Avaliamos: Chevrolet Spin Activ 2017

Chegou a vez da Chevrolet Spin Activ 2017 passar por uma semana de testes pela equipe do Autos Giros:

Por Daniel Jacques

A versão aventureira do compacto Chevrolet Onix foi o primeiro modelo avaliado pelo Autos Giros. Agora chegou a vez da sua “prima” Spin, também na versão Activ, passar por uma semana de testes pela nossa equipe. O monovolume ganhou importantes melhorias na versão apresentada no último Salão do Automóvel de São Paulo.

Na base, o modelo traz o mesmo ótimo padrão de conforto de outros modelos da linha 2017 da Chevrolet, como o Prisma, o Cobalt (que em breve também será avaliado aqui no Autos Giros) e o próprio Onix, tanto na versão normal quanto na Activ. O interior também mantém as características do resto da linha, incluindo agora sistema OnStar.

Se quem olha de fora acha que ela é grande, quem entra na Chevrolet Spin Activ 2017 tem certeza. O espaço interno é ótimo, e a comodidade começa pelos bancos, que trazem revestimento esportivo exclusivo.

Direção elétrica progressiva

O monovolume da marca da gravatinha dourada traz direção elétrica progressiva, que assegura mais segurança com a mudança da “pegada” do volante conforme a velocidade do momento. Isso garante leveza para manobras ao mesmo tempo em que proporciona um voltante mais firme nas ruas ou na estrada, por exemplo.

Os detalhes de acabamento em preto da versão Activ ao invés do marrom das versões LT e LTZ também ajudam a lhe dar um perfil mais esportivo e elegante.

Porta-malas e estepe

Diferente das outras versões, a Spin Activ vem apenas com configuração de cinco lugares. Em contrapartida, os 26,4 centímetros a mais de comprimento asseguram ótimo espaço para os passageiros do banco traseiro, mesmo com 710 litros de porta-malas.

O estepe na traseira também é um grande diferencial da configuração Activ. Diferente, porém, de modelos como a Ford Ecosport, o pneu sobressalente não “sobe” junto com a porta quando se abre o bagageiro. Ao invés disso, a Chevrolet apostou em um sistema de duas etapas.

Primeiro é necessário destravar o estepe da porta. Isto pode ser feito através de uma alavanca no suporte da roda ou com o controle remoto do carro. Em seguida, o suporte precisa ser deslocado para o lado esquerdo até o fim, caso contrário a porta traseira não abre totalmente. Só então é possível carregar ou descarregar o porta-malas.

Como medida de segurança, um dos parafusos que unem a roda ao sistema está posicionado de dentro pra fora, de forma que só é possível retirá-lo com o destravamento eletrônico do suporte.

Motorização

O motor 1.8 de 111 cavalos de potência segura bem e com leveza o monovolume que, apesar de grande, anda com suavidade. A transmissão automática de seis velocidades foi aperfeiçoada, com trocas mais rápidas, o que garante uma melhor resposta também do propulsor.

Melhorias Spin 2017

As alterações técnicas da versão 2017 causaram uma mudança na distribuição de peso da Chevrolet Spin 2017. Por isso, suspensões e amortecedores ganharam novos acertos. A altura livre do solo é oito centímetros maior do que as versões LT e LTZ.

Outro grande diferencial do modelo, apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo 2016, é o sistema de grade ativa. Ele abre e fecha automaticamente a grade frontal do carro de acordo com a velocidade e refrigeração do motor. Quando fechada, o ar passa mais “direto” apenas pelas laterais, reduzindo o arrasto. Além disso, diminui também as emissões de CO2 e o consumo de gasolina. Por fim, o veículo acelera mais rapidamente e atinge maiores velocidades.

Exterior esportivo

O visual da versão Activ da Chevrolet Spin 2017 traz uma série de itens que o tornam um modelo diferenciado. Na frente, o “começo” do aplique preto que percorre toda a parte inferior do carro.

O aplique ganha adesivos alusivos à versão aventureira na lateral, acompanhados pela “saia”. Na traseira, além do estepe externo, as lanternas escurecidas dão um bom contraste com a cor Branco Vintage do modelo testado. O rack de teto completa o visual exclusivo.

Outra característica exclusiva da versão Activ são os pneus de 16 polegadas. A polegada a mais do que o resto da linha também ajuda a aumentar a distância em relação ao solo.

Itens de série

A Chevrolet Spin Activ 2017 traz os mesmos itens de série das demais versões. Isto inclui o Chevrolet MyLink com tela de sete polegadas sensível ao toque e Bluetooth. O  modelo conta ainda com ar-condicionado, retrovisores e os vidros elétricos. Além disso, ela traz airbag duplo, freios ABS com EBD, volante multifuncional com controle do telefone e velocidade de cruzeiro, e sistema OnStar.

Conclusão

A Chevrolet Spin, líder de vendas entre os monovolumes em 2016, trouxe importantes melhoras técnicas em relação ao seu antecessor. Na versão Activ, adiciona-se ainda o visual esportivo e o estepe externo.

O carro se mostrou muito eficiente e prático não só para quem gosta deste tipo de veículo, mas também para os amantes de viagens em família. A média de consumo foi de 9.1 km/l na cidade e 13.4 km/l na estrada

A Spin também pode ser uma ótima opção para motoristas profissionais, tanto no caso de taxistas ou para transporte executivo. Isto porque, além de espaço interno, seu amplo bagageiro garante conforto também para as malas.

O preço da versão Activ, atualmente por volta de R$ 70.000, parece adequado. Por suas características, ela pode ser uma boa solução para uma série de necessidades. A crescente quantidade de Spin que se vê no trânsito nos últimos tempos ajuda a atestar a qualidade do monovolume da Chevrolet.


Ficha técnica Chevrolet Spin Activ 2017


Motor (combustível): 1.8 ECO Flex

Potência: Gasolina: 106 cv (78 kW / 105 hp) @ 5200 rpm
Etanol: 111 cv (82,0 kW / 110 hp) @ 5200 rpm

Torque: Gasolina: 16,8 mkgf (165 Nm) @2800 rpm
Etanol: 17,7 mkgf (174 Nm) @2600 rpm

Transmissão: Automática de seis velocidades

Dimensões: Comprimento (mm): 4.624
Largura (mm): 1.764
Altura (mm): 1.686
Entre-eixos (mm): 2.620

Direção: Elétrica progressiva

Suspensão: Dianteiros: Independente tipo McPherson
Traseiros: Semi independente com eixo de torção

Freios: Dianteiros: A disco ventilado
Traseiros: A tambor

Pneus:: Radiais 205/60 R16

Rodas: Alumínio 6,5J x 16

Porta-malas: 170 litros

Tanque: 53 litros

Preços: A partir de R$ 70,000

Notícias relacionadas

One Response to Avaliamos: Chevrolet Spin Activ 2017

  1. Fernando Mota disse:

    Bela matéria Daniel. Parabéns!
    Agora o estepe fica ridículo,rsss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: