A3 sedan 2017 acelera ainda mais conforto e esportividade

Primeiro modelo da Audi fabricado no Brasil, o Audi A3 Sedan chega à sua versão 2017. Equipado com motor 1.4, o carro traz novo design de faróis, lanternas, grade e para-choques.

Agora ele passa a contar com volante e alavanca de seta semelhante à do A4 e novos difusores de ar. O console central traz mudança nos botões de acesso ao sistema MMI e duas entradas USB, que dispensam o uso do cabo adaptador, e iluminação interna em LEDs.

Sistema MMI

A estrutura de menus no sistema MMI foi redesenhada, passando a ter o mesmo visual dos modelos TT, A4 e Q7. Por meio da entrada USB, telefones celulares com os sistemas operacionais iOS e Android podem se conectar com o carro por meio do Audi smartphone interface. O sistema permite que certos aplicativos funcionem diretamente na tela do veículo.

Novos equipamentos

O novo A3 sedan tem visual mais esportivo e expressivo. A dianteira traz elementos que remetem ao “irmão maior” A4, com a grade Singleframe ampliada. Além disso, ela traz contornos mais nítidos e os faróis que trazem recortes afiados na borda inferior.

A traseira acentua a largura do novo A3 com o desenho das luzes horizontais iluminadas e a linha de separação acima do difusor redesenhado. Outra novidade é o desenho das rodas, que agora trazem cinco raios.

Performance e eficiência

As versões Attraction e Ambiente contam com o motor 1.4 TFSI Flex produzido no Brasil, com 150 cv de potência e 250 Nm de torque disponível a apenas 1.500 rpm. Um detalhe importante é que os valores de desempenho do motor são idênticos tanto com etanol puro como com gasolina.

O motor com injeção direta de combustível tem seu desempenho potencializado pelo câmbio automático Tiptronic de seis velocidades. Ele oferece a possibilidade de trocas de marchas de forma manual por meio da alavanca seletora ou pelas shift paddles. Esse conjunto mecânico de alta eficiência leva o A3 Sedan da imobilidade aos 100 km/h em 8,8 segundos. A velocidade máxima é de 215 km/h.

Aerodinâmica Audi

A construção leve é um dos conceitos fundamentais do projeto do A3 Sedan. Isto o que levou à utilização de uma ampla variedade de materiais combinados conforme as solicitações de cada parte do chassi, suspensão e carroceria.

Peças de aço de alta resistência constituem 26% da carroceria do A3 Sedan.  Elas são aquecidas até cerca de 1.000o C e, em seguida, resfriadas a aproximadamente 200o C, em uma prensa de estampagem refrigerada a água.

Esse processo cria uma estrutura de ferro e carbono com excepcional resistência à tensão. Assim, as peças que utilizam esses aços de alta tecnologia podem ter paredes estreitas e, consequentemente, menor peso.

Chassi de alto padrão

Com um design complexo e ajuste equilibrado, o chassi do A3 Sedan atende aos mais altos padrões da engenharia automotiva. Tudo começa pela distribuição de pesos otimizada, facilitada pelo fato de o eixo dianteiro estar posicionado bem à frente no carro.

A suspensão dianteira é tipo McPherson, com braços inferiores em V. O subchassi em peça única e os mancais de pivô conjugados aos motores mais potentes são feitos de alumínio. Esses componentes são, em conjunto, seis quilos mais leves que similares de aço. A bitola dianteira é de 1.555 milímetros.

Além de proporcionar conforto e segurança, o sistema de assistência de direção eletromecânica contribui para a eficiência do sedã. Como o motor é montado diretamente na cremalheira, não consome energia quando o carro anda em linha reta.

A força de assistência varia de acordo com a velocidade do veículo. Sua redução de 15,3:1 é esportivamente direta e o diâmetro de giro do carro é de apenas 10,9 metros.

As versões Attraction e Ambiente

O A3 Sedan continuará sendo oferecido nas versões Attraction e Ambiente, e ambas contam com sete airbags para proteção dos ocupantes, airbags de cortina para as janelas laterais dianteiras e traseiras e airbag para proteção dos joelhos do motorista. Outro item de segurança ativa, presente em todas as versões, é o ESP, controle eletrônico de estabilidade.

A versão de entrada, a Attraction, traz de série ar-condicionado, direção eletromecânica, faróis bi-xenônio com ajuste automático de altura e lavadores, rádio MMI com alto-falantes com conexão via Bluetooth, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, bancos dianteiros com ajuste de altura, volante multifuncional e alavanca de câmbio revestidos de couro e vidros laterais e traseiro com isolamento térmico.

Há ainda o sistema start-stop para desligamento e partida do motor quando o carro é imobilizado, como em semáforos e congestionamentos. Este equipamento pode fornecer até 10% de economia de combustível, sobretudo nas grandes cidades. O freio de estacionamento tem acionamento eletromecânico e as rodas são de alumínio com 16 polegadas.

A versão intermediária Ambiente soma aos itens de série do Attraction sensores de luz e chuva, para-brisa com faixa colorida cinza e rodas de alumínio aro 17.

Um dos diferenciais do A3 Sedan Ambiente é a oferta de opcionais, com dois pacotes de equipamentos. O primeiro é o Design, constituído por bancos de couro sintético, diversos porta-objetos e teto solar panorâmico “Open Sky”. O segundo, chamado Ambiente Plus, traz controle de velocidade de cruzeiro, espelho retrovisor com função antiofuscante automática, computador de bordo com display colorido, Audi Sound System e pacote de luzes.


Ficha técnica: Audi A3 sedan


Audi A3 Sedan Attraction

Motor: 1.4 Turbo FSI Flex

Tipo: 4 cilindros em linha, transversal

Cilindrada: 1.395 cm³

Potência máxima: 150 cv* entre 4.500 e 5.500 rpm

Torque máximo: 250 Nm* entre 1.500 e 5.500 rpm

Tração: dianteira

Transmissão: Tiptronic, 6 velocidades

Peso: 1.240 kg

Comprimento: 4.456 mm

Largura: 1.796 mm

Altura: 1.416 mm

Distância entre eixos: 2.637 mm

Porta-malas: 425 l

Tanque de combustível: 50 l

Rodas: 16” 7J

Pneus: 205/55 R16

Aceleração: 0-100 km/h: 8,8 s

Velocidade máxima: 215 km/h

Preço: R$ 115.190,00

* *Tanto com gasolina como com etanol

Audi A3 Sedan Ambiente


Motor: 1.4 Turbo FSI Flex

Tipo: 4 cilindros em linha, transversal

Cilindrada: 1.395 cm³

Potência máxima: 150 cv* entre 4.500 e 5.500 rpm

Torque máximo: 250 Nm* entre 1.500 e 5.500 rpm

Tração: dianteira

Transmissão: Tiptronic, 6 velocidades

Peso: 1.240 kg

Comprimento: 4.456 mm

Largura: 1.796 mm

Altura: 1.416 mm

Distância entre eixos: 2.637 mm

Porta-malas: 425 l

Tanque de combustível: 50 l

Rodas: 17” 7,5J

Pneus: 225/45 R17

Aceleração: 0-100 km/h: 8,8 s

Velocidade máxima: 215 km/h

A3 Sedan 1.4 TFSI Flex versão Ambiente: R$ 124.190,00

* *Tanto com gasolina como com etanol

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: