Conheça a história dos motores Harley-Davidson

Harley Davidson. Imagem: Reprodução

Há mais de 100 anos, os motores V-Twin da Harley-Davidson têm sido o coração das máquinas que inspiraram gerações de motociclistas no mundo todo. Eles os impulsionam a descobrir a sensação única de se pilotar uma motocicleta da marca.

Mais do que meramente motores, os Big Twin da H-D possuem visual e som inconfundíveis. Ao longo do tempo se tornaram lendários, desde os primeiros até os novos Milwaukee-Eight™ que equipam os modelos da linha Touring.

Nove motores

Os nove motores desenvolvidos pela Harley-Davidson ao longo dos anos retratam a evolução da marca em todos os aspectos que contribuem para o melhor desempenho de suas motocicletas. A timeline a seguir apresenta os principais detalhes que os diferenciam entre si.

Atmospheric V-Twin (1909)
Primeiro motor de dois cilindros da Harley-Davidson, o Atmospheric V-Twin surgiu em 1909. Ele recebeu esse nome devido à atuação de suas válvulas pelo vácuo criado durante o curso de admissão do pistão.

Ele ganhou um lugar especial na história da H-D por ser o elemento mais distintivo do design da motocicleta da marca: o motor V-Twin refrigerado a ar de 45 graus.

F-Head (1911 – 1929)
Em 1911, o cofundador e engenheiro-chefe Bill Harley tinha resolvido os problemas de seu design V-Twin com a criação do motor F-Head. O novo propulsor se diferenciava por suas válvulas operadas mecanicamente. Ele foi o principal motor da companhia até a introdução do V-Twin Flathead, em 1929.

A Grande Depressão

Flathead (1929 – 1973)
A grande depressão foi um golpe para a indústria de motocicletas. Na tentativa de atender à demanda, Bill Harley testou várias novas opções de motor. A solução encontrada foi o Flathead, que incluía os designs de quatro cilindros em linha e o “boxer”, de estilos opostos.

Knuckehead (1936 – 1947)
Este foi o primeiro motor da Harley-Davidson a ter componentes e superfícies deliberadamente estilizadas. Mais tarde, esta característica se tornaria um marco do desenvolvimento de produtos da marca. O nome vinha das tampas do cabeçote de alumínio polido brilhante, com dois grandes parafusos dos balancins em cada cilindro.

Com o mesmo ângulo de cilindro de 45 graus que seus antecessores, o motor totalmente novo proporcionou mais potência, parcialmente devido às válvulas no cabeçote.

Com ele, também foi lançado o primeiro sistema de óleo recirculante de circuito fechado H-D. Logo, todos os motores da companhia teriam o novo sistema de cárter de óleo seco e, junto a ele, o emblemático tanque em forma de ferradura em torno da bateria.

Anos 50

Panhead (1948 – 1965)
O Knucklehead definiu a aparência básica dos motores Big Twin posteriores. Eles também inspiraram muitos de seus concorrentes. Em 1948, mudanças importantes foram feitas para a criação de um novo motor. Sua arquitetura básica e deslocamento eram semelhantes ao Knucklehead, e ele recebeu o nome de Panhead.

Ainda mais que o estilo do motor anterior serviu de estímulo para o Panhead, que também tinha cabeçotes de alumínio mais eficientes e tuchos de válvula hidráulicos que eram mais silenciosos e precisavam de menos manutenção.

Shovelhead (1966 – 1984)
O Panhead foi seguido pelo Shovelhead para as motocicletas modelo/ano 1966. Este propulsor apresentou, principalmente, uma melhoria na potência. As duas décadas seguintes viram uma proliferação de novos modelos que passaram a ser equipadas com motores Big Twin. Entre elas, a família Dyna – Super Glide 1971, o Low Rider 1977, o Wide Glide 1980 e muitas outras.

Evolução Harley-Davidson

Evolution (1984 – 1999)
O motor Evolution passou a integrar os modelos de 1984. Com 80 polegadas cúbicas, foi o maior salto no formato dos motores Big Twin até aquele momento.

Tinha um design sem vazamento de óleo, com ruído mecânico reduzido e uma vida útil muito mais longa. Todos os recursos do Evolution que os clientes prezavam foram mantidos no posterior Twin Cam 88.

Anos 2000

Twin Cam (1999 – Até hoje)
O novo motor oferecia comandos de válvulas impulsionados por corrente e aumento de deslocamento. O Twin Cam 88 foi aumentado em 2007, para se tornar o Twin Cam 96™.

Mudanças significativas vieram com os modelos 103 e 110. Juntamente com as várias melhorias do Projeto Rushmore na família Touring, o Twin Cam fez parte do maior projeto de desenvolvimento de produto da história da Harley-Davidson.

Novo motor Milwaukee Eight

Em 2016, a Harley-Davidson lançou Milwaukee-Eight™, o 9º motor da história da companhia. Ele marcou outro importante salto em termos de design de motores da marca.

Com oito válvulas e cabeçotes refrigerados a água ou a óleo, o Milwaukee-Eight oferece o mais alto nível de desempenho de fábrica. Ele honra e conduz o legado do Big Twin para o futuro.

A nome é uma homenagem à cidade americana de Milwaukee (Wisconsin, EUA), berço da Harley-Davidson. Além disso, ele traz quatro válvulas por cilindro (que totalizam oito). Ainda, são oito mudanças principais que refletem diretamente no desempenho inigualável das motocicletas da família Touring.

Os novos motores integram as Touring e são oferecidos em duas versões diferentes e com três variações:

● Milwaukee-Eight™ 107 (107 polegadas cúbicas de deslocamento, 1750 cc): No Brasil, presente nos modelos Street Glide Special e Road King Classic.

● Twin-Cooled™ Milwaukee-Eight™ 107 (107 polegadas cúbicas de deslocamento, 1750 cc): No Brasil, presente na Ultra Limited.

● Twin-Cooled™ Milwaukee-Eight™ 114 (114 polegadas cúbicas de deslocamento, 1870 cc): No Brasil, presente nos modelos CVO™ Limited e CVO™ Street Glide.

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