Newgarden dá show de ousadia e vence em Gateway

Newgarden dá show de ousadia e vence em Gateway. Foto: IndyCar

Jovem piloto norte-americano ultrapassou companheiro de equipe com ousadia na parte final da prova e conquista triunfo importante no oval de Gateway rumo ao título

Por Leticia Senna

Josef Newgarden está determinado a conquistar o título de 2017 da Fórmula Indy. O atrevido norte-americano venceu, já na madrugada deste domingo (27) pelo horário de Brasília, o GP de Gateway, antepenúltima etapa do campeonato. Com uma manobra de muita ousadia – com direito a um toque – sobre Simon Pagenaud, seu companheiro de Penske, nas voltas finais, o piloto de 26 anos conquistou seu quarto triunfo nesta temporada. Newgarden ampliou ainda mais a liderança do campeonato. São 31 pontos de vantagem para Scott Dixon – 547 a 516 – quando faltam duas provas para o fim da temporada.

A prova em Gateway foi marcada por muitas rodadas e abandonos. A começar pelo brasileiro Tony Kanaan, que perdeu a traseira de seu Ganassi #10 ainda nas voltas de apresentação. Logo após a largada, o pole Will Power foi ultrapassado por Newgarden, também perdeu a traseira do carro e rodou. Na sequência, quase foi acertado na cabeça pelo carro de Ed Carpenter, que decolou. Takuma Sato também saiu no prejuízo e da prova. Ninguém se machucou.

Na relargada, Newgarden ficou à frente de Helio Castroneves e do francês Pagenaud até a volta 103. No pit stop, em um erro de estratégia nos boxes de Newgarden, o brasileiro – que havia sido o último vencedor em Gateway no ano de 2003 – assumiu a liderança.

Apagão de Castroneves e ousadia de Newgarden

Helio Castroneves tinha um carro rápido na pista enquanto liderava. Porém, na última parada nos boxes, um apagão no motor impediu melhor sorte ao brasileiro no restante da prova. Pagenaud assumiu a liderança com Newgarden em segundo.

Mas o jovem piloto do carro #2 da Penske não se deu por vencido. Newgarden abriu passagem por dentro na curva 1, deu um toque lateral em Pagenaud e reassumiu a liderança da prova para não mais deixá-la. Com o toque, o francês permitiu ultrapassagem de Scott Dixon, que terminou em segundo. O neozelandês da Ganassi foi o “intruso” da Honda entre os top 5 da corrida, todos equipados com o motor Chevrolet.

O norte-americano Conor Daly, da Foyt, deu um calor em Castroneves nas voltas finais, mas terminou em quinto. Helinho finalizou a prova em quarto e segue em terceiro no campeonato, com 505 pontos – apenas um à frente de Pagenaud.

O brasileiro Tony Kanaan chegou a perder três voltas após a rodada na volta de aquecimento. Contudo, quando tentava ingressar na mesma volta dos líderes, teve de recolher o carro a pedido da equipe.

Destaque para o francês Sébastien Bourdais, que conseguiu finalizar a prova em décimo. O piloto da Dale Coyne retornou à categoria após três meses recuperando-se de grave acidente em Indianápolis.

A próxima etapa da Indy será no circuito misto de Watkins Glen, no dia 3 de setembro.

Resultado final – GP de Gateway

1) Josef Newgarden (EUA/Penske-Chevrolet) – 248 voltas
2) Scott Dixon (NZL/Ganassi-Honda) – a 0s685
3) Simon Pagenaud (FRA/Penske-Chevrolet) – a 0s974
4) Helio Castroneves (BRA/Penske-Chevrolet) – a 1s567
5) Conor Daly (EUA/Foyt-Chevrolet) – a 1s745
6) Alexander Rossi (EUA/Andretti-Honda) – a 2s910
7) Charlie Kimball (EUA/Ganassi-Honda) – a 4s237
8) James Hinchcliffe (CAN/Schmidt Peterson-Honda) – a 4s850
9) Carlos Muñoz (COL/Foyt-Chevrolet) – a 7s883
10) Sébastien Bourdais (FRA/Dale Coyne-Honda) – a 8s183
11) Sebastián Saavedra (COL/Schmidt Peterson-Honda) – a 8s660
12) Graham Rahal (EUA/RLL-Honda) – a 8s846
13) Ed Jones (EAU/Dale Coyne-Honda) – a 12s344
14) Marco Andretti (EUA/Andretti-Honda) – a 19s870
15) Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti-Honda) – Não classificou
16) Tony Kanaan (BRA/Ganassi-Honda) – Não classificou
17) Max Chilton (GBR/Ganassi-Honda) – Não classificou
18) JR Hildebrand (EUA/Carpenter-Chevrolet) – Não classificou
19) Takuma Sato (JAP/Andretti-Honda) – Não classificou
20) Will Power (AUS/Penske-Chevrolet) – Não classificou
21) Ed Carpenter (EUA/Carpenter-Chevrolet) – Não classificou

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: