Hiroto Saikawa substitui o brasileiro Carlos Ghosn como novo CEO da Nissan

O Conselho de Administração da Nissan decidiu que, a partir de 1º de abril de 2017, Hiroto Saikawa assumirá a função de CEO (Chief Executive Officer) da companhia. A decisão segue recomendações do Presidente do Conselho de Administração e CEO da Nissan, o brasileiro Carlos Ghosn.

Ghosn continuará como Presidente do Conselho de Administração. Seu mandato deve ser renovado na próxima assembleia geral, marcada para junho deste ano.

Esta mudança na gestão da empresa já estava planejada. Ela é resultado da recente expansão da Aliança Renault-Nissan sob o comando do brasileiro. Entre as mudanças ocorridas na gestão atual estão a inclusão da Mitsubishi Motors, que posicionou a Aliança entre os maiores grupos automobilísticos do mundo.

Carlos Ghosn continua

Hiroto Saikawa substitui o brasileiro Carlos Ghosn como novo CEO da Nissan. Foto: DivulgaçãoO atual CEO permanece como Presidente do Conselho de Administração das três empresas da Aliança e CEO do Grupo Renault. Seu objetivo agora passa a ser principalmente a expansão da gestão da Aliança, como Presidente do Conselho e CEO. Nesta função, ele vai garantir que todas as oportunidades disponíveis para as empresas membro da Aliança sejam totalmente aproveitadas.

“Tenho certeza de que a equipe de direção que desenvolvi na Nissan nos últimos 18 anos tem o talento e a experiência necessários para atingir as metas estratégicas e operacionais da empresa. Agora que assumi novas responsabilidades na Mitsubishi Motors, decidi que esta é a hora certa para Hiroto Saikawa me suceder como CEO da Nissan”, disse Ghosn.

O executivo comentou ainda que “Como Presidente do Conselho de Administração da Nissan, continuarei supervisionando e orientando a empresa. E isto tanto de forma independente como dentro da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Esta mudança foi planejada e vai me permitir dedicar mais tempo e energia na gestão estratégica, evolução operacional e expansão da Aliança. Assim, todas as empresas que fazem parte dela se beneficiarão das vantagens competitivas oferecidas pela escala da nova estrutura. Estou comprometido em apoiar a evolução e expansão da Aliança e vou continuar a trabalhar para cada membro dela quando e onde for necessário”.

Entra Hiroto Saikawa

Hiroto Saikawa substitui o brasileiro Carlos Ghosn como novo CEO da Nissan. Foto: DivulgaçãoHiroto Saikawa é atualmente co-CEO da Nissan e Diretor Representativo (Representative Director). Entre abril de 2013 e outubro de 2016, ele foi Executivo-Chefe de Competitividade da Nissan (Chief Competitive Officer). Saikawa entrou para a Nissan em 1977 e, desde 1999, ocupou uma série de posições na alta administração da empresa.

Entre elas se destacam Presidente dos Comitês de Direção das regiões Américas e Europa, bem como Vice-Presidente Executivo de Compras. Além de suas responsabilidades na Nissan, Saikawa é o atual Presidente da Associação de Fabricantes de Automóveis do Japão (JAMA). Ele também foi membro do Conselho de Administração da Renault, entre 2006 e 2016.

“Gostaria de agradecer ao sr. Ghosn e ao Conselho de Administração da Nissan pela confiança depositada por meio desta nomeação. Sob o Conselho do sr. Ghosn e com o apoio da excelente equipe de líderes que foi construída na Nissan, terei o foco em manter a performance e o desenvolvimento da empresa, além de fazer com que a Nissan continue a contribuir para o sucesso da Aliança”.

Deixe uma resposta