Grandes pilotos também jogaram campeonatos fora…

Por Antonio Munró Filho

Entra e sai temporada, por mais rápidos e tecnológicos que os bólidos sejam, aquela famosa peça que fica entre o cockpit e o volante, vulgarmente chamada de piloto, consegue realizar “proezas” de arrepiar os incautos. Quem esperaria uma burrada como a cometida por Sebastian Vettel na largada do GP de Singapura no último final de semana? Se envolver numa batida estúpida logo na primeira curva é coisa de principiante, de promessa como Max Verstappen, mas ver um tetracampeão ser parte daquela lambança chocou os fãs do alemão! Em um campeonato disputado ponto a ponto, a vantagem que a Ferrari mostrou ter sobre a Mercedes no circuito de rua foi jogada fora e poderá custar caro ao time vermelho. Lewis Hamilton e o time prateado nem tiveram de esperar o Natal chegar para ganharem um presente digno de Papai Noel: a vitória improvável e o abandono do rival.

Surpresas à parte, a burrada de Vettel não foi a primeira nem será a última. Grandes pilotos jogaram campeonatos fora com manobras ridículas que terminaram com o carro destruído no muro. Os brasileiros não esquecem o erro besta da Ferrari ao ter liberado Felipe Massa dos boxes antes do fim do reabastecimento no mesmo circuito em Singapura, em 2008. A cena patética do brasileiro carregando a mangueira de combustível presa em sua Ferrari, rendeu-lhe o abandono e a perda do mundial por um ponto no final do ano… Aquela lambança custou o caneco!

Ayrton Senna quase jogou o primeiro título fora, ao perder uma vitória certa no GP de Mônaco de 1988. Numa tentativa insana de humilhar o rival Alain Prost, Senna imprimiu um ritmo alucinado, abrindo uma diferença absurda, para, num momento de desatenção, “beijar” o guard-rail na entrada do túnel… A vitória caiu no colo do francês!

Heptacampeão, Michael Schumacher também fez das dele… Afinal, quem não lembra da cena do maior vencedor da categoria agir como um verdadeiro perdedor e simplesmente arremessou a Ferrari em cima da Williams de Jacques Villeneuve na decisão do mundial de 1997? Schumacher parou na brita e Villeneuve conquistou o título!

Ainda faltam algumas corridas para o desfecho da temporada, mas, arrisco a dizer, que foi em Singapura que Hamilton conquistou o tetracampeonato!

 

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: