Ford GT expande conceitos com painel digital inovador

Ford GT expande conceitos com painel digital inovador. Foto: Divulgação

A Ford aproveitou o lançamento do superesportivo GT para “reinventar” muitos componentes. Expandindo o conceito de carro conectado, esse avançado painel de instrumentos cria um nova tendência para a próxima década.

Toda essa tendência em tecnologia automotiva pode ser vista no vídeo abaixo.

Configurado automaticamente para cinco modos de direção disponíveis – normal, molhado, esporte, pista e velocidade, tem tela digital de 10 polegadas com gráficos inspirados em corridas para evitar distrações e facilitar a leitura. O objetivo é dar ao motorista as informações que ele precisa para tomar decisões críticas ao levar o carro aos seus limites.

“O foco e atenção do motorista são chaves nesse alto nível de performance”, diz Jamal Hameedi, chefe de engenharia da Ford Performance. “Nós criamos o GT com um painel de instrumentos digital inovador, que muda em cada modo de direção e traz o que é importante e útil para o motorista.”

O seu desenvolvimento utilizou tecnologia de ponta, mas a sensibilidade humana também foi essencial. O piloto Scott Maxwell, da Multimatic, vencedor em Le Mans, atuou como consultor no projeto do painel digital. Em testes no laboratório de simulação ele sugeriu, por exemplo, mudanças no conta-giros. A ideia era ampliar a visão periférica da zona vermelha de rotação do motor EcoBoost V6 e também ajustes na prioridade de informações de desempenho.

A fase final de desenvolvimento foi feita em parceria com fornecedores que estão na vanguarda da tecnologia de telas. A Pektron (projeto eletrônico, desenvolvimento e fabricação) e Conjure (design gráfico). “Dedicamos muito tempo para fazer isso dar certo. O resultado é simples, mas fazer o simples com perfeição pode ser um desafio”, diz Nick Terzes, supervisor de engenharia do Ford GT.

Painel intuitivo

Os cinco modos de direção do Ford GT são selecionados por comandos no volante. Isto para ajudar o motorista a manter a atenção na pista durante as trocas. Em cada modo a tela exibe as informações de um jeito diferente, destacando o que é essencial para aquela condição:

O modo Normal mostra as informações de forma objetiva e profissional. O tema é simples, com velocímetro no centro e indicador de marchas à direita. No alto à esquerda, combustível e temperatura. O conta-giros, em formato de bastão, mostra a faixa de rotação baixa em escala comprimida – o motor avança tão rápido que os giros menores pouco importam para o motorista. A faixa de 3.000 a 7.000 rpm domina o topo da tela.

O modo Wet (molhado) usa muitas informações do modo Normal, com tema azul e o conceito de “chão molhado”. Os gráficos sob o velocímetro simulam o brilho do asfalto molhado, destacando para o motorista o modo selecionado.

O modo Sport muda a prioridade de informações. Traz o indicador de marcha no centro e o velocímetro deslocado para a direita, com menos destaque. Com cor laranja vibrante, é o modo preferido pela maioria dos motoristas de teste.

O modo Track (pista) usa um contraste forte de fundo preto com texto e gráficos em vermelho. Isto para facilitar a visualização em velocidade, com o indicador de marcha e o velocímetro em destaque. Já a temperatura do motor, pressão e temperatura do óleo e nível de combustível – mostrado em porcentagem, em vez da autonomia em milhas – ficam embaixo, à direita.

Modo V-Max

O modo V-Max tem uma tela completamente diferente, objetiva e reduzida.

Criada especialmente para a busca da velocidade máxima, traz um velocímetro grande no centro e conta-giros reduzido a uma só linha com ponto indicador para evitar distração. Temperatura do motor, pressão e temperatura do óleo e pressão do turbo ficam à direita. O marcador de combustível, por sua vez, está no canto superior esquerdo.

Leia mais

Ford comemora a produção de 10 milhões de unidades... Como parte da comemoração, mais de 60 proprietários de Mustangs de várias épocas ajudaram a escrever o número 10.000.000 A Ford comemorou a produção de 10 milhões de Mustangs, o carro esportivo mais vendido do mundo há três anos consecutivos e líder do mercado norte-americano nos últimos 50 anos....
Ford Mustang é o cupê esportivo mais vendido do mu... Desde o início da exportação em 2015 até o final de 2017, a Ford já vendeu 418.000 Mustangs no mundo O Ford Mustang foi, pelo terceiro ano consecutivo, o cupê esportivo mais vendido do mundo em 2017 com 125.809 unidades registradas globalmente – segundo levantamento da IHS Markit. Esses dados, co...
Ford Mustang GT: A ciência por trás do ronco empol... Descarga de adrenalina provocada pelo som do escape do Mustang GT usa o mesmo princípio que nos faz pular ao ouvir um trovão O ronco poderoso do motor V8 é uma das assinaturas do Ford Mustang GT que empolga os fãs e faz o carro ser notado em qualquer lugar. O novo modelo 2018, recém-lançado no Br...
Vídeo mostra novo Ford Mustang viajando pelo Brasi... Produção refaz o caminho percorrido pelo Mustang GT ao desembarcar no Brasil, do terminal portuário na Bahia A Ford registrou a primeira viagem do novo Mustang por alguns dos pontos mais famosos do Brasil em um vídeo exibido com exclusividade para a imprensa no evento de lançamento do esportivo e...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *