Duas letras e luxo ao extremo: Lexus LS

Por Paulo Rogério

Marca de luxo, a Lexus busca uma atuação mais forte no mercado brasileiro e já sabe até de que maneira. O LS é o nome que a montadora quer ver fortalecido para que o crescimento aconteça de modo mútuo. A quinta geração do modelo traz uma identidade mais forte por dentro e por fora. Projetado para ser o representante global da marca, o LS 2018 estará a venda no Brasil a partir do segundo trimestre do ano que vem.

“Não somente o LS simbolizará a marca Lexus, mas também se tornará o carro definitivo da nova geração, incorporando a tradição e a cultura japonesas”, disse Toshio Asahi, engenheiro chefe do novo LS. “Como tal, este pináculo global deve ir muito além do que o mundo espera de um carro de luxo”.

Mais longo e mais baixo do que o modelo que substitui, o novo LS estreia um desenho com silhueta semelhante à de um cupê. Uma das grandes novidades é a nova plataforma global para veículos de luxo, chamada GA-L. Ela oferece uma experiência de condução mais dinâmica.

Os projetistas da Lexus aproveitaram ao máximo a nova plataforma, com seu perfil mais baixo. Em comparação com o LS que está saindo de linha, o novo modelo é cerca de 1,5 cm mais baixo, com capô e o porta-malas aproximadamente 3,0 e 4,0 cm mais baixos, respectivamente.

O design da grade dianteira tem estilo “Spindle Grill”, com textura que parece mudar conforme a luz. O farol conta com três projetores estreitos e se mescla a um farol de LED em L que envolve a lateral. O LS 2018 conta com rodas de 20 polegadas. A distância de 3,12 metros entre os eixos é 3,3 cm mais longa do que a do modelo anterior.

Na questão da segurança, o LS oferece controles de tração e estabilidade, direção elétrica e com taxa de câmbio variável, além de direção traseira dinâmica.

A versão híbrida do LS 2018 adota uma abordagem completamente diferente do modelo anterior. O novo sistema Multi Stage Hybrid, que estreou no LC 500h, combina um motor a gasolina V6 de 3.5 litros Atkinson aspirado com dois motores elétricos e usa uma bateria compacta e leve de lítio-íon. O sistema garante um amplo torque em toda a faixa de velocidade do motor, capaz de gerar 359 cv de potência e permite ao LS 500h acelerar de 0 a 100 km/h em 5,1s.

O novo sistema baseia-se na transmissão planetária contínua controlada eletronicamente do Lexus Hybrid Synergy Drive acoplada a um novo conjunto de engrenagens automáticas de quatro velocidades. Os dois sistemas trabalham em conjunto para expandir a gama geral de engrenagens e aumentar a operação do motor V6 em uma faixa de velocidade mais ampla.

No modo M, os dois conjuntos de velocidades são controlados em conjunto para proporcionar o efeito de 10 marchas. O sistema Multi Stage Hybrid permite mais assistência elétrica em velocidades mais baixas e permite que o LS 500h funcione com o motor a gasolina desligado para distâncias curtas a velocidades de até 140 km/h.

Os novos assentos dianteiros contam com 28 modos de ajuste diferentes; aquecimento e massagem estão incluídos. Dois aquecedores localizados nas áreas do ombro e da parte inferior das costas, aquecem essas áreas sem aquecer o corpo inteiro de uma pessoa.

Leia mais

SAV, não SUV Jamais me pergunte por quê, mas se insistir em perguntar, direi que é política da BMW: alguns modelos são chamados pela marca de SAV e não SUV. Os alemães preferem o Sport Active Vehicle ao Sport Utilitary Vehicle. Vai saber se há diferenças... a BMW diz que sim. Esse é o caso do X3. O modelo, já...
A trinca da Audi “Nós vamos incomodar muito vocês durante este ano. Temos muitos lançamentos”. Foram essas as palavras do consultor técnico da Audi do Brasil, Lothar Werninghaus, em um dos eventos promovidos pela marca em 2017. Ele não estava brincando. Lothar, cuja participação em qualquer apresentação é uma ...
Conceitos em Shangai Mudam os anos e os locais. Os conceitos, jamais. E é de muitos conceitos que são abastecidos os salões espalhados pelo mundo. Um momento em que as marcas meio que se igualam. Pode ser um nome conhecido pelos modelos mais populares, montadoras de esportivos e até as premium. Fica a impressão de que o...
Audi SQ5 alegórico Meus amigos e meus amores, eu desfilei...claro que não foi na avenida. Bloquinho pra mim é um monte de papel junto em que a gente anota aquilo que é importante. Em lançamentos de carros eles são bastante comuns. Desfilei pela Rodovia dos Bandeirantes na semana passada, a bordo de um Audi SQ5. Pen...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: