Kia Motors comemora 25 anos no mercado brasileiro

importadora e distribuidora Kia Motors comemora seus primeiros 25 anos no mercado brasileiro

A Kia Motors do Brasil comemora seus 25 anos com nova campanha publicitária.

A importadora e distribuidora Kia Motors comemorou os 25 anos no mercado brasileiro na sexta-feira (30). Nesse período, a marca Kia mostra uma reviravolta tecnológica e consolida a presença no País por meio do Grupo Gandini.

Com a participação de cerca de 70 concessionários, que representam cem pontos de atendimento, a Kia Motors do Brasil festejou seus 25 anos no mercado brasileiro. A festa aconteceu em Montevidéu (Uruguai) por um motivo muito nobre. Os concessionários conheceram a linha de montagem do caminhão leve Bongo na capital uruguaia. Também participaram de convenção da Rede Autorizada. A convenção visa projetar o futuro da marca, sem os 30 pontos percentuais no IPI em seus produtos a partir de janeiro de 2018.

A data comemorativa é muito especial ao representante oficial da marca, o Grupo Gandini. O grupo é o maior importador sem fábrica no País e de atuação contínua. As demais importadoras tornaram-se subsidiárias ou foram representadas por grupos empresariais brasileiros diferentes.

História da Kia Motors

A história da Kia Motors do Brasil pode ser dividida em três etapas. Em 30 de junho de 1992, quando foi constituída a empresa, e seu início de operações em janeiro de 1993. À época, a Kia era uma marca desconhecida no cenário internacional, e muito particularmente no Brasil. No País, começou com a comercialização o utilitário Best A e do Ceres.

Depois foram agregados o K-3700 e o Sportage a diesel. Os primeiros ensaios na área de automóveis chegaram com o Sephia e o Clarus, até a chegada do designer Peter Schreyer, em 2006. Neste ano, os primeiros produtos up-to-date passaram a compor o portifólio da Kia Motors.

Nesse transição, o presidente da Kia Motors do Brasil, José Luiz Gandini, teve de mudar o perfil dos concessionários e das concessionárias. Passaram de atendimento a consumidores de veículos de trabalho para veículos de passeio e sport-utilities. Gandini conseguiu essa transformação com êxito.

IPI foi baque

A terceira fase foi caracterizada pelo boom de vendas e a consolidação da marca em 2011. Neste ano, comercializou 80 mil unidades no atacado e 77 mil unidades licenciadas ao consumidores finais. Foi quando, em setembro daquele ano, Gandini e a Kia Motors do Brasil foram surpreendidos pela instituição dos 30 pontos percentuais no IPI.

Mais tarde, em 3 de outubro de 2012, a mudança foi perpetuada pelo Programa Inovar-Auto. Um ano antes, no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, o design e a tecnologia de motorização da Kia eram admirados por presidentes de montadoras “nacionais” e de importadoras.

O Grupo Gandini, representante oficial da marca sul-coreana, iniciou, em 2010, a montagem do caminhão Bongo em Montevidéu. Sua produção majoritária de 95% é destinada ao mercado brasileiro.

“É muito importante e muito especial comemorarmos os 25 anos ininterruptos de atividades da Kia Motors do Brasil”, argumenta José Luiz Gandini. “Mas é muito mais importante vislumbrar o futuro próximo. Sem os 30 pontos percentuais, não tenho dúvidas de que a marca Kia volta a ter força.”

Difícil retomada da Kia Motors

Para Gandini, não será fácil retornar aos patamares de vendas de 2011, já que o mercado interno era o quarto do mundo e hoje é o nono. Ele lembra também que o dólar saiu da casa de R$ 1,60 para R$ 3,30. Além disso, os autoveículos importados continuam pagando o teto máximo em imposto de importação.

Além da intensa programação de trabalho,  a Kia Motors do Brasil comemora seus 25 anos com campanha publicitária. Será veiculada a partir deste sábado (1º) em 13 revistas semanais ou especializadas, de circulação nacionais, e publicações regionais. A campanha conta ainda com filmes de 30 segundos em TVs abertas e fechadas.

“Nossas projeções para 2018 já indicam 20 mil unidades, um alento depois de cinco anos de quedas sucessivas”, analisa José Luiz Gandini. “Esse número será justificado por importantes lançamentos, em 2018, como do novo Picanto, Rio, um novo SUV de pequeno porte e o Optima GDI.”

Isabela Soares

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