GM do Brasil completa 92 anos com maior sistema solar da indústria

GM do Brasil completa 92 anos com maior sistema solar da indústria. Foto: Divulgação

A General Motors comemorou nesta quinta-feira, dia 26 de janeiro, 92 anos de atividades no Brasil. Para marcar a data, a GMB inaugurou o maior sistema solar da indústria automotiva.

São 560 metros quadrados instalados no telhado da fábrica em São Caetano do Sul, para fornecer água quente aos chuveiros do vestiário da fábrica, o equivalente a abastecer o consumo diário de 900 casas.

O sistema conta com 280 placas solares e sistemas de bomba de calor, com capacidade para abastecer 300 chuveiros. Isto eliminará a necessidade de uso de vapor e evitará o consumo de gás natural.

Recentemente, sob a marca Chevrolet, a GM lançou o sistema ECO. Trata-se de um amplo pacote de evoluções mecânicas com foco na eficiência energética dos carros. Esse conjunto inclui uma nova geração de motores (1.0 e 1.4) e de transmissões, manual e automática – ambas de seis marchas a partir de então.

Com isso, o veículo passa a ostentar nota máxima em eficiência energética pelo Inmetro e o selo verde do Conpet. As evoluções na eficiência energética dos modelos Chevrolet chegaram em até 31% com o Chevrolet Cruze.

A subsidiária brasileira também desenvolve atualmente modelos com índice de melhoria energética de 12%. Eles tem recuperabilidade superior a 99% e de reciclabilidade acima de 85%.

O trabalho contínuo de melhoria nos processos ainda fez a empresa reduzir 53% do consumo de energia elétrica e 73% de água para produzir um carro de 2003 a 2016. Além disso, 98,5% dos resíduos produzidos como borra de tinta, óleo, metal, plástico, pneus e baterias são reciclados.

Sustentabilidade aos 92 anos

No Brasil, a GM já conta com três fábricas certificadas de acordo com a ISO 50.001, a norma de gestão de energia, sendo a fábrica de São Caetano do Sul a mais recente a receber a certificação em janeiro de 2017. A sede mantém sua arquitetura original até os dias de hoje (acima).

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: