Toyota apresenta nova linha Etios 2018 com novidades no design

Toyota apresenta linha Etios 2016 com novidades no design. Foto: Divulgação

A Toyota está lançando no mercado brasileiro a linha Etios 2018 com desenho renovado. O novo design foi desenvolvido localmente no Centro de Design da marca no Brasil.

A linha Etios 2018 mantém ainda de todas as características que fizeram do compacto um dos poucos modelos a obter crescimento em vendas no ano passado. Entre elas, o seu potente motor de entrada Dual VVT-i de 1.3 e 98 cv e a transmissão automática.

Também permanece o painel de instrumentos digital TFT com visor de 4.2 polegadas – o Toyota Smart Screen.

Em 2016, a Toyota comercializou 67.768 mil unidades do Etios em suas versões hatch e sedã no país, crescimento de 10% em relação a 2015, e exportou outras 26.408 para a Argentina, Paraguai, Uruguai e Peru.

As vendas da linha Etios 2018 têm início em 24 de janeiro, em toda a Rede de Concessionárias Toyota, com preços a partir de R$ 45.990,00 na versão com motor 1.3 Dual VVT-i de 98 cv de potência.

Visual renovado

O Etios 2018 segue com as mesmas versões já disponíveis no mercado atualmente. A diferença é que a partir de agora, toda a linha ganha um design externo renovado, recentemente introduzido nas versões Ready e Platinum.

Como destaques, tanto a versão hatch como a sedã contam com novo desenho da frente, destacando os novos para-choques dianteiros e traseiros e a nova grade, que confere ao modelo uma sensação de maior dinamismo.

Além disso, a versão XLS inclui saias laterais (antes disponível apenas na Platinum), enquanto a Platinum ganhou um detalhe cromado na grade dianteira e tapetes de carpete.

Versões e equipamentos

Com ampla lista de itens de conforto e conveniência desde a versão de entrada X, a linha Etios 2018 traz de série itens como o Toyota Smart Screen, computador de bordo, antena externa do tipo short pole e banco traseiro com encosto rebatível.

O modelo também possui direção eletroassistida progressiva (EPS); ar-condicionado; abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro.

Seguem na lista de itens de série alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sendo o do motorista com função auto-down; travas elétricas; entre outros itens de conforto, conveniência e segurança, além dos obrigatórios airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS de última geração.

Etios XS 2018

A versão XS adiciona os seguintes itens à versão X: sistema de áudio que reproduz arquivos de MP3 com função Bluetooth® e entradas auxiliar e USB; controle de velocidade de cruzeiro (versão automática); controle de áudio e do computador de bordo no volante; difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados; abertura do porta-malas por meio de um botão.

Ela também conta com bancos com tecido em duas cores; descansa-braços no assento do motorista (somente na versão automática); alto-falantes e tweeters; além da função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando o cálculo e o monitoramento do valor gasto durante uma viagem.

1.. 2.. 3.. Ready!

A edição especial Ready já conta com o design renovado desde o ano passado. Ela é baseada na versão XS hatch com transmissão automática e tem acessórios internos exclusivos.

Entre os itens estão bolsa organizadora e tapetes para porta-malas; suporte para bolsas/mochilas; sensor de estacionamento traseiro na cor do veículo e sistema multimídia Toyota Play, antes presente somente na versão topo de linha Platinum, com áudio, Bluetooth®, TV digital, DVD e GPS integrado.

Versão XLS

A versão XLS agrega todos os equipamentos da versão XS, mais rodas de liga leve de 15 polegadas (nas versões X e XS as rodas são de 14 polegadas e revestidas por calotas); sistema de áudio com tela touch screen, que permite espelhamento de smartphones.

Outros destaques são os faróis de neblina; acabamento cromado na tampa do porta-malas; revestimento do volante em padrão couro; retrovisores externos com indicadores de seta integrados e acabamento dos bancos Comfort Drive (padrão couro).

Etios aventureiro

A Cross, disponível apenas na carroceria hatch, não possui alteração de design, já que conta com detalhes exclusivos que enaltecem sua vocação aventureira. No entanto, se diferencia da XLS pelo desenho das rodas de liga leve, costura exclusiva dos bancos, manopla do câmbio com acabamento em couro e jogo de tapetes com a inscrição Cross.

O compacto top

A versão topo de linha Platinum conta com todos os itens da versão XLS, mais rodas de liga leve de 15 polegadas com design esportivo; manopla de câmbio em couro; máscara negra na lanterna traseira; detalhe cromado na grade; aerofólio (na versão sedã); tapetes de carpete e sistema multimídia Toyota Play, com áudio, Bluetooth®, TV digital, DVD e GPS integrado.

Motorizações

A linha Etios 2018 segue com os mesmos propulsores 1.3 e 1.5, ambos 16V Flexfuel. Eles continuarão sendo produzidos na planta de motores da Toyota inaugurada em 2016, na cidade de Porto Feliz (SP).

Eles contam com a já consagrada tecnologia de duplo comando de válvulas variável Dual VVT-i da Toyota. Este sistema atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão. Como resultado, ele otimiza a queima do combustível de maneira inteligente, refletindo em melhor desempenho e menor consumo.

Detalhes dos motores

– 1.3L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 98 cv a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 88 cv, também a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração é de 12,8 kgfm (com etanol) e de 12,3 kgfm (com gasolina), sempre a 4.000 rpm.

– 1.5L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 107 cv de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 102 cv, também a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração, a 4.000 giros, é de 14,4 kgfm (com etanol) e de 14,0 kgfm (com gasolina).

Ambos os propulsores são construídos com bloco e cabeçote de alumínio, e oferecem a combinação perfeita entre desempenho e durabilidade.

Transmissão manual e automática

A linha Etios 2018 continua sendo equipada com transmissão manual de seis velocidades e automática, de quatro. A partir de agora, contudo, somente as versões X e XS contam com as duas opções, enquanto a Ready, XLS, Cross e Platinum são oferecidas apenas com caixa automática.

Interior sofisticado

Todas as versões têm interior predominante em tons escuros e painel com acabamento Total Black. Os materiais de revestimento das portas e o tecido dos bancos são de alta qualidade.

O painel de instrumentos conta com um display de 4.2 polegadas, com tecnologia TFT de alta resolução (semelhante aos modelos da Lexus e do híbrido Prius), o chamado Toyota Smart Screen. Nele, dois grandes círculos reúnem as informações de bordo: o do lado direito mostra o conta-giros e o termômetro do motor, o esquerdo, o velocímetro e o indicador de combustível.

A tela exibe também diversas informações sobre condução, em projeção tridimensional. Entre elas, a marcha que está sendo utilizada na transmissão automática.

Outro item que transmite sensação de exclusividade é a iluminação clear blue do painel de instrumentos, comum nas versões Ready, XS, XLS, Platinum (hatch e sedã) e Cross.

Segurança

O Toyota Etios foi o primeiro carro compacto do País a conquistar quatro estrelas (de cinco possíveis), em proteção para os passageiros dos bancos dianteiros, no teste de colisão do Latin NCAP.

Para a linha 2018, a Toyota do Brasil manteve os sistemas de segurança do modelo, como o encosto de cabeça e do cinto de segurança de três pontos para o passageiro central do banco traseiro e do sistema de ancoragem de cadeiras de crianças Isofix.

Todas as versões são equipadas com airbag frontal duplo e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), assegurando o controle direcional em frenagens de emergência.

Ciclo Toyota

Toda a linha Etios pode ser negociada pelo Ciclo Toyota. Esta é uma estratégia de vendas da marca que oferece condições especiais na compra de um veículo zero-quilômetro. A modalidade de negócio visa criar benefícios exclusivos para o consumidor por meio de uma relação duradoura com a marca.

A compra no Ciclo Toyota possui três etapas: a primeira refere-se ao valor de entrada, que deve ser de no mínimo 30% do valor total do modelo, variando de acordo com a configuração escolhida entre quaisquer versões da família Toyota Etios.

Na segunda etapa, o cliente parcela parte do valor com pagamento entre 12 a 36 meses. Os valores das parcelas também são reduzidos e chegam a ser até 40% mais baixos que os praticados no mercado. Ao final do parcelamento, restará uma parcela residual, que não poderá ultrapassar 50% do valor total do veículo.

Porém, o cliente não terá que desembolsar qualquer quantia para quitar o residual, uma vez que a Toyota garante a recompra do veículo pela concessionária por, no mínimo, 85% da tabela FIPE. Com isso, o valor pago na recompra quita a parcela residual e ainda contribui para a entrada de um novo veículo – reiniciando, assim, o Ciclo Toyota.


Preços e versões


Modelo: Versão: Preço público sugerido:

Toyota Etios
hatch 2018
X 1.3L 16V manual R$ 45.990,00

X 1.3L 16V automático R$ 50.890,00*

XS 1.5L 16V manual R$ 51.190,00

XS 1.5L 16V automático R$ 56.090,00

Ready 1.5L 16V automático R$ 59.840,00

XLS 1.5L 16V automático R$ 61.390,00

Cross 1.5L 16V automático R$ 64.290,00

Platinum 1.5L 16V automático R$ 64.990,00

Toyota Etios
sedã 2018
X 1.5L 16V manual R$ 50.690,00

X 1.5L 16V automático R$ 55.590,00

XS 1.5L 16V manual R$ 53.990,00

XS 1.5L 16V automático R$ 58.890,00

XLS 1.5L 16V automático R$ 64.190,00

Platinum 1.5L 16V automático R$ 68.390,00

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: