Plataforma Pirelli Connesso possibilita comunicação entre o motorista e os pneus

Plataforma Pirelli Connesso possibilita comunicação entre o motorista e os pneus. Fotos: Divulgação

Pirelli está repetindo uma tradição de 70 anos no Salão do Automóvel de Genebra deste ano. Como nos anos 50 e nos 80, a marca italiana está abrindo uma nova era de fabricação de pneus. E isto inclui a nova plataforma Pirelli Connesso.

As novidades começam com as  edições coloridas dos pneus P Zero e Sottozero. Para eles, os engenheiros da Pirelli desenvolveram materiais inovadores e sistemas de proteção para garantir cores vivas e duradouras.

Outra grande inovação é o Pirelli Connesso. Trata-se de uma plataforma integrada em pós-venda do P Zero ou dos Sottozero de inverno. Ela se comunica com o condutor por meio de um aplicativo. Isto graças a um sensor embutido na parede interna do pneu. Este sistema fornece informações vitais sobre como o pneu está funcionando, além de oferecer uma série de serviços personalizados.

Como já acontece com as linhas tradicionais, os motoristas terão várias opções e poderão combinar cores e sensores à vontade.

Pneus digitais

Estas inovações marcam a entrada da Pirelli como um dos principais líderes no mundo dos pneus digitais. O objetivo é desenvolver pneus que são feitos sob medida para cada motorista. Com foco na satisfação do cliente, mas sem perder a atenção em todos os aspectos de segurança, performance, economia e uso.

Pneus de edição colorida já estão disponíveis para encomendas antecipadas. Isto vale tanto para o P Zero como para o pneu Sottozero, nas suas gamas Prestige a partir de 19 polegadas. Posteriormente, o segmento Premium também será atendido.

Pirelli Conesso

O Pirelli Connesso estará inicialmente disponível em pneus a partir de 19 polegadas. O primeiro mercado atendido será os Estados Unidos, a partir do verão local de 2017. Na sequência os pneus também estarão disponíveis nos principais mercados da Europa e do Extremo Oriente.

Da Fórmula 1 para as ruas

Uma das principais características dos pneus coloridos da Pirelli é a estabilidade das cores laterais. Isto graças à inovadora tecnologia pioneira da Pirelli. Os engenheiros da fabricante usaram a experiência adquirida na Fórmula 1, onde os pneus coloridos têm sido uma realidade desde 2011.

Foi criado um novo material. Ele atua como uma barreira protetora para manter o brilho da cor e evitar o desgaste. Tudo isto sem afetar o desempenho.

Os primeiros pneus P Zero coloridos foram lançados nos últimos meses como conceitos em carros de marcas como Pagani, Lamborghini e McLaren. A partir do verão europeu, estarão disponíveis para marcas como a Ferrari, Aston Martin, Porsche e Bentley. A edição colorida será, então, expandida para modelos premium dos principais fabricantes do mundo.

Pirelli Connesso

O que é o Pirelli Connesso? Trata-se de uma plataforma digital, que utiliza um sensor integrado nas principais gamas da Pirelli. Este sistema expande as informações já disponíveis do computador de bordo de cada carro.

Ele fornece dados sobre o status, o uso e a manutenção de cada pneu, oferecendo também serviços localizados e personalizados. Isto proporciona mobilidade sob medida para as necessidades dos motoristas mais exigentes.

O novo sistema da Pirelli foi concebido como um acessório técnico de pneus. Seu objetivo é proporcionar uma experiência de condução agradável e com mais informações.

Sensores no pneu

O Pirelli Connesso é formado por um sensor incorporado ao pneu. Eles estão conectados à nuvem Pirelli e a um aplicativo para smartphone. Desta forma, o cliente tem uma interface que os permite se comunicar constantemente com os pneus.

Este sensor pesa apenas alguns gramas e não tem efeito sobre o desempenho do pneu. Ele mede continuamente o status de cada pneu e envia os dados para uma unidade de controle centralizada e à Nuvem Pirelli. Aqui, a informação é processada e depois transmitida para o aplicativo do usuário final.

Deixe uma resposta