Renault apresenta SUV Captur em duas versões e preços a partir de R$ 78.900

Renault apresenta SUV Captur em duas versões e preços a partir de R$ 78.900. Fotos: Divulgação

A Renault lançou nesta terça-feira (14) o novo SUV captur. Este é o primeiro dos três modelos do segmento que a marca francesa deve apresentar este ano no mercado brasileiro. O Captur traz design elegante e duas opções de motorização, e preços a partir de R$ 78.800.

O design segue a nova identidade visual da Renault. As linhas são assinadas pelo Technocentre da marca, na França, em parceria com o Renault Design América Latina (RDAL),. Destaque para a pintura biton, ou seja, a possibilidade de ter o teto em uma cor diferente do restante do veículo.

Projeto mundial liderado pela Renault Tecnologia Américas (RTA), o Captur rodou mais de 1.000.000 de quilômetros apenas no Brasil. Com a intensa rodagem, foi possível desenvolver novas suspensão, carroceria e arquitetura eletrônica, entre outros.

São duas opções de motorização: o primeiro é o recém-lançado 1.6 SCe de 120 cavalos, que oferece economia e prazer ao dirigir. Além dele, há também o 2.0 16V, de 148 cv, opção para quem busca ainda mais desempenho.

Os dois motores trazem tecnologias que a Renault desenvolveu na pista de Fórmula 1. Em matéria de segurança, todas as versões saem de fábrica com quatro airbags e controle de estabilidade (ESP).

Filosofia “Life”

O primeiro capítulo da história do Captur começa em Genebra, em 2011, com a apresentação do carro-conceito de mesmo nome dentro da filosofia “Life”. A marca então criou seis carros diferentes – SUV, minivan, esportivo, hatch, compacto e furgão – para seis fases distintas da vida de uma pessoa. O conceito, uma das atrações do Salão do Automóvel de São Paulo de 2012, inspirou a criação do Captur europeu, em 2013.

“O design do Captur mistura elegância e linhas bem marcadas. A pintura biton garante um efeito harmônico e traz o grande barato da personalização. O desenho do Captur reflete a nova identidade da marca”, afirma Vincent Pedretti, chefe de design do RDAL – Renault Design América Latina.

A dianteira traz luzes diurnas de LED, no formato de “C” ao redor dos faróis de neblina. Essa configuração alonga a grade inferior e transmite elegância. Os faróis são modernos e têm desenho fluído, enquanto o capô tem dois vincos bem marcados.

Na lateral, há um grafismo cromado na parte inferior das portas, acompanhando a linha de cintura elevada. O SUV chama atenção pelas linhas fluidas e lateral esculpida, além dos músculos formados pela carroceria acima do para-lama traseiro. As rodas de 17’’, disponíveis com dois desenhos, integram o conjunto em perfeita harmonia.

A traseira traz lanternas de LEDS, ponteira do escapamento cromada e um friso cromado abaixo do porta-malas que percorre quase toda a extensão do para-choque, dando a impressão de que o Captur é um modelo ainda mais largo.

Interior moderno

O Captur estreia um novo quadro de instrumentos. O quadro associa um velocímetro digital e displays em formato de meia-lua de cada lado. O computador de bordo digital é visualizado logo acima do conjunto. O interior ainda pode receber o acabamento em dois tons, dependendo da versão.

A pintura em biton oferece originalidade e personalização. São oferecidas 13 combinações de cores, incluindo 9 combinações em biton. O teto do Captur pode ser preto ou marfim. A carroceria pode ser preta, branca, marrom, laranja, marfim, vermelha, prata ou cinza.

Dimensões exatas

O Captur acomoda cinco passageiros com o conforto, graças aos 4,33m de comprimento e 2,67m de entre-eixos, os maiores números do segmento. Mesmo no banco traseiro, três pessoas podem viajar confortavelmente.

A posição de direção (ponto H) é a mais elevada entre os SUVs concorrentes e somada com a maior área envidraçada do segmento, melhoram o campo de visão e trazem além do conforto, mais segurança para o condutor. Os bancos R-Confort trazem bidensidade e formato concha proporcionando mais ergonomia e acomodando melhor o motorista e os passageiros.

Graças a integração das lanternas à tampa traseira, o Captur tem uma das maiores áreas de acesso ao porta-malas do segmento SUV. O porta-malas é o maior entre seus concorrentes e tem capacidade para 437 litros.
O novo Renault Captur tem os maiores ângulos de entrada e saída do segmento.

O conforto acústico também é um ponto alto do SUV. O modelo é extremamente silencioso, seja em situações urbanas ou na estrada.

O modelo conta com 12 porta-objetos úteis e práticos para o uso diário, localizados nos painéis das portas, console central, painel de bordo e porta-luvas.

Conectividade

O Captur possui o MEDIA Nav disponível em todas as suas versões. De forma intuitiva e com no máximo quatro cliques, o consumidor acessa e configura qualquer funcionalidade da central multimídia, através da tela touchscreen de polegadas. Ela conta com GPS integrado, bluetooth, câmera de ré, eco-scoring e eco-coaching. Além de todas estas funções, o sistema é integrado com o comando satélite que possibilita ao motorista acessar tudo sem tirar as mãos do volante.

O SUV traz chave cartão que possibilita a ignição simplesmente com a presença do cartão no interior do veículo. Já a abertura e o travamento das portas e do porta-malas acontecem por aproximação ou afastamento, sem necessidade de tocar no cartão.

O novo SUV oferece também uma opção de condução mais confortável e segura: toda a gama inclui de série o controle de velocidade de cruzeiro (cruise control), que atua conjuntamente com o limitador de velocidade. O sistema é ideal ao conduzir por uma zona de velocidade controlada.

O sensor crepuscular é um sistema inteligente que capta a luminosidade do ambiente e acende as luzes automaticamente conforme a necessidade. Além disso, o sensor de chuva ativa o limpador de para-brisas caso seja necessário.

A direção do novo Captur é eletro-hidráulica com esforço variável. Ou seja, o fluxo de óleo é gerenciado por uma bomba elétrica, que atua de forma independente em relação à velocidade do motor.

A necessidade de assistência é determinada de forma mais eficiente, com base na velocidade do veículo. Quando a assistência não é necessária, a bomba elétrica é desativada temporariamente. Este sistema garante maior conforto e economia de combustível.

Os retrovisores laterais são rebatíveis eletricamente e o modelo oferece apoio de braço para o condutor (na versão Intense). Ar condicionado automático, velocímetro digital e vidros elétricos nas quatro portas também estão presentes.

Segurança é prioridade

Toda a gama do novo Renault Captur traz de série o controle eletrônico de estabilidade (ESP), sistema que garante maior segurança nas curvas ao corrigir movimentos que podem fazer o veículo sair da trajetória normal. Há ainda o controle eletrônico de tração (ASR), sistema que proporciona maior aderência em diferentes tipos de superfícies.

O SUV traz de série em todas as versões quatro airbags de série (dois frontais e dois laterais). Outro destaque do modelo é a incorporação do sistema de fixação ISOFIX para duas cadeirinhas infantis no banco traseiro.

Todas as versões contam de série com luzes de rodagem diurna LED (DRL), freios ABS, auxílio de frenagem de emergência (AFU) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD). Todos estes sistemas são de grande utilidade nas situações em que o freio é exigido com maior intensidade, garantindo maior segurança a bordo do veículo.

A assistência de partida em rampas (HSA) é acionada quando o carro se encontra em uma inclinação superior a 3°. Este sistema freia o carro por até 2 segundos, auxiliando a arrancada em ladeiras e trazendo conforto e segurança.

Outra novidade são as luzes de conversão chamadas de Cornering Lights, que são integradas aos faróis de neblina dianteiros. Estas são acionadas automaticamente ao girar o volante, permitindo melhor visibilidade em áreas de menor luminosidade.

Por último, a câmera de ré e os sensores de estacionamento traseiros permitem guiar e informar o condutor sobre a presença de obstáculos próximos.

Motorização e câmbio

O Captur pode ser equipado com o novo motor 1.6 16V SCe, lançado na linha Renault no final de 2016 com foco em economia e prazer ao dirigir. Ele oferece 120 cv a 5.500 rpm com etanol e 118 cv a 5.500 rpm com gasolina. Em torque, são 16,2 kgfm a 4.000 rpm seja com etanol ou gasolina. Vale destacar que 90% do torque do motor 1.6 SCe já é oferecido a 2.000 rpm, garantindo ótimas retomadas.

Ou ainda com o confiável 2.0 16V, que ganhou evoluções em 2016 ficando mais econômico. Este propulsor alcança 148 cv a 5.750 rpm quando abastecido com etanol e 143 cv a 5.750 rpm quando abastecido com gasolina. A oferta de torque é de 20,9 kgfm a 4.000 rpm, quando abastecido com etanol, e 20,2 kgfm a 4.000 rpm com gasolina.

Quando equipado com o motor 1.6 16V, o SUV recebe uma transmissão manual de cinco velocidades. Já a versão movida pelo 2.0 16V, destinada a quem procura ainda mais desempenho, traz câmbio automático.

Tecnologia

O Captur traz em todas as versões o sistema Energy Smart Management (ESM) de regeneração de energia. A solução foi “herdada” da Fórmula 1, e ganha as ruas nos carros da Renault. Durante a desaceleração do carro, o motor continua girando sem consumir combustível.

Nesse momento, o alternador automaticamente passa a recuperar energia e enviá-la para a bateria, que aumenta sua carga sem consumo de combustível. Durante a aceleração, o alternador não precisa “roubar” energia do motor para enviar à bateria, já que houve a carga na desaceleração.

Ainda com foco em economia de combustível, o modelo conta com a função Eco Mode, que é ativada com um simples apertar de um botão localizado logo abaixo da alavanca de câmbio. Por meio desta função podem ser alterados padrões de uso e otimizado o consumo de combustível, com uma economia de até 10%.

Como complemento, o indicador de troca de marcha (GSI) alerta com precisão, conforme a situação, qual é o momento indicado para mudar de marcha, conforme a condição de condução, rotação do motor e posição do pedal do acelerador.

Versões do Renault Captur

O Renault Captur é oferecido em duas versões, com duas opções de motorização e câmbio:

O Renault Captur Zen com motor 1.6 SCe  16V tem transmissão manual e vem com quatro airbags (dianteiros e laterais). Além disso ele conta com controle eletrônico de estabilidade (ESP), controle eletrônico de tração (ASR) e assistente de partida em rampas (HSA).

A primeira versão traz ainda freios ABS, ISOFIX, direção eletro-hidráulica, volante com regulagem da altura e ar-condicionado. Rodas aro 17 polegadas de liga leve, vidros elétricos, alarme perimétrico, chave-cartão hands free, comando de áudio e celular na coluna de direção (comando satélite) também estão incluídos. Além destes, o assento do condutor com regulagem de altura também é destaque.

Por fim, o sistema CAR (travamento automático das portas a 6 km/h), Luzes diurnas em LED, retrovisores rebatíveis, piloto automático com indicador e limitador de velocidade. Os opcionais Media Nav + Câmera de Ré e pintura biton completam o modelo.

O Renault Captur Intense 2.0 ganhou câmbio automático. Ele ainda acrescenta rodas aro 17 diamantadas, apoio de braço, Media Nav 7” e câmera de ré. Ar-condicionado automático, sensor de chuva, farol de neblina com função Cornering Light, sensor crepuscular também estão presentes. Como opcionais ele traz ainda bancos em couro e a pintura biton.


Ficha técnica Renault Captur 2017


Motor (combustível): 1.6 16V
2.0 16V

Potência: 120 cv / 5.500 rpm (1.6 a etanol)
118 cv / 5.500 rpm (1.6 a gasolina)
148 cv / 5.750 rpm (2.0 a etanol)
143 cv / 5.750 rpm (2.0 gasolina)

Torque: 16,2 kgfm a 4.000 rpm (1.6 etanol e gasolina)
20,9 kgfm a 4.000 rpm (2.0 etanol)
20,2 kgfm a 4.000 rpm (2.0 gasolina)

Transmissão: Manual (1.6)
Automática  (2.0)

Dimensões: Comprimento (mm): 4.330
Largura (mm): 1.810
Altura (mm): 1.62
Altura livre do solo (mm): 212
708 mm de posição de direção (Ponto H)
Ângulo de entrada: 23°
Ângulo de saída: 31°

Preços: A partir de R$ 78.900

Leia mais

Avaliação – Renault Captur Intense 1.6 2018... O Renault Captur é o primeiro modelo avaliado pelo CarPoint News que o Autos Giros publica graças a uma parceria com o site carioca do jornalista Marcus Lauria Por Marcus Lauria, do CarPoint News (texto e fotos) A Renault não perdeu tempo e lançou logo o Captur, para atrair aqueles compradores de ...
Marina Ruy Barbosa vira sereia para conquistar um ... Como uma sereia capturada pela beleza do Captur, atriz seduz o dono de um SUV da marca francesa A atriz Marina Ruy Barbosa, embaixadora da Renault no Brasil, surge em um papel inédito em sua carreira na primeira campanha 360 de marca francesa. Como uma sereia capturada pela beleza do Captur, ela ...
Renault apresenta novas versões do SUV Captur com ... O Captur X-tronic CVT é fruto do desenvolvimento da equipe de engenharia da Renault Tecnologia Américas (RTA) O Renault Captur, SUV lançado no início do ano pela marca francesa, acaba de ganhar novas versões com câmbio X-Tronic CVT. Serão duas configurações de acabamento com a nova transmissão: Z...
Renault aumenta sua fatia no mercado nacional Empresa terminou o mês de abril com uma fatia de 7,8% de participação no mercado brasileiro A Renault está ampliando sua fatia de atuação no cenário automotivo nacional. A montadora terminou o mês de abril com 7,8% de participação no mercado brasileiro. O resultado é 0,1 ponto percentual superior...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *