Toyota fecha 2016 entre as cinco principais marcas do Brasil

Toyota fecha 2016 entre as cinco principais marcas do Brasil. Foto: Divulgação

Em 2016 a Toyota alcançou, pela primeira vez, a 5ª colocação no ranking nacional de vendas de veículos. Além disso, as 180.406 unidades comercializadas e consequente 8,8% de market share também representam a maior participação de mercado em toda a sua história de 59 anos no País.

“Estou muito satisfeito com o desempenho da Toyota do Brasil apesar da queda significativa de todo o mercado nacional. Nossa inédita participação de mercado e o aumento no volume foram conquistas importantes. Fruto do trabalho duro do nosso time brasileiro de fornecedores e concessionárias. Eu também agradeço aos clientes pela preferência e lealdade.”, disse diz Steve St.Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil.

“Continuamos comprometidos com o crescimento sustentável da operação da Toyota no Brasil. Prova disso é o anúncio recente de investimentos para a expansão da nossa nova fábrica de motores em Porto Feliz”, destacou.

Vendas por modelo

O utilitário SW4 consolidou sua liderança na categoria de SUVs médios crescendo. O modelo aumentou suas vendas em cerca de 40% em relação a 2015. Foram 12.175 unidades, fechando o ano com uma participação de quase 53% no segmento.

Pela primeira vez a Hilux tornou-se líder em todo o segmento de picapes médias no Brasil. Ela totalizou 33.969 unidades vendidas, cerca de 3,2% a mais que o total de 2015.

O compacto Etios manteve um bom desempenho e atingiu números recordes de produção desde que começou a ser fabricado e vendido no País, em 2012. Ao mercado nacional, foram destinadas 67.768 unidades.

A evolução positiva da família Etios pode ser observada pelo seu aumento de market share deste, que chegou a 5,8% do segmento de hatches compactos (+1,6% sobre 2015). Já as vendas do Etios Sedã representaram 10,3% do total entre os sedãs compactos (+ 1,1%).

O Corolla manteve liderança no segmento de sedãs médios. O modelo foi responsável por 48% das vendas da categoria com 64.737 unidades comercializadas.

“A Toyota vem se consolidando como um dos principais players do mercado brasileiro. Isto se deve à sua competência tanto na força de vendas, como na produção e no atendimento diferenciado de pós-venda. O resultado é este crescimento sustentável.”, diz Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

Híbridos

O híbrido Prius, que teve sua 4ª geração lançada no Brasil em junho de 2016, chegou à liderança do segmento de híbridos no País ao atingir 485 unidades vendidas no ano. Este total representa um aumento de aproximadamente 128% em relação a 2015. Desde que o modelo começou a ser vendido em território nacional, no início de 2013, foram vendidas 1.139 unidades.

Produção nacional

A Toyota do Brasil encerrou o ano de 2016 com produção recorde de 175.901 unidades. Isto significa um aumento de 1,1% em relação ao ano anterior. O compacto Etios, fabricado na planta da Toyota em Sorocaba (SP), teve 93.598 unidades produzidas. O sedã médio Corolla registrou 82.303 veículos produzidos no período.

Exportações Toyota

Em 2016, a Toyota do Brasil exportou 43.561 de seus veículos produzidos no Brasil para outros mercados da América Latina, desempenho 16% superior ao total registrado em 2015, com 37.496 unidades.

O grande destaque da Toyota do Brasil em exportações foi o compacto Etios, que confirmou a boa aceitação nos seus mercados de destino (Argentina, Paraguai, Uruguai e Peru) e fechou o ano com aumento de 17,5% no total exportado, atingindo 26.424 unidades comercializadas entre os países vizinhos, contra 22.480 em 2015.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: