Vela desgastada pode aumentar o consumo de combustível

Dica NGK: Vela desgastada pode aumentar o consumo de combustível. Foto: Divulgação

Com a nova política do governo federal, o preço da gasolina oscila semanalmente. Por isso, e para ajudar o motorista a economizar combustível, a NGK, empresa especialista em sistema de ignição, ressalta a importância da manutenção da vela de ignição.

A vela de ignição é o componente responsável por garantir que o combustível seja queimado de forma corret. Por isso, seu bom funcionamento tem influência direta no consumo de gasolina ou etanol.

Vela é segurança

“Além do gasto de combustível, velas desgastadas podem causar falhas no motor. Sem contar dificuldades na partida e até um aumento de emissões de poluentes”, explica o consultor de Assistência Técnica da NGK, Hiromori Mori.

Segundo o especialista da NGK, nem sempre o motorista percebe quando a vela de ignição começa a dar problema.  Como consequência, o veículo passa a consumir mais combustível. “Por isso, a checagem é tão importante”, diz Mori.

A vela com funcionamento irregular também pode causar danos em componentes como cabos, bobinas e catalisador. “Em geral, o valor da troca dos componentes é superior ao da revisão preventiva. Por isso, indicamos a checagem das velas a cada 10 mil quilômetros ou conforme orientação da fabricante”, alerta o consultor de Assistência Técnica.

Deixe uma resposta