Fast-drive: Chevrolet Camaro SS 2017

Logo na saída, o motor 6.2 V8 de 461 cavalos do Chevrolet Camaro SS 2017 já mostra a que veio

Por Daniel Jacques

O Autos Giros foi um dos veículos convidados pela General Motors no Rio Grande do Sul para fazer um fast-drive com o novo Chevrolet Camaro SS conversível 2017. O carro ficou com a equipe do portal por um período de algumas horas, razão pela qual não foi possível fazer avaliações de longa duração com o modelo.

O Chevrolet Camaro sempre foi um daqueles carros “torce-pescoço”. Por onde passa ele chama a atenção pelo seu design esportivo, baixo e alongado. Além é claro, pela sua frente característica, a potente motorização e tudo o que o nome “Camaro” traz ao imaginário das pessoas.

A versão SS 2017 foi recriada praticamente do zero. Como diz a própria montadora, “as únicas peças em comum com a versão anterior são a gravatinha dourada da Chevrolet e a sigla SS, ambas na grade dianteira”.

Antes de citar as mudanças, vamos falar das nossas impressões.

Seja bem-vindo

Entrar no novo Chevrolet Camaro SS já impressiona. De cara, o perfil mais baixo e a posição do motorista já dão a entender que se trata de um carro diferenciado. O visual interno, tanto nos grandes detalhes quanto no acabamento, traz a enorme sensação de esportividade e elegância que se espera.

O volante redesenhado tem base reta com o emblema “Fifty”, que lembra os 50 anos do modelo. Os comandos do ar-condicionado dual zone estão nas grandes saídas de vento do painel central – para aumentar ou diminuir a temperatura, basta “rodar” a “hélice”.  O freio de mão elétrico, além de praticidade, aumenta o espaço para os braços.

No console central, logo abaixo do ar-condicionado vem, como sempre, o câmbio automático, desta vez de oito marchas. Seguindo vem o botão do controle de tração e dos modos de direção, três porta-objetos (um escondido pelo “descansa-braço” do motorista) e, perto dos bancos traseiros, uma base plana que serve como carregador wireless para smartphones.

Acelerando

O Heads-up Display, já presente em parte das versões top de linha dos modelos mais sofisticados do mercado brasileiro, também está presente no novo Camaro. Ele projeta a velocidade atual (entre outras informações) no para-brisa. Assim, além de diminuir o tempo que o motorista tira os olhos da estrada, o sistema também permite que o computador de bordo apresente informações secundárias como consumo instantâneo, média, bússola ou força G.

No fast-drive, foi feita uma viagem de ida e volta de Porto Alegre (RS) a Osório (RS) via BR-290 (Free-Way).

Motor 6.2 V8

Logo na saída de Porto Alegre o motor 6.2 V8 de 461 cavalos (o mesmo do Corvette Stingray) já mostra a que veio. A aceleração – que vai de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos – é segura. O ronco do motor é música para os ouvidos de quem curte este tipo de carro. A transmissão automática de 8 marchas tem opção manual e permite trocas pelas “borboletas” atrás do volante,

O motor conta com uma tecnologia de gerenciamento ativo do combustível (AFM – Active Fuel Management). Com ela, em velocidades de cruzeiro, o motor desativa metade dos cilindros para poupar combustível sem perder a eficiência. Assim que se acelera, os oito cilindros voltam à ativa.

O retorno foi realizado com a capota abaixada. O carro, o belo dia de sol e a auto-estrada tornaram esta viagem uma experiência especial. Neste trecho também testamos os outros modos de direção disponíveis. Em cada um foi possível perceber as mudanças, que incluem alterações na sensibilidade do acelerador e do volante.

Modos de direção

Destaque para o modo Sport, que traz respostas mais fortes do motor, um novo nível de aceleração, mas que também aumenta o consumo. O Chevrolet Camaro SS acabou fazendo média de 10.1 km/l na viagem toda, com média acima dos 100 km/h. Um bom rendimento para um carro como este.

Capota conversível

O mecanismo da capota é de simples operação e bastante rápido. Basta apertar e manter pressionado um botão localizado ao lado do retrovisor interno enquanto o sistema realiza o movimento. Por segurança, quando o mecanismo está em operação uma mensagem no painel informa que a capota não está segura. Ao final, a mensagem muda para “Movimento capota dobrável concluído”.

A operação pode ser feita em velocidades de até 50 km/h, mas o recomendado é fazê-la sempre com o carro parado. Um detalhe é que, com o teto fechado, a versão conversível fica com a mesma silhueta do cupê.

Com preços na casa dos R$ 305 mil reais o carro vale a pena. É claro que não é para o bolso do consumidor médio, mas para quem tem condições, o Camaro vale a pena pois é um automóvel que entrega tudo o que promete.

O Chevrolet Camaro SS 2017

Na sua versão 2017, o Chevrolet Camaro ganhou mudanças em todas as suas partes. A começar pelo design, mais curto e alongado. Os faróis seguem o design clássico, com luzes diurna de LED. No capô, novas entradas refrigeram freios e o motor V8, além de “oferecer” um novo caminho para o vento, influenciando também na questão aerodinâmica.

As janelas estão mais curtas, e são totalmente controladas pelo motoristas.As rodas de 20 polegadas e os pneus mais largos também dão ao carro – baixo – o aspecto agressivo e sempre pronto pro ataque. Na traseira, a versão SS conta com aerofólio exclusivo suspenso, sustentado por três pilares.

A versão testada era na cor Preto Ouro Negro, mas o carro também está disponível em Branco Summit, Vermelho Tinto, Azul Ocean e no famoso Amarelo Lemon Peel.

Ítens de série

O Chevrolet Camaro 2017 vem de fábrica com partida remota pela chave ou por botão no painel, sistema de destravamento das portas por aproximação (keyless) e carregador de celular wireless. Sistema de som Bose, oito airbags, alerta de movimentação traseira e ponto cego com sensor de aproximação repentina também estão presentes.

Seguindo o resto da linha da Chevrolet, o Camaro também traz multimídia Mylink com Android Auto e Apple Car Play.

Outra característica da linha 2017 é o sistema de vetorização do torque (Torque Vectoring). Ele usa recursos do controle eletrônico de estabilidade em curvas, possibilitando que as rodas recebam quantidade distinta de torque conforme a demanda.

O Chevrolet Camaro SS 2017 está chegando às concessionárias da marca neste primeiro trimestre.

Veja as fotos:


Ficha técnica Chevrolet Camaro SS 2017


Motor (combustível): 6.2 16V V8 a gasolina

Potência: 461 cv  (339 kW / 454,6 hp) @ 6.000 rpm

Tração Traseira

Aceleração 0 a 100 km/h: 4,2s

Torque: 62,9 kgfm (617 Nm) @ 4.400 rpm

Transmissão: Automática 8 velocidades com Active Select  (possibilita a troca manual de marchas no volante)

Dimensões: Comprimento (mm): 4.784
Largura (mm): 1.897
Altura (mm): 1.340
Entre-eixos (mm): 2.812

Direção: Elétrica

Suspensão: Dianteira: Tipo McPherson com barra estabilizadora
Traseira: Multi-link independente

Freios: Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Tambor

Pneus:: Dianteiros: 245/40 ZR20 Run Flat
Traseiros: 275/35 ZR20 Run Flat

Rodas: Dianteiras: 20 x 8.5 – Alumínio
Traseiras: 20 x 9.5 – Alumínio

Porta-malas: 208 litros

Tanque: 72 litros

Preços: Por volta de R$ 305.000,00

Leia mais

Autos Giros com o Chevrolet Cruze Sport6 Turbo LTZ... Versão Sport6 Turbo do Chevrolet Cruze ganha novo visual, mais tecnologia e sistema de estacionamento semi-automático. Preços da versão LTZ partem de R$ 105.900 Por Daniel Jacques Um dos grandes sucessos da Chevrolet na virada para 2017 foi, sem dúvida, o novo sedan Cruze. O Autos Giros teve a opo...
Autos Giros com o Chevrolet Tracker LTZ 2017 Motorização igual a do Cruze, novo visual e pacote tecnológico são os principais destaques da nova versão do SUV Tracker LTZ Por Daniel Jacques Apresentado para o mercado brasileiro nos primeiros dias do ano às vésperas do Salão de Detroit, o novo Chevrolet Tracker 2017 trouxe uma série de novidad...
Autos Giros com o Chevrolet Cobalt Elite 2017 Versão Elite traz itens exclusivos que ampliam a elegância do modelo equipado com o novo motor 1.8 de 111 cv Por Daniel Jacques O sedan Chevrolet Cobalt 2017 foi o quinto modelo testado pela equipe do Autos Giros em longa duração. A versão Elite, top de linha, traz toda a qualidade do sedan com al...
Chevrolet Camaro 2019 acelera ainda mais estilo e ... A nova versão do esportivo chega às concessionárias no primeiro trimestre do próximo ano com o potente motor 6.2 V8 de 461 cv O Chevrolet Camaro 2019 chega para reforçar sua atitude superesportiva com um design ainda mais imponente, transmissão automática sequencial de 10 marchas além dos inédit...

One Response to Fast-drive: Chevrolet Camaro SS 2017

  1. Fernando disse:

    Bela máquina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *