Ford GT expande conceitos com painel digital inovador

Ford GT expande conceitos com painel digital inovador. Foto: Divulgação

A Ford aproveitou o lançamento do superesportivo GT para “reinventar” muitos componentes. Expandindo o conceito de carro conectado, esse avançado painel de instrumentos cria um nova tendência para a próxima década.

Toda essa tendência em tecnologia automotiva pode ser vista no vídeo abaixo.

Configurado automaticamente para cinco modos de direção disponíveis – normal, molhado, esporte, pista e velocidade, tem tela digital de 10 polegadas com gráficos inspirados em corridas para evitar distrações e facilitar a leitura. O objetivo é dar ao motorista as informações que ele precisa para tomar decisões críticas ao levar o carro aos seus limites.

“O foco e atenção do motorista são chaves nesse alto nível de performance”, diz Jamal Hameedi, chefe de engenharia da Ford Performance. “Nós criamos o GT com um painel de instrumentos digital inovador, que muda em cada modo de direção e traz o que é importante e útil para o motorista.”

O seu desenvolvimento utilizou tecnologia de ponta, mas a sensibilidade humana também foi essencial. O piloto Scott Maxwell, da Multimatic, vencedor em Le Mans, atuou como consultor no projeto do painel digital. Em testes no laboratório de simulação ele sugeriu, por exemplo, mudanças no conta-giros. A ideia era ampliar a visão periférica da zona vermelha de rotação do motor EcoBoost V6 e também ajustes na prioridade de informações de desempenho.

A fase final de desenvolvimento foi feita em parceria com fornecedores que estão na vanguarda da tecnologia de telas. A Pektron (projeto eletrônico, desenvolvimento e fabricação) e Conjure (design gráfico). “Dedicamos muito tempo para fazer isso dar certo. O resultado é simples, mas fazer o simples com perfeição pode ser um desafio”, diz Nick Terzes, supervisor de engenharia do Ford GT.

Painel intuitivo

Os cinco modos de direção do Ford GT são selecionados por comandos no volante. Isto para ajudar o motorista a manter a atenção na pista durante as trocas. Em cada modo a tela exibe as informações de um jeito diferente, destacando o que é essencial para aquela condição:

O modo Normal mostra as informações de forma objetiva e profissional. O tema é simples, com velocímetro no centro e indicador de marchas à direita. No alto à esquerda, combustível e temperatura. O conta-giros, em formato de bastão, mostra a faixa de rotação baixa em escala comprimida – o motor avança tão rápido que os giros menores pouco importam para o motorista. A faixa de 3.000 a 7.000 rpm domina o topo da tela.

O modo Wet (molhado) usa muitas informações do modo Normal, com tema azul e o conceito de “chão molhado”. Os gráficos sob o velocímetro simulam o brilho do asfalto molhado, destacando para o motorista o modo selecionado.

O modo Sport muda a prioridade de informações. Traz o indicador de marcha no centro e o velocímetro deslocado para a direita, com menos destaque. Com cor laranja vibrante, é o modo preferido pela maioria dos motoristas de teste.

O modo Track (pista) usa um contraste forte de fundo preto com texto e gráficos em vermelho. Isto para facilitar a visualização em velocidade, com o indicador de marcha e o velocímetro em destaque. Já a temperatura do motor, pressão e temperatura do óleo e nível de combustível – mostrado em porcentagem, em vez da autonomia em milhas – ficam embaixo, à direita.

Modo V-Max

O modo V-Max tem uma tela completamente diferente, objetiva e reduzida.

Criada especialmente para a busca da velocidade máxima, traz um velocímetro grande no centro e conta-giros reduzido a uma só linha com ponto indicador para evitar distração. Temperatura do motor, pressão e temperatura do óleo e pressão do turbo ficam à direita. O marcador de combustível, por sua vez, está no canto superior esquerdo.

Leia mais

Ford entrega as primeiras unidades do novo Ford GT Equipado com motor EcoBoost V6 de 3.5 litros e 655 cv, o novo Ford GT atinge velocidade máxima de 347 km/h A Ford iniciou a entrega das primeiras unidades do Ford GT para clientes da Europa. O primeiro deles na Escandinávia foi o piloto dinamarquês Jason Watt, que recebeu o supercarro numa comemo...
Novo “teaser” da Ford mostra a potênci... Foram utilizados recursos presentes no novo Mustang como o sistema de preaquecimento dos pneus e o controle de arrancada A Ford divulgou mais um vídeo curto da série de lançamento do Mustang no Brasil. O novo vídeo antecipa alguns dos principais atributos do esportivo. Depois de mostrar detalhes ...
Ford apresenta Mustang GT Premium que chega em 201... Esportivo norte-americano vem na versão GT Premium, terá pré-venda em site exclusivo e entregas começarão no final do primeiro trimestre A Ford promoveu uma grande apresentação para anunciar oficialmente a chegada do Mustang no Brasil. A versão escolhida foi a GT Premium com o motor V8 5.0. Com 4...
Ford apresenta os cinco modos de direção do seu no... Cada um dos modos desenvolvidos pela Ford Performance é afinado especialmente para um ambiente de direção O novo Ford GT traz um novo sistema com cinco modos de direção que facilitam a domagem da “fera”. As opções mudam o conceito de que é complicado pilotar um supercarro com mais de 650 cv. Para...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: