Toyota fecha 2016 entre as cinco principais marcas do Brasil

Toyota fecha 2016 entre as cinco principais marcas do Brasil. Foto: Divulgação

Em 2016 a Toyota alcançou, pela primeira vez, a 5ª colocação no ranking nacional de vendas de veículos. Além disso, as 180.406 unidades comercializadas e consequente 8,8% de market share também representam a maior participação de mercado em toda a sua história de 59 anos no País.

“Estou muito satisfeito com o desempenho da Toyota do Brasil apesar da queda significativa de todo o mercado nacional. Nossa inédita participação de mercado e o aumento no volume foram conquistas importantes. Fruto do trabalho duro do nosso time brasileiro de fornecedores e concessionárias. Eu também agradeço aos clientes pela preferência e lealdade.”, disse diz Steve St.Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil.

“Continuamos comprometidos com o crescimento sustentável da operação da Toyota no Brasil. Prova disso é o anúncio recente de investimentos para a expansão da nossa nova fábrica de motores em Porto Feliz”, destacou.

Vendas por modelo

O utilitário SW4 consolidou sua liderança na categoria de SUVs médios crescendo. O modelo aumentou suas vendas em cerca de 40% em relação a 2015. Foram 12.175 unidades, fechando o ano com uma participação de quase 53% no segmento.

Pela primeira vez a Hilux tornou-se líder em todo o segmento de picapes médias no Brasil. Ela totalizou 33.969 unidades vendidas, cerca de 3,2% a mais que o total de 2015.

O compacto Etios manteve um bom desempenho e atingiu números recordes de produção desde que começou a ser fabricado e vendido no País, em 2012. Ao mercado nacional, foram destinadas 67.768 unidades.

A evolução positiva da família Etios pode ser observada pelo seu aumento de market share deste, que chegou a 5,8% do segmento de hatches compactos (+1,6% sobre 2015). Já as vendas do Etios Sedã representaram 10,3% do total entre os sedãs compactos (+ 1,1%).

O Corolla manteve liderança no segmento de sedãs médios. O modelo foi responsável por 48% das vendas da categoria com 64.737 unidades comercializadas.

“A Toyota vem se consolidando como um dos principais players do mercado brasileiro. Isto se deve à sua competência tanto na força de vendas, como na produção e no atendimento diferenciado de pós-venda. O resultado é este crescimento sustentável.”, diz Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

Híbridos

O híbrido Prius, que teve sua 4ª geração lançada no Brasil em junho de 2016, chegou à liderança do segmento de híbridos no País ao atingir 485 unidades vendidas no ano. Este total representa um aumento de aproximadamente 128% em relação a 2015. Desde que o modelo começou a ser vendido em território nacional, no início de 2013, foram vendidas 1.139 unidades.

Produção nacional

A Toyota do Brasil encerrou o ano de 2016 com produção recorde de 175.901 unidades. Isto significa um aumento de 1,1% em relação ao ano anterior. O compacto Etios, fabricado na planta da Toyota em Sorocaba (SP), teve 93.598 unidades produzidas. O sedã médio Corolla registrou 82.303 veículos produzidos no período.

Exportações Toyota

Em 2016, a Toyota do Brasil exportou 43.561 de seus veículos produzidos no Brasil para outros mercados da América Latina, desempenho 16% superior ao total registrado em 2015, com 37.496 unidades.

O grande destaque da Toyota do Brasil em exportações foi o compacto Etios, que confirmou a boa aceitação nos seus mercados de destino (Argentina, Paraguai, Uruguai e Peru) e fechou o ano com aumento de 17,5% no total exportado, atingindo 26.424 unidades comercializadas entre os países vizinhos, contra 22.480 em 2015.

Leia mais

Toyota faz recall dos modelos Corolla, Etios, Hilu... Problema no sistema de airbag dos modelos foi verificado por fornecedor japonês A Toyota do Brasil anunciou nesta manhã que iniciou um recall preventivo de 223.518 unidades do Corolla, 138.346 do Etios e176.866 da picape Hilux e do SUV SW4. Segundo a montadora, no decorrer de uma investigação ...
Toyota lança comunicado de recall dos modelos Hilu... Comunicado explica o defeito apresentado, os riscos e a como proceder para realizar a troca do equipamento A Toyota do Brasil iniciou no dia 09 uma campanha de recall dos veículos Hilux, SW4 e Prius. A campanha abrange um total de 8.435 unidades da picape Hilux, 1.537 unidades do utilitário SW4 e...
Toyota celebra 60 anos de atividades no Brasil A empresa celebra esta importante data de olho no futuro e apostando em novas formas de apoiar a criação de uma sociedade mais inclusiva e sustentável O ano de 2018 é muito especial para a Toyota do Brasil, pois marca o sexagésimo aniversário da empresa no país. Ao longo dessa trajetória, a empre...
Vendas da Toyota crescem 2,7% no primeiro semestre Maior evolução da Toyota ficou por conta do híbrido Prius, cujas vendas aumentaram quase 380% e bateram recorde para o modelo em toda a sua história no País. A Toyota do Brasil alcançou, no fim do primeiro semestre, crescimento em vendas de veículos zero-quilômetro no mercado brasileiro. Com 87.7...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *