Avaliamos: Honda Accord EX V6 2017

Avaliamos: Honda Accord EX V6 2017. Foto: Autos Giros;/Divulgação

O novo Honda Accord EX V6 2017 surpreende pela dirigibilidade e pela eficiência do seu motor 3.5 V6 de 280 cavalos de potência

Por Daniel Jacques

Apesar de seus quase cinco metros de comprimento, ao dirigir o Honda Accord EX V6 2017 não parece ter o tamanho que tem. Quem olha de fora talvez imagine que ele seja um carro difícil de manobrar, estacionar ou que tenha um consumo alto de combustível. Bem, nada disso é exatamente verdade.

Primeiro que seus sensores dianteiros, a câmera de ponto-cego na direita e o sensor e a câmera de estacionamento traseiros tornam manobrar uma tarefa mais simples que em muitos modelos menores. Depois, a leveza da direção elétrica progressiva e o conforto dos bancos de couro fazem do “guardar” o sedan japonês uma atividade quase divertida.

Câmera de ponto-cego

Foto: Autos Giros;/Divulgação

No interior, a câmera de ponto cego – que é acionada automaticamente quando se liga o pisca-alerta à direita mas que pode ser ativada a qualquer tempo – é um grande diferencial. Não apenas para trocar de faixas ou manobrar, mas mesmo para ver a distância de veículos ou objetos à direita em qualquer situação.

Tudo sem chave

Como um sedan de luxo, a funcionalidade inicia antes mesmo de entrar no carro. Para abrir a porta, por exemplo, não é necessário tocar na chave ou destravar alarmes. Basta o motorista colocar a mão na maçaneta que ela abre suavemente.

Com a partida também keyless através do botão start-stop, a chave se torna mais um item eletrônico de segurança do que propriamente “a chave”. É claro que ela precisa estar por perto pois tudo isso é possível a partir do momento que os sensores de aproximação do carro “sentem” a sua presença.

Interior sofisticado

Foto: Autos Giros;/Divulgação

Os bancos totalmente em couro são bastante confortáveis. O motorista tem à disposição ajuste de altura, ângulo dos joelhos, profundidade e encosto. O passageiro da frente também conta com regulagem de altura e profundidade. O mesmo se aplica ao volante.

Todo o controle do carro está ao alcance da mão do motorista. Na porta, controle dos retrovisores, travamento das portas e janelas (todas one touch). O sistema eco, no canto direito do painel, garante uma dirigibilidade com menos emissões.

No volante, controles do sistema multimídia, telefone e do controle de velocidade de cruzeiro. Paddle shifts para troca de marchas manuais completam a “cabine do piloto”.

Foto: Autos Giros;/Divulgação

O centro do painel traz a tela de 7 polegadas touchscreen com interface Apple CarPlay e Android Auto. Acima, outra tela quase do mesmo tamanho traz também, quando acionadas, as imagens das câmeras de ré, que pode ser traseira, angular ou de cima para baixo.

O ar condicionado é dual zone com saída para os bancos traseiros. Entre os bancos, um porta-trecos especial com “ganchos” que “seguram” objetos como garrafas ou copos para que não fiquem chacoalhando conforme o movimento do veículo. O Honda Accord 2017 conta ainda com teto solar controlável tanto no painel quanto no chaveiro.

Versão única

Foto: Autos Giros;/Divulgação

O Honda Accord 2017 é vendido em versão única EX V6 equipada com motor 3.5 V6 i-VTEC de 280cv a 6.200 rpm. O torque é de 34,6 Kgf.m para 4.900 rpm e a transmissão é automática de seis velocidades com Paddle Shift.

Tanto na aceleração quanto na frenagem o carro responde muito bem. De forma forte, como se espera de um sedan grande, mas suave e com segurança. Mesmo com um propulsor bem acima da média, o interior é muito silencioso.

Durante os testes, o carro fez média de 8.1 km/l na cidade, e  10.1 km/l na estrada. Não são números excelentes, mas considerando a motorização e o segmento são bastante satisfatórios. O tanque é de 65 litros.

 

Design esportivo

Foto: Autos Giros;/Divulgação

Por fora, o Honda Accord EX V6 2017 traz detalhes cromados, principalmente na dianteira. O design bastante horizontal da grade e da parte da frente fazem ele parecer menor do que é.

Na lateral, duas linhas dão personalidade ao sedan. Uma alta, acompanha as maçanetas também cromadas e “abraça” o alto das rodas. A segunda, parte do meio da roda traseira e faz um movimento de “arco”, terminando na base da roda dianteira.

Na traseira, destaque para as lanternas, as duas saídas de escapamento nas pontas e o porta-malas de 506 litros.

O “irmão maior”

Foto: Autos Giros;/Divulgação

Seu visual esportivo, somado ao seu motor 3.5 V6 de 280 cavalos o tornam um modelo atraente para todos. Contudo, o preço por volta dos R$ 162.000 o levam “de volta” à condição de sonho de consumo da maioria.

Não que só pelo preço ele seja um carro caro. Ao contrário, o Honda Accord EX V6 2017 é uma boa opção para este perfil de consumidor, que busca conforto, tecnologia e uma mecânica confiável com poucas visitas à concessionária.

O fato é que o “irmão maior” do Civic recebe pouca atenção da montadora no país. Na concessionária onde o Autos Giros pegou o carro para teste, ele era o único presente. Não havia outro nem para test-drive dos clientes.

Possivelmente a Honda opte por dar mais atenção ao Civic, e agora ao novo WR-V, que está sendo lançado nesta segunda-feira (13) em Foz do Iguaçu (PR).

Também é necessário levar em conta o momento complicado por que passa o nosso mercado automotivo neste início de 2017. Contudo, o sedan Accord também faz jus à fama de luxo e esportividade da marca japonesa, e certamente tem um grande potencial de crescimento no mercado brasileiro.


Ficha técnica Honda Accord EX V6 2017


Motor (combustível): 3.5 V6 i-VTEC

Potência: 280 cv / 6.200 RPM

Torque: 34,6 Kgf.m para 4.900 rpm

Transmissão: Automática de 6 velocidades com Paddle Shift

Dimensões: Comprimento (mm): 4.910
Largura (mm): 1.850
Altura (mm): 1.475
Entre-eixos (mm): 2.775

Direção: Direção elétrica com assistência de estabilidade

Suspensão: Dianteira: McPherson
Traseira: independente Multi-link

Freios: A disco nas 4 rodas com Sistema ABS, EBD e BA

Pneus:: 235/45 R18 com estepe temporário

Rodas: Roda de liga leve de 18 polegadas

Porta-malas: 506 litros

Tanque: 65 litros

Preços: A partir de R$ 162.500

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: