Fiat Argo: um novo conceito de hatch completo

Sete versões, oferecendo três opções de motores, três ofertas de transmissão e três configurações de acabamento – Drive, Precision e HGT fazem a gama do novo Fiat Argo

A Fiat apresentou nesta quarta-feira (31) o seu mais esperado lançamento para 2017. Depois de meses de mistério, e revelações aos poucos, o novo hatch Argo já está disponível em todo o Brasil com sete versões, três opções de motorização e três de câmbio.

A marca italiana aposta no alto nível de exigência do atual público comprador de hatches. Segundo a montadora, já não se busca um hatch tão compacto, e valores como estilo, conforto, segurança, espaço, praticidade e conectividade são cada vez mais importantes.

Fruto de um grande investimento da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) na modernização do Polo Automotivo de Betim (MG), o Fiat Argo representa um novo ciclo de renovação na gama da marca.

Brasileiro com alma italiana

Com design de alma italiana, o lançamento traz o equilíbrio nas proporções, a elegância nos detalhes e a esportividade tão desejada em um hatch. O tema “wrap around” (contornos envolventes) presente no Fiat Toro, agora se movimenta de forma mais inquieta.

Na parte frontal, o capô longo e volumoso traz faróis bi-parábola com guias de LEDs que invadem a lateral. A grade deixa de ser um simples elemento de cobertura de partes internas para se tornar um objeto tridimensional, rico em detalhes.

A parte inferior aumenta a percepção de largura com as tomadas de ar esculpidas nas extremidades.

Nas laterais do novo Fiat Argo destacam-se as caixas de roda anabolizadas, com músculos sob a linha de cintura que contorna todo o hatch. O amplo entre-eixos permitiu explorar a forma como a luz se movimenta ao redor do carro, criando um efeito de luz e sombra que acentua a tensão e o espírito arrojado.

Na traseira, as lanternas têm desenho fragmentado e moderno, com formato em “C” apontando para o centro do logotipo Fiat. O para-choque esportivo, com seu desenho extrator, enfatiza o caráter jovial do carro, ao mesmo tempo em que garante leveza ao conjunto.

Tecnologia e beleza interior

No interior, o painel traz um sistema multimídia de 7 polegadas, de aspecto flutuante que chama a atenção de imediato. O mesmo acontece comas áreas funcionais (botões, climatização e saídas de ar).

Na camada superior, as saídas de ar laterais são direcionadas para os ocupantes. A integração entre painel e portas e a cobertura vazada do quadro de instrumentos aumentam a percepção de modernidade.

Na camada intermediária, a faixa pintada incorpora as três saídas de ar centrais, inspiradas nos ícones esportivos da FCA. Na parte inferior, o controle central no conceito “tecla de piano” é mais um item que confere modernidade e ineditismo em seu segmento.

O console central teve o layout trabalhado de maneira específica para cada tipo de câmbio. Além do fácil acesso à porta USB e entrada auxiliar. Aos passageiros do banco de trás estão disponíveis porta-objetos, porta-copo e mais uma entrada USB completa, que inclui transferência de dados.

O painel de portas possui apoia braço recoberto em tecido integrado ao puxador. Os bancos elevaram o conforto e qualidade do acabamento, com volumes e contenções maiores.

Travas e ignição sem chave

Sensores de presença somados ao botão de ignição fazem todo o trabalho de abrir e ligar o carro ao simples toque dos dedos. Além disso, o ar-condicionado é automático.

Por fim, o volante, que traduz a esportividade do Fiat Argo, trazendo elementos do universo das corridas. Exemplos são a empunhadura levemente mais espessa, apoio para os polegares, base achatada e faixa central na parte superior.

O banco do motorista conta com ajuste de altura, enquanto o volante pode vir com regulagens de altura e profundidade. Além disso, o volante multifuncional traz comandos de áudio e telefone.

A central multimídia de sete polegadas touchscreen é quase um tablet que se sobressai acima do painel central. Ela conta com tela multicolorida High Definition. Os comandos são acessados de forma rápida e extremamente intuitiva.

Usando tecnologia TFT para alta definição de imagens, o display de 3,5 polegadas tem configuração personalizável de acordo com as preferências do motorista. Nas versões 1.8 (Precision e HGT), ela tem o dobro do tamanho (7 polegadas). O computador de bordo e de série em todas as versões.

Alto nível de segurança

No quesito segurança, o Fiat Argo se destaca no seu segmento por contar com airbags laterais dianteiros e a câmera de ré com linhas dinâmicas e sensores de estacionamento. Bancos com Isofix são de série, assim como os repetidores de pisca laterais nos retrovisores.

Além disso, o novo hatch da marca italiana traz tecnologias presentes apenas em categorias superiores. Entre elas, destacam-se o controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração e Hill-Holder (assistente de partida em rampa).

Outra qualidade de modelo é o uso de aços de alta resistência em quase toda a sua carroceria.

Espaço interno e praticidade

O Fiat Argo tem o maior habitáculo do segmento, com 2.806 litros de área. Com pessoas de estatura média no carro, quem viaja atrás consegue cruzar as pernas e viajar confortavelmente.

O porta-malas de 300 litros tem formato retangular, quase sem interferência das caixas de roda. A área de carga pode ser consideravelmente ampliada com o rebatimento dos bancos traseiros bipartidos.

Retrovisores externos multifunção

Além do desenho futurista que chama a atenção, os retrovisores externos trazem vários recursos. Eles podem ser rebatidos ao toque de um botão (função Folding), função muito útil em vagas apertadas e ruas estreitas.

Eles contam também com luzes que iluminam a área onde o condutor e o passageiro irá pisar para sair, ou entrar, do veículo. O espelho direito ainda dispõe da função “tilt-down”, que ajusta automaticamente para uma posição mais baixa nas manobras de ré.

O Fiat Argo pode contar com sensores de ofuscamento, crepuscular e de chuva, oferecidos num pacote que amplia a comodidade e a segurança do veículo. O primeiro escurece automaticamente o espelho quando uma luz forte é refletida. O segundo aciona automaticamente os faróis baixos quando a luminosidade externa se torna fraca. E o terceiro aciona os limpadores do para-brisa aos primeiros sinais de chuva.

Três opções de motorização

A performance do Fiat Argo vai muito além dos motores – Firefly com versões 1.0 três cilindros e 1.3 quatro cilindros, além do E.torQ 1.8 Evo VIS de 139 cv. Ela passa também pelo ajuste entre transmissão, direção e suspensão.

Com 3 cilindros e 1.0 litro, Argo Drive tem 77 cv e 10,9 kgmf de torque com etanol. Quando 1.3, ele traz 4 cilindros, 109 cv e 14,2 kgmf de torque (etanol).

Agora, se o assunto for desempenho, o Argo pode contar com o E.torQ Evo VIS e se torna o mais potente do segmento. Com 139 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 19,3 kgfm a 3.750 rpm (ambos com etanol), as versões Precision e HGT do Argo são as mais potentes e velozes do segmento.

Transmissão

São três tipos de transmissão disponíveis: manual de cinco marchas, GSR Comfort por botões (também com cinco velocidades) e automática de seis marchas. Em todas, a última marcha tem função Overdrive, que prioriza a diminuição de consumo e ruído.

Vale destacar que, pela primeira vez um carro de passeio compacto da Fiat produzido no Brasil vem equipado com caixa automática de seis marchas – a mesma do Fiat Toro. Ela casa muito bemcom o propulsor E.torQ 1.8 Evo VIS de 139 cv.

A moderna transmissão automatizada Câmbio GSR Comfort equipa a versão Drive 1.3 GSR. Ela garante passagens de marchas suaves. Ela vem sempre com paddle shifts no volante, para momentos em que o motorista quer impor seu estilo de trocas de marcha.

Item de série do Fiat Argo, o sistema Start&Stop desliga o motor automaticamente quando o carro está parado. Os benefícios são economia de combustível e menor emissão de poluentes.


Gama completa e para todos os gostos

O Fiat Argo chega em sete versões, oferecendo três opções de motores, três ofertas de transmissão e três configurações de acabamento – Drive, Precision e HGT.

Na tabel abaixo você pode conferir direto cada versão ou seguir a leitura do modelo de entrada ao topo de linha.


Novo Fiat Argo


Informações, fotos e ficha técnica completa de cada versão

Fiat Argo Drive 1.0 Fiat Argo Drive 1.3

Fiat Argo Drive 1.3 GSR Fiat Argo Precision 1.8

Fiat Argo Precision 1.8 AT6 Fiat Argo HGT 1.8

Fiat Argo HGT 1.8 AT6 Fiat Argo Opening Edition Mopar


Fiat Argo Drive 1.0

A versão de entrada vem equipada com o motor Firefly 1.0 de três cilindros (77 cv de potência e 10,9 kgfm de torque), com transmissão manual de cinco marchas.

No pacote de itens de série, destaque para direção elétrica progressiva, ar-condicionado e display de alta resolução no quadro de instrumentos, banco do motorista com ajuste de altura, cintos de segurança retráteis de três pontos para todos os ocupantes, sistema Start&Stop, Isofix, travas elétricas e vidros dianteiros com acionamento elétrico.

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Ficha técnica Fiat Argo Drive 1.0


Motor (combustível): 1.0 Firefly Flex três cilindros em linha

Potência: 72 cv / 6000 rpm (gasolina)
77 cv/ 6250 rpm (etanol)

Torque: 10,4 kgfm / 3250 rpm (gasolina)
10,9 kgfm/ 3250 rpm (etanol)

Tração: Dianteira com juntas homocinéticas

Transmissão: Manual de cinco velocidades

Dimensões: Comprimento (mm): 3.998
Largura (mm): 1.724
Altura (mm): 1.503
Altura livre do solo (mm): 155
Entre-eixos (mm): 2.521

Direção: Elétrica

Suspensão: Dianteira: Mc Pherson com rodas independentes e barra estabilizadora
Traseira: Eixo de torção com rodas semi independentes

Freios: Dianteiro: a disco com ABS
Traseiro: a tambor com ABS

Pneus:: 175/65 R14 82T

Rodas: 5,5 x 14 em chapa

Velocidade máxima: 157 km/h (gfasolina)
162 km/h (etanol)

Aceleração 0 a 100 km/h: 14s4 (gasolina)
13s4 (etanol)

Porta-malas: 300 litros

Tanque: 48 litros

Preços: A partir de R$ 46.800

Topo


Fiat Argo Drive 1.3

Traz o motor Firefly 1.3 com potência de 109 cv e torque de 14,2 kgfm acoplado à transmissão manual de cinco marchas.Adiciona à versão 1.0 sistema de monitoramento da pressão dos pneus, central multimídia de 7 polegadas, com tela sensível ao toque.

Traz ainda volante com comandos do rádio e telefone e a segunda porta USB para o passageiro traseiro.

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Ficha técnica Fiat Argo Drive 1.3


Motor (combustível): 1.3 Firefly Flex quatro cilindros em linha

Potência: 101 cv / 6000 rpm (gasolina)
109 cv/ 6250 rpm (etanol)

Torque: 13,7  kgfm / 3500 rpm (gasolina)
14,2 kgfm/ 3500 rpm (etanol)

Tração: Dianteira com juntas homocinéticas

Transmissão: Manual de cinco velocidades

Dimensões: Comprimento (mm): 3.998
Largura (mm): 1.724
Altura (mm): 1.501
Altura livre do solo (mm): 149
Entre-eixos (mm): 2.521

Direção: Elétrica

Suspensão: Dianteira: Mc Pherson com rodas independentes e barra estabilizadora
Traseira: Eixo de torção com rodas semi independentes

Freios: Dianteiro: a disco com ABS
Traseiro: a tambor com ABS

Pneus:: 175/65 R14 82T

Rodas: 5,5 x 14 em chapa

Velocidade máxima: 180 km/h (gasolina)
184 km/h (etanol)

Aceleração 0 a 100 km/h: 11s8 (gasolina)
10s8 (etanol)

Porta-malas: 300 litros

Tanque: 48 litros

Preços: A partir de R$ 53.900

Topo


 

Fiat Argo Drive 1.3 GSR

A diferença aqui não é apenas a transmissão automatizada de cinco marchas GSR (Gear Smart Ride) Comfort. Esta versão ganha também com Controle de Tração (TC), Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e sistema Hill-Holder.

No console central, cinco botões permitem fácil acionamento, incluindo função Sport, que aciona um modo de condução mais esportivo. Por meio de paddle shifts no volante, o motorista pode trocar as marchas manualmente.

O sistema conta com a função Auto-Up Shift Abort, que garante retomadas mais vigorosas. Além disso tudo, traz ambient lights, que deixa o interno do veículo ainda mais requintado. Também inclui controle de velocidade de cruzeiro, vidro elétrico traseiro e retrovisores externos elétricos com função tilt down. Repetidores laterais também são diferenciais sobre a versão Drive 1.3 manual.



Ficha técnica Fiat Argo Drive 1.3 GSR


Motor (combustível): 1.3 Firefly Flex quatro cilindros em linha

Potência: 101 cv / 6000 rpm (gasolina)
109 cv/ 6250 rpm (etanol)

Torque: 13,7 kgfm / 3500 rpm (gasolina)
14,2 kgfm/ 3500 rpm (etanol)

Tração: Dianteira com juntas homocinéticas

Transmissão: Automatizada GSR de cinco velocidades

Dimensões: Comprimento (mm): 3.998
Largura (mm): 1.724
Altura (mm): 1.500
Altura livre do solo (mm): 146
Entre-eixos (mm): 2.521

Direção: Elétrica

Suspensão: Dianteira: Mc Pherson com rodas independentes e barra estabilizadora
Traseira: Eixo de torção com rodas semi independentes

Freios: Dianteiro: a disco com ABS
Traseiro: a tambor com ABS

Pneus:: 175/65 R14 82T

Rodas: 5,5 x 14 em chapa

Velocidade máxima: 180 km/h (gasolina)
184 km/h (etanol)

Aceleração 0 a 100 km/h: 11s8 (gasolina)
10s8 (etanol)

Porta-malas: 300 litros

Tanque: 48 litros

Preços: A partir de R$ 58.900

Topo


Fiat Argo Precision 1.8

Esta versão conta com motor E.torQ 1.8 16V Evo VIS, que atinge potência de 139 cv e 19,3 kgfm de torque (maiores valores para a categoria), acoplado à transmissão manual de cinco marchas. Na lista de itens de série, alarme antifurto, faróis de neblina e faróis com luz de posição a LED. Rodas de liga leve com aro 15 e banco traseiro bi-partido 60/40.

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Ficha técnica Fiat Argo Precision 1.8 MT


Motor (combustível): 1.8 16V E.Torq VIS Flex quatro cilindros em linha

Potência: 135 cv / 5750 rpm (gasolina)
139 cv/ 5750 rpm (etanol)

Torque: 18,8  kgfm / 3750 rpm (gasolina)
19,3 kgfm/ 3750 rpm (etanol)

Tração: Dianteira com juntas homocinéticas

Transmissão: Manual de cinco velocidades

Dimensões: Comprimento (mm): 3.998
Largura (mm): 1.724
Altura (mm): 1.505
Altura livre do solo (mm): 153
Entre-eixos (mm): 2.521

Direção: Elétrica

Suspensão: Dianteira: Mc Pherson com rodas independentes e barra estabilizadora
Traseira: Eixo de torção com rodas semi independentes

Freios: Dianteiro: a disco com ABS
Traseiro: a tambor com ABS

Pneus:: 185/60 R15″ 88H

Rodas: 6,0 x 15″ em Liga leve

Velocidade máxima: 190 km/h (gasolina)
192 km/h (etanol)

Aceleração 0 a 100 km/h: 9s6 (gasolina)
9s2 (etanol)

Porta-malas: 300 litros

Tanque: 48 litros

Preços: A partir de R$ 61.800

Topo


Fiat Argo Precision 1.8 AT6

A versão acrescenta o refinado câmbio automático de seis marchas, com possibilidade de trocas por paddle shifts junto ao volante. Para aprimorar a experiência e o conforto, ela inclui controle de velocidade de cruzeiro, apoio de braço para o motorista, volante revestido em couro e ambient lights.

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Ficha técnica Fiat Argo Precision 1.8 AT6


Motor (combustível): 1.8 16V E.Torq VIS Flex quatro cilindros em linha

Potência: 135 cv / 5750 rpm (gasolina)
139 cv/ 5750 rpm (etanol)

Torque: 18,8  kgfm / 3750 rpm (gasolina)
19,3 kgfm/ 3750 rpm (etanol)

Tração: Dianteira com juntas homocinéticas

Transmissão: Automático de seis velocidades

Dimensões: Comprimento (mm): 3.998
Largura (mm): 1.724
Altura (mm): 1.507
Altura livre do solo (mm): 157
Entre-eixos (mm): 2.521

Direção: Elétrica

Suspensão: Dianteira: Mc Pherson com rodas independentes e barra estabilizadora
Traseira: Eixo de torção com rodas semi independentes

Freios: Dianteiro: a disco com ABS
Traseiro: a tambor com ABS

Pneus:: 185/60 R15″ 88H

Rodas: 6,0 x 15″ em Liga leve

Velocidade máxima: 18 9km/h (gasolina)
191 km/h (etanol)

Aceleração 0 a 100 km/h: 11,1 (gasolina)
10,4 (etanol)

Porta-malas: 300 litros

Tanque: 48 litros

Preços: A partir de R$ 67.800

Topo


Fiat Argo HGT 1.8

A versão esportiva combina o visual à performance do motor E.torQ 1.8 Evo VIS de 139 cv. E ele trabalha combinado ao câmbio manual de cinco marchas. Oferece itens exclusivos, como o display multicolorido de 7 polegadas de alta definição. Este sistema é personalizável no quadro de instrumentos.

Outros diferenciais são a grade dianteira inferior com acabamento vermelho e spoilers no para-choque. Ele também traz moldura preta na parte inferior da lateral e nas caixas de roda e ponteira de escapamento trapezoidal cromada. Rodas de liga leve aro 16 e uma calibração de suspensão mais esportiva completam o perfil.

Por dentro também há detalhes exclusivos, como o revestimento vermelho na parte central do painel. Também traz como diferencial uma calibração de suspensão e controle de estabilidade voltada para uma condução mais esportiva.

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Ficha técnica Fiat Argo HGT 1.8


Motor (combustível): 1.8 16V E.Torq VIS Flex quatro cilindros em linha

Potência: 135 cv / 5750 rpm (gasolina)
139 cv/ 5750 rpm (etanol)

Torque: 18,8  kgfm / 3750 rpm (gasolina)
19,3 kgfm/ 3750 rpm (etanol)

Tração: Dianteira com juntas homocinéticas

Transmissão: Manual de cinco velocidades

Dimensões: Comprimento (mm): 4.000
Largura (mm): 1.750
Altura (mm): 1.505
Altura livre do solo (mm): 157
Entre-eixos (mm): 2.521

Direção: Elétrica

Suspensão: Dianteira: Mc Pherson com rodas independentes e barra estabilizadora
Traseira: Eixo de torção com rodas semi independentes

Freios: Dianteiro: a disco com ABS
Traseiro: a tambor com ABS

Pneus:: 185/60 R15″ 88H

Rodas: 6,0 x 16″ em Liga leve

Velocidade máxima: 190 km/h (gasolina)
192 km/h (etanol)

Aceleração 0 a 100 km/h: 9,6 (gasolina)
9,2 (etanol)

Porta-malas: 300 litros

Tanque: 48 litros

Preços: A partir de R$ 64.600

Topo


Fiat Argo HGT 1.8 AT6

A versão topo de linha agrega o câmbio automático de seis marchas ao pacote. A exemplo das demais versões equipadas com câmbio automático, possibilita trocas com recheio adicional de esportividade pelos paddle shifts junto ao volante, além do conforto do controle de velocidade e do apoio de braço para o motorista.


Ficha técnica Fiat Argo HGT 1.8 AT6


Motor (combustível): 1.8 16V E.Torq VIS Flex quatro cilindros em linha

Potência: 135 cv / 5750 rpm (gasolina)
139 cv/ 5750 rpm (etanol)

Torque: 18,8  kgfm / 3750 rpm (gasolina)
19,3 kgfm/ 3750 rpm (etanol)

Tração: Dianteira com juntas homocinéticas

Transmissão: Automática de seis velocidades

Dimensões: Comprimento (mm): 4.000
Largura (mm): 1.750
Altura (mm): 1.507
Altura livre do solo (mm): 156
Entre-eixos (mm): 2.521

Direção: Elétrica

Suspensão: Dianteira: Mc Pherson com rodas independentes e barra estabilizadora
Traseira: Eixo de torção com rodas semi independentes

Freios: Dianteiro: a disco com ABS
Traseiro: a tambor com ABS

Pneus:: 195/55 R16

Rodas: 6,0 x 16″ em Liga leve

Velocidade máxima: 189 km/h (gasolina)
191 km/h (etanol)

Aceleração 0 a 100 km/h: 11,1 (gasolina)
10,4 (etanol)

Porta-malas: 300 litros

Tanque: 48 litros

Preços: A partir de R$ 70.600

Topo


Série especial Opening Edition Mopar

Baseada na versão HGT 1.8 AT6, essa série limitada a 1000 unidades traz um conjunto de acessórios Mopar. Disponível apenas na cor azul Portofino, ele vem com teto e retrovisores externos pretos e um aerofólio na tampa traseira.

Entre os acessórios Mopar, destaque para rodas de alumínio escurecidas (aro 16), protetor de soleira das portas, tapetes de borracha e carpete. Ele conta ainda com kit de alto-falantes de alta performance com 60 W e o badge “Mopar” nas colunas traseiras.

Além disso, o Opening Edition Mopar vem com a conveniência do Mopar Vehicle Protection (MVP), com as três primeiras revisões inclusas.


Ficha técnica Fiat Argo HGT
Opening Edition Mopar


Motor (combustível): 1.8 16V E.Torq VIS Flex quatro cilindros em linha

Potência: 135 cv / 5750 rpm (gasolina)
139 cv/ 5750 rpm (etanol)

Torque: 18,8  kgfm / 3750 rpm (gasolina)
19,3 kgfm/ 3750 rpm (etanol)

Tração: Dianteira com juntas homocinéticas

Transmissão: Automática de seis velocidades

Dimensões: Comprimento (mm): 4.000
Largura (mm): 1.750
Altura (mm): 1.507
Altura livre do solo (mm): 156
Entre-eixos (mm): 2.521

Direção: Elétrica

Suspensão: Dianteira: Mc Pherson com rodas independentes e barra estabilizadora
Traseira: Eixo de torção com rodas semi independentes

Freios: Dianteiro: a disco com ABS
Traseiro: a tambor com ABS

Pneus:: 195/55 R16

Rodas: 6,0 x 16″ em Liga leve

Velocidade máxima: 189 km/h (gasolina)
191 km/h (etanol)

Aceleração 0 a 100 km/h: 11,1 (gasolina)
10,4 (etanol)

Porta-malas: 300 litros

Tanque: 48 litros

Preços: Não divulgado


Confira o vídeo oficial de lançamento do novo Fiat Argo:

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