganhou as tradicionais 500 Milhas de Indianápolis por três vezes: em 2001, 2002 e 2009. Este ano, acabou com três anos de jejum sem triunfos no GP de Iowa, disputado em julho.

“Sou um cara sortudo por ter alcançado a maior parte dos meus objetivos pessoais com a Penske ao longo dos anos. Ajudar Roger, a equipe e todos com a Acura a começar este programa e construí-lo desde o início vai ser outro grande desafio. E também uma ótima oportunidade na minha carreira. Estou orgulhoso de tudo o que conseguimos juntos na Indy. Agora estou concentrado em ajudar a desenvolver o ARX-05 para tentar vencer as 24 Horas de Daytona e o SportsCar em 2018 com a Acura”, aposta Helinho.

Helio Castroneves vai disputar a Indy 500 em 2018

Apesar de não disputar mais uma temporada completa da F-Indy, Helio estará presente na edição 2018 das 500 Milhas de Indianápolis.

“Também estou empolgado por ter uma chance de correr novamente com a Penske na Indy 500. Essa corrida está em meu coração. E tentar ser o quarto piloto a vencer quatro vezes é algo que quero muito alcançar na minha carreira. Chegamos tão perto nos últimos anos. E, com esta equipe, sei que teremos uma ótima oportunidade para fazer algo histórico”, disse o piloto.

Leticia Senna

Leia mais

Pagenaud vence GP de Sonoma, mas Newgarden é campe... Josef Newgarden não venceu GP de Sonoma, mas levou o título em seu ano de estreia na tradicional equipe Penske. Além disso, acabou com um jejum de cinco anos sem um norte-americano campeão Por Leticia Senna Após cinco anos, os Estados Unidos voltam a ter um norte-americano campeão da Fórmula Indy....
Zach Veach acerta com equipe Andretti para 2018 Americano de 22 anos, Veach disputou as 500 Milhas de Indianápolis neste ano pela equipe Foyt O norte-americano Zach Veach assinou acordo com a equipe Andretti Autosport. Ele guiará o quarto carro do time na temporada 2018 da Fórmula Indy. O piloto de 22 anos entra no lugar do japonês Takuma Sato...
Rossi larga na frente em Watkins Glen Piloto da equipe Andretti conquistou sua primeira pole position da carreira na pista de Watkins Glen. Helio Castroneves vai sair da sexta posição neste domingo (03) Alexander Rossi, da Andretti, conquistou, neste sábado (02), a primeira pole position de sua carreira na Fórmula Indy em Watkins Gle...
Sato é pole em Pocono. Castroneves bate e fica sem... Japonês surpreende no final do treino e "rouba" pole de Pagenaud. Brasileiro Helio Castroneves dá susto ao bater em muro e fica sem tempo, largando em 20º Vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, o japonês Takuma Sato desbancou o quarteto da equipe Penske neste sábado (19) e vai largar na frente ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *