Superesportivo GT bate o recorde de velocidade da Ford: 347 km/h

Superesportivo GT bate o recorde de velocidade da Ford: 347 km/h. Foto: Divulgação

O novo Ford GT tornou-se o veículo de série mais rápido já produzido pela marca. Em testes recentes, o modelo atingiu a velocidade máxima de 347 km/h (216 mph). Combinando motor EcoBoost de mais de 650 cavalos, sistema avançado de suspensão ativa e uma impressionante eficiência aerodinâmica, o supercarro honra a tradição da linha nas pistas.

Nos testes de desenvolvimento realizados no Calabogie Motorsports Park, no Canadá, o Ford GT superou a McLaren 675LT e a Ferrari 458 Speciale. Todos os carros foram preparados em condições idênticas, com fluidos e pneus novos, ajuste ótimo de suspensão e o mesmo piloto.

Os números falam por si:

Ford GT: 2:09,8 min;
McLaren 675LT: 2:10,8 min;
Ferrari 458 Speciale: 2:12,9 min.

Velocidade máxima:

Com 656 cv e torque de 76 kgfm, o novo motor V6 de 3.5 litros é o mais potente já produzido na linha EcoBoost. Ele opera com ampla faixa de potência e gera 90% do torque máximo a 3.500 rpm.

“Nossa expectativa sempre foi que o EcoBoost V6 casaria excepcionalmente bem com o Ford GT. Isto tanto em termos de potência como de eficiência aerodinâmica”, diz Dave Pericak, diretor global da Ford Performance.

“Nós testamos e desenvolvemos esse propulsor no Daytona Prototype que disputou a categoria IMSA por duas temporadas. Ele também equipou o próprio Ford GT no ano passado. Estamos extremamente satisfeitos com o seu desempenho, tanto na pista como nas ruas.”

O peso seco do Ford GT chega a 1.360 kg, o que o coloca entre seus dois principais concorrentes, a McLaren 675LT e a Ferrari 488. A sua relação peso-potência é de 2,17 kg/cv.

“O Ford GT é totalmente focado em desempenho”, diz Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto Global da Ford. “Conseguimos uma considerável redução de peso com a arquitetura de fibra de carbono. Então, reinvestimos parte dessa economia onde ela é mais importante: no desempenho, especialmente na dinâmica ativa. O resultado é um carro ainda mais rápido.”

Os sistemas de dinâmica ativa, tanto na suspensão como na aerodinâmica, são projetados para o carro ter ótima força descendente, de arrasto e estabilidade em qualquer velocidade. Assim ele alcança uma configuração mais rápida com pilotos de qualquer nível de habilidade.

Com vitórias como a de Le Mans e IMSA em 2016, o Ford GT já provou sua força. O modelo de série compartilha muitos aspectos com a versão de competição. Ambas contam com recursos avançados de aerodinâmica e suspensão.

Leia mais

Ford EcoSport sem estepe na traseira chega em feve... Outra novidade é a tecnologia Run Flat, que permite que o pneu rode até 200 km sem pressão A esperada versão da Ford EcoSport sem o estepe traseiro finalmente chegará as ruas brasileiras no próximo mês. Exclusiva da versão top Titanium, a novidade vem acompanhada pelo renovado design do SUV e a ...
Fernando Calmon | De fatos a boatos Começo de ano dos mais movimentados, tanto no Brasil quanto no exterior. Entre as notícias que chamaram atenção, um comunicado interno da GM interpretado como possibilidade da empresa se retirar do País. Não há sustentação nos fatos. Depois de anunciar, em 2018, 20 novos produtos, de 2019 a 2022, a...
Ford e Volkswagen anunciam aliança global Parceria não prevê fusão, mas inclui o desenvolvimento de picapes médias, veículos elétricos e autônomos A Volkswagen AG e a Ford Motor Company anunciaram durante o Salão do Automóvel de Detroit, no começo de janeiro, o primeiro acordo formal de uma ampla aliança que permitirá às empresas aument...
Ford anuncia lançamento da picape Ranger Storm par... Apresentada como teste de mercado no Salão do Automóvel, picape ganhará as ruas do Brasil no próximo ano Em seu tradicional encontro de fim de ano com a imprensa, em São Paulo, a Ford confirmou que a Ranger Storm, apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo, será lançada oficialmente no Brasi...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *