Jaguar lança categoria preliminar da Fórmula E

Jaguar lança categoria preliminar da Fórmula E. Foto: Divulgação

Novo campeonato de carros turismo, denominado Jaguar I-Pace eTrophy, será categoria preliminar das etapas da F-E na temporada 2018/2019

A Fórmula E, em parceria com a Jaguar, anunciou, nesta terça-feira (12), a estreia de uma nova categoria de suporte totalmente elétrica para 2018. O campeonato vai estrear no segundo semestre do próximo ano e intitula-se Jaguar I-Pace eTrophy. Será a primeira competição para carros turismo de produção totalmente elétrica. A princípio, a Jaguar I-Pace eTrophy terá dez etapas. O que talvez indique que a categoria estará em todas as etapas da F-E.

O I-Pace é um SUV que a Jaguar vai lançar em 2018 – será o primeiro carro totalmente elétrico do Grupo Jaguar Land Rover. A categoria preliminar da F-E deverá contar com 20 pilotos. O formato terá um treino livre, uma classificação e uma prova de 30 minutos.

“A Jaguar voltou a competir em 2016 com a missão ‘Race to Innovate’ (Correr para Inovar). Com o lançamento da Jaguar I-Pace eTrophy, reforçamos o nosso compromisso com veículos elétricos a bateria, automobilismo internacional e Fórmula E. Como uma equipe britânica, estamos orgulhosos de anunciar o lançamento da primeira bateria elétrica de produção do mundo dos campeonatos. Nós sempre dissemos que queremos provar nossas tecnologias de eletrificação na pista. Esta é a prova. Estou ansioso para ver um grid completo de carros de corrida Jaguar I-Pace no final de 2018”, disse Gerd Mäuser, presidente da Jaguar Racing.

Jaguar lança categoria preliminar da Fórmula E. Foto: Divulgação

O Jaguar I-Pace eTrophy oferecerá um pacote completo “Chegue e Pilote” para os pilotos em cada evento. O que inclui suporte técnico profissional, peças sobressalentes e equipamentos. Especificações técnicas, cronograma e custos de participação serão divulgados em 2018, com locais e calendário sujeitos à aprovação da FIA.

O anúncio segue o compromisso da Jaguar Land Rover com os carros elétricos. Os novos modelos vão incorporar tecnologia elétrica ou híbrida a partir de 2020.

Fórmula E aprova preliminar

O fundador e CEO da F-E, Alejandro Agag elogiou a iniciativa da Jaguar em lançar a nova categoria preliminar. Ele também se colocou à disposição para disputar uma etapa do certame.

“Jaguar foi uma adição bem-vinda à Fórmula E e é uma fantástica defensora das corridas elétricas nas ruas. Estou encantado de que, além da equipe Panasonic Jaguar Racing que compete no grid da Fórmula E, também iremos adicionar ao cronograma do dia da corrida uma série competitiva de suporte para a quinta temporada – a Jaguar I-PACE eTROPHY”, comentou o dirigente.

“A competição oferecerá mais entretenimento para os fãs. E ela é ainda um testemunho dos avanços tecnológicos das baterias e do poder do desempenho elétrico. Espero que a Jaguar me permita trazer o meu macacão e capacete de corrida e, talvez, também me sente ao volante!”, completou Agag.

Leticia Senna

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: