Audi RS 3 Sportback acelera novo motor e visual mais agressivo

Audi RS 3 Sportback acelera novo motor e visual mais agressivo. Foto: Divulgação

O novo Audi RS 3 Sportback chegará apresentado durante o Salão do Automóvel de Genebra deste ano. Ele chega com o motor de cinco cilindros mais potente do mundo em produção, maior dinamismo e um visual ainda mais agressivo.

“O RS 3 Sportback oferece aos nossos consumidores uma introdução atraente ao universo RS” afirma Stephan Winkelmann, CEO da Audi Sport GmbH. “Desde 2011 o esportivo compacto se provou extremamente bem-sucedido no mercado. Com o novo motor de cinco cilindros, ele está entre os melhores de sua categoria.”

De 0 a 100 km/h em 4,1 segundos

Por trás da performance do RS 3 Sportback está o motor de cinco cilindros mais potente do mundo em produção – o 2.5 TFSI. O propulsor entrega 400 cv de potência e é 26 kg mais leve ao anterior. O torque máximo de 480 Nm é disponibilizado a partir dos 1.700 rpm, e se mantém constante a até 5.850 giros.

Dessa forma o modelo consegue acelerar até os 100 km/h em 4,1 segundos. Sob demanda, a Audi pode aumentar a velocidade máxima de 250 km/h para 280 km/h.

Para uma melhor preparação da mistura de combustível, o novo motor 2.5 TFSI emprega a dupla injeção direta no coletor de admissão e nas câmaras de combustão. Na exaustão, o Audi valvelift system controla a duração de abertura da válvula dependendo da aceleração e velocidade do motor.

Tração quattro

A transmissão S tronic de dupla embreagem e sete velocidades e a tração integral permanente quattro transferem a potência do cinco-cilindros para a estrada. A embreagem eletro-hidráulica multi-plate distribui o torque variável entre os eixos.

A tração quattro é integrada ao sistema de dinâmico de direção Audi drive select. O mesmo acontece com a direção, o câmbio S tronic, o motor e as abas de escape ajustáveis. Como opcional, a suspensão RS sport com amortecedores adaptativos pode ser incuída.

Design RS

Externamente, o RS 3 Sportback traz grade Singleframe brilhante colmeia, grandes entradas de ar e acabamento angular nas soleiras. Com a redesenhada lâmina no para-choque dianteiro, a frente do carro tem aparência mais larga.

Faróis de LEDs com a distinta assinatura de iluminação da marca são de série, e os faróis matrix de LEDs são oferecidos como opcionais. Na traseira há um elegante spoiler, difusores de ar e saídas de escapamento ovais.

O logo quattro, localizado na parte de baixo da grade Singleframe, dá o toque final na aparência dinâmica do carro, assim como o emblema RS 3 na grade e na tampa do porta-malas.

Interior Sportback

O sistema de informação ao motorista centralmente posicionado inclui indicador de aumento de pressão, termômetro de óleo e contador de voltas. O painel totalmente digital Audi virtual cockpit mostra dados do sistema de infotainment e está disponível como opcional.

Uma tela especial RS desloca o tacômetro centralizado. Nas laterais, informações sobre torque, força G e pressão dos pneus. No modo manual, uma escala de cores indica ao motorista o momento para a troca de marcha. Isto pode ser realizado tanto pelos shift paddles ou pela alavanca seletora quando o motor se aproxima da rotação máxima.

Esportividade

O RS 3 Sportback é equipado com bancos esportivos revestidos de couro Napa de série. Como opcionais, são oferecidos bancos RS e encostos de cabeça integrados nos bancos dianteiros. Emblemas RS são estampados nos encostos dos assentos de ambas as configurações.

O volante esportivo de couro da linha RS tem base aplanada e traz botões para a operação do sistema de infotainment. O principal elemento de controle é o botão rotativo e de pressão localizado no túnel do console central. Um touchpad pode ser integrado na superfície do botão opcionalmente. Com ele é possível rolar a tela, dar zoom e escrever textos.

Audi connect

Um módulo LTE traz os serviços do Audi connect a bordo, incluindo navegação com Google Earth e Google Street View. Ele também pode trazer informações sobre preços de combustíveis, previsão do tempo, viagem e trânsito. O aplicativo Audi MMI connect permite aos usuários transferir seus calendários de smartphones para o sistema MMI.

Em velocidades de até 65 km/h, o traffic jam assist mantém o carro a uma distância segura do veículo da frente. O sistema também pode assumir a direção por alguns momentos. Além disso, o assistente de emergência freia o carro automaticamente se necessário. Ao mesmo tempo, o cross traffic assist avisa quando um veículo cruza a traseira. Este recurso é bastante útil quando o motorista está saindo de uma vaga de estacionamento, por exemplo.

Lançamento

Encomendas para o RS 3 Sportback e o RS 3 Sedan podem ser feitas na Europa a partir de abril. O lançamento oficial está marcado para o mês de agosto.

Deixe uma resposta