De A a Q, de 3 a 5

Por Paulo Rogério

O que vale para o A vale para o Q. A Audi tem trabalhando de modo bastante intenso com essas duas letras. E até iguala os números. Primeiro foi com o número 3. A3 e Q3 apresentaram suas novidades nos mesmos dia, hora e local. Agora a marca alemã parte para o número 5. Não tão simultaneamente, mas A5 e Q5 chegaram em um curto espaço de tempo. O novo A5 foi entregue há menos de dois meses. Agora chegou a vez do Q5.

O SUV (e esse é de fato) ganhou mudanças no design, parece estar maior (embora não esteja) e ganhou em modernidade. Traz grade Singleframe mais ampla e com moldura mais sólida. Tem faróis Full LED com luzes de setas dinâmicas. Linhas horizontais na traseira transmitem uma imagem de maior largura. Mantém as medidas, mas graças a uma mistura de aços com alumínio na carroceria está 50 kg mais leve.

O Audi Q5 tem o já conhecido virtual cockpit, de série nas versões Ambiente e Ambition. O sistema conta com gráficos brilhantes em sua tela de alta resolução com 12,3 polegadas. A tela do sistema de entretenimento tem 8,3 polegadas e botão rotativo com touchpad integrado. Traz ainda traffic jam assist, que assume a direção em trânsito congestionado com velocidades de até 65 km/h. Vem também com Active lane assist ajuda a manter o carro em sua faixa.

Sob o capô está o 2.0 TFSI a gasolina. O propulsor desenvolve 252 cv de potência e 37,5 kgfm de torque, disponíveis entre 1,6 mil e 4,5 mil giros. O SUV chega aos 100 km/h em 6,3 segundos e sua velocidade máxima é de 237 km/h. As três versões contam com transmissão S tronic de sete velocidades, com dupla embreagem. O motorista pode fazer as mudanças por meio da alavanca ou de shift paddles atrás do volante. O Q5 tem sistema Start-Stop. Há ainda o sistema de tração integral permanente quattro com tecnologia ultra, que distribui a força para as quatro rodas conforme a necessidade. O sistema desengata o eixo traseiro quando não é necessário e o reativa automaticamente quando exigido. O SUV é equipado com rodas de 18” na versão Attraction, 19” na Ambiente e 20” na Ambition.

Aceleramos o Q5 no Rio de Janeiro. E, sim, tudo isso que foi relatado aí em cima aparece com sobras no SUV. Acelera maravilhosamente bem, oferece segurança aos ocupantes. Lá dentro, além do espaço interno, o acabamento é bastante interessante. Rola até um veludo no porta-luvas. Experimentamos todos os modos de condução e é impressionante a diferença que cada um oferece. Andamos, inclusive, em um trecho fora de estrada e o modo off-road funciona muito bem. O virtual cockpit segue o script: aparece no painel se você assim o desejar e dá um auxílio como poucos conseguem.

Para ter um desses na garagem, basta desembolsar uns bons Temers. Os preços são R$ 244.990 na versão Attraction, R$ 274.990 na Ambiente e R$ 292.990 na Ambition.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: