Grupo Renault apresenta resultados globais de 2016

Grupo Renault apresenta resultados globais de 2016

Alavancado pelo dinamismo de seu plano “Renault – Drive the Change”, em 2016 o Grupo Renault teve um aumento nas vendas globas pelo quarto ano consecutivo. Com isso, ele se tornou o grupo automobilístico francês número 1 no mundo, com 3.182.625 veículos emplacados em um ano.

Os emplacamentos de veículos de passeio e utilitários do Grupo Renault em nível mundial registraram uma alta de 13,3%, em um mercado em progressão de 4,6%. A participação de mercado mundial do Grupo é agora de 3,5% (+0,3 ponto ante 2015). As marcas Renault e Dacia apresentaram recorde de vendas. A Renault mantém a posição de primeira marca francesa no mundo. Já o volume de vendas da Renault Samsung Motors aumentou 38,8%.

O Grupo continua a se beneficiar do dinamismo do mercado automobilístico europeu (+7%), registrando uma progressão em seus emplacamentos de 11,8%, com 1.805.290 veículos, para uma participação de mercado de 10,6%.

Fora da Europa, o Grupo atingiu um recorde de vendas, registrando aumento de 15,3% em um mercado em alta de 5,2%. Todas as regiões tiveram aumento tanto em volume como em participação de mercado.

“Em 2016, batemos um novo recorde, com mais de 3,18 milhões de veículos vendidos. Nossa estratégia de renovação da gama e expansão geográfica iniciada há vários anos é um sucesso. Isto permite que o Grupo aumente significativamente seus volumes e ganhe participação de mercado em cada uma de nossas regiões”, destacou Thierry Koskas, Membro do Comitê Executivo e Diretor Comercial do Grupo Renault.

Segunda marca na Europa

Na Europa, a participação de mercado de passeios e utilitários do Grupo registrou uma alta de 0,5 ponto, para 10,6%. Os emplacamentos aumentaram 11,8%, para 1.805.290 veículos. O Grupo registra vendas em alta na totalidade dos países da região.

A Renault teve mais um ano de crescimento e se torna a segunda marca da Europa.  Com 1.390.280 emplacamentos (+12,1%), a participação de mercado atingiu 8,1%, em alta de 0,4 ponto.

Em veículos de passeio, a marca Renault teve o maior aumento de participação de mercado na Europa. O crescimento foi de 0,4%, graças, principalmente, à renovação da gama com o Espace, Talisman e a família Mégane. O Novo Scénic teve um bom lançamento, com mais de 19.000 pedidos em um único trimestre.

A Renault mantém a posição de líder no mercado de compactos urbanos. Isto graças ao sucesso do Clio e Captur, que encabeçam o segmento com 215.670 emplacamentos.

Em veículos, a marca Renault realizou 296.187 emplacamentos (+9,9%), com uma participação de mercado de 14,8%.

Onze anos após o lançamento na Europa, a marca Dacia registra um novo aumento em seus emplacamentos em 2016 (+10,8%), batendo um recorde de vendas, com 415.010 unidades no ano.

Veículos elétricos

Renault amplia sua gama de veículos elétricos com Kangoo Z.E. e Master Z.E.. Foto: Divulgação

No mercado de veículos elétricos, a Renault mantém a liderança na Europa. As vendas do Grupo aumentaram (+11%) para 25.648 veículos (com exceção do Twizy). O ZOE mantém a liderança no mercado de VP com 21.735 emplacamentos no ano (+16%), e o Kangoo Z.E. é o líder em VU elétricos, com 3.901 unidades.

Na França, o Grupo Renault teve seu melhor ano comercial em cinco anos. A Renault reforça sua posição de primeira marca de automóveis, com 22,3% de participação de mercado em VP + VU, e a Dacia registrou um recorde histórico de vendas, com mais de 112 mil emplacamentos. Ela é a quarta marca mais comprada por clientes pessoa física.

Expansão do Grupo Renault

O Grupo Renault teve aumento na sua participação de mercado em todas as regiões. A renovação da gama em todo o mundo teve sucessos como o Kwid na Índia,  QM6 e SM6 na Coreia, Kaptur na Rússia, Koleos na China, Mégane Sedan na Turquia e Duster Oroch nas Américas.

Na África Oriente Médio Índia, os emplacamentos do Grupo estão em alta de 36,4%, para uma participação de mercado de 6,2% (+1,7 ponto).

Na Índia, a Renault se mantém como a primeira marca de automóveis europeia. A marca atingiu vendas em progressão de 145,6%. O Kwid registrou 105.745 emplacamentos. A Índia se torna o 8º país mais importante do Grupo (+5 posições, em comparação com 2015).

No Irã, as vendas deram um salto de 110,7% com uma participação de mercado em alta de 3,7% para 8,4%. O Grupo conseguiu voltar a ser um grande player após a reabertura do mercado. A marca duplicou sua participação em um ano, graças ao sucesso de Tondar e do Sandero.

Na região Américas as vendas estão em alta de 0,1% em um mercado em declínio de 4,1%. O Grupo resiste às dificuldades econômicas com uma participação de mercado de 6,5%, em progressão de 0,3 ponto.

Mercado brasileiro

No Brasil, a participação de mercado aumentou 0,2 ponto, chegando a um recorde de 7,5%, em um mercado em recuo de 19,8%. Em 2017, o Grupo se beneficiará de uma novíssima gama de SUV, com Captur, Koleos e Kwid.

A marca Renault continua a se favorecer plenamente da recuperação do mercado argentino. Lá ela teveum aumento nos emplacamentos de 24,8% em um mercado em alta de 9,1%. Um novo recorde de volume e participação de mercado foi atingido na Colômbia, com 21,3%.

 

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: