Peugeot Instinct Concept: autônomo sem perder o prazer do automóvel

Peugeot Instinct Concept: autônomo sem perder o prazer do automóvel. Foto: Divulgação

Quem nunca sonhou com um carro que nos compreenda e conheça a ponto de prever mínimos desejos? Pensando nisso, a Peugeot está apresentando um conceito inovador que permite que você escolha seu modo de condução, suas sensações, seu movimento: o Peugeot Instinct Concept.

“Desenvolver um carro autônomo é um desafio estimulante. Trata-se de reunir os opostos, uma condução ativa e um modo independente, tudo com um objetivo: ser sempre uma fonte de prazer e suscitar emoções. Peugeot Instinct Concept é o primeiro conceito de carro autônomo que não negligencia o prazer do automóvel. ”, Gilles Vidal, diretor de Estilo da Peugeot.

Peugeot Instinct Concept

Peugeot Instinct Concept: autônomo sem perder o prazer do automóvel. Foto: Divulgação

O Peugeot Instinct Concept evolui com todos os objetos conectados para trazer a mobilidade de uma nova maneira. O carro integra os dados que motorista quiser compartilhar, provenientes do smartphone e do relógio de pulso conectado.

As atividades cotidianas agora são realizadas sem interrupção. De casa ao trabalho, passando pelo lazer, o Peugeot Instinct Concept oferece um novo leque de utilizações, com total fluidez.

Para o usuário, a fluidez da condução é inédita. O carro programa os equipamentos: modo de condução, regulagem das interfaces e dos bancos, ambiente luminoso, sistema HiFi, etc. Todavia, o Homem mantém o poder de decisão, podendo escolher o modo de condução manual ou deixar o carro assumir o comando graças ao modo Autonomous.

Peugeot Instinct Concept: autônomo sem perder o prazer do automóvel. Foto: Divulgação

Os quatro modos permitem uma gestão bastante sutil. O Drive Boost foca numa condução dinâmica. O Drive Relax lança mão dos ADAS (Advanced Driving Assistance Systems) para auxiliar o condutor. Por exemplo, a comutação automática dos faróis altos/baixos ou o controle de velocidade ativo.

Em modo Autonomous Soft o conforto é privilegiado. Assim, os deslocamentos podem ser um pouco mais longos, propícios para assistir a um filme, ler ou descansar. Enfim, o modo Autonomous Sharp otimiza os tempos de deslocamento e adota um comportamento na estrada preciso e eficiente.

Responsive i-Cockpit

Peugeot Instinct Concept: autônomo sem perder o prazer do automóvel. Foto: Divulgação

“O carro autônomo abre um novo campo de criatividade, propiciado por novas utilizações. Com o Peugeot Instinct Concept e o Responsive i-Cockpit, nós criamos novas maneiras de sentir prazer com um veículo, declara Matthias Hossann, responsável pelos carros conceito da Peugeot.

O ambiente do condutor revela uma cinemática aérea durante a transição entre os modos Drive e Autonomous. O volante compacto e a lâmina que sustenta os toggle switches são escamoteados no painel de instrumentos. Ao mesmo tempo, o pedal de acelerador também é ocultado. Veja abaixo:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Qualquer que seja o modo ativado, o condutor mantém o controle do veículo. Embora isto seja evidente no modo Drive, essa particularidade do Peugeot é instigante no modo Autonomous. Ao lado da tela de 9.7’’ localizada no console central, o i-Device permite comandar as ações. Basta um único gesto, por exemplo, para ultrapassar o veículo à frente.

Em modo Drive, os mostradores holográficos fornecem as informações relativas à condução: velocidade do veículo, repartição entre as duas energias do grupo motopropulsor PHEV, carga da bateria. A retrovisão digital alerta quando um veículo se encontra no ponto cego.

Design atemporal

Peugeot Instinct Concept: autônomo sem perder o prazer do automóvel. Foto: Divulgação

As proporções do Peugeot Instinct Concept baseiam-se na grande tradição dos fabricantes de carrocerias. O longo capô esconde os 300 cavalos de potência desenvolvidos pelo grupo motopropulsor PHEV. As caixas de roda com curvas generosas exprimem a aderência ao solo e a potência deste veículo com tração nas quatro rodas.

A face dianteira apresenta um olhar intensamente expressivo. Como a pupila dos olhos, no centro de cada farol de LED encontra-se uma câmera. Esse dispositivo óptico varre o entorno do veículo para alimentar os sistemas de ajuda à condução. A grade apresenta uma permeabilidade diferente dependendo da localização.

Essa estrutura semi-côncava abriga um Leão com acabamento dicróico azul-verde, cuja percepção varia de acordo com o ângulo de visão. Além disso, no modo Autonomous, sua base ganha uma animação em tons de branco.

De ambos os lados dos faróis, a assinatura luminosa estende-se por toda a altura da máscara dianteira. Ela é acionada a partir de 90 km/h com um foco duplo. Os dois fachos luminosos são unidos na parte inferior por uma lâmina, conferindo apoio suplementar na dianteira.

Peugeot Instinct Concept: autônomo sem perder o prazer do automóvel. Foto: Divulgação

Na parte superior, o teto de vidro rebaixado se aproxima dos passageiros. Esse desenho é destacado pela tonalidade azul profundo, com três camadas de verniz, que recobre toda a carroceria.

Confira a galeria de fotos:

Leia mais

Honda promove estreia mundial do Everus EV Concept Novo modelo elétrico está programado para ser vendido antes do final deste ano a partir da marca Everus, pertencente à GAC Honda A Honda apresentou, durante o Salão do Automóvel de Pequim 2018, o novo Everus EV Concept, carro conceito de veículo elétrico exclusivo da China (EV), A marca pretende ...
Peugeot apresentará o novo 508 no Salão de Genebra... O novo 508 traz toda a sofisticação dos últimos modelos lançados pela marca francesa para um veículo compacto, eficiente e muito tecnológico A Peugeot confirmou que o novo 508 será apresentado globalmente no Salão de Genebra, dia 8 de março. Nesta nova versão, o modelo traz uma estrutura mais com...
Peugeot 2008 ganha série especial Style No quesito conforto, a versão exclusiva traz itens diferenciados como ar-condicionado dual zone automático e rodas de liga-leve de 16 polegadas A Peugeot apresenta ao mercado brasileiro a série especial limitada 2008 Style. Com preço sugerido de R$ 82.990, o SUV compacto que traz o exclusivo Peug...
Peugeot, Citroën e DS têm novo Diretor de Marketin... O novo responsável pela área das três marcas tem uma relação estreita com o grupo, do qual faz parte desde 1999 Antoine Gaston-Breton é o novo diretor de marketing das marcas Peugeot, Citroën e DS no Brasil. O executivo de origem francesa, responsável pelo marketing da Peugeot desde agosto de 201...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *