Renault Twingo faz história na terra dos cangurus

Renault Twingo na Austrália. Foto: Divulgação

O Renault Twingo “Balarinji” no qual Jean Dulon viveu sua aventura em 1994 acaba de virar patrimônio histórico. Naquele ano, o jornalista francês deu uma volta pelo contorno australiano com o então recém lançado compacto.

Era o ano de 1994, e o modelo chegara trazendo uma nova proposta ao mercado automobilístico. Jean conta que se inspirou no comercial do compacto: “Na época, a propaganda da Renault falava para inventarmos uma vida para combinar com o Twingo. Levei este slogan ao pé da letra e sugeri que a Renault inventasse uma aventura que combinasse com ele. A ideia era promover um encontro entre um veículo tão pequeno como o Twingo com um país tão grande como a Austrália”, conta.

Jean percorreu 25.000 km, sendo oito mil em estradas de terra, durante uma viagem de dois meses pela Austrália. Na viagem, o Twingo se tornou o primeiro veículo com tração em duas rodas a chegar o Cabo York. O local é a ponta mais ao norte da Austrália.

Vale destacar que Jean não tinha GPS ou serviço de assistência contratado. Nas áreas mais remotas, cada posto de combustíveis ficava a centenas de quilômetros do outro. E, antes de voltar à França, o jornalista Jean pediu que artistas locais imortalizassem sua aventura.

Artistas e celebridade

Os artistas australianos John Moriarty (da marca de vestuário Balarinji) e Frank Lee, assinaram a pintura “aborígene” deste Twingo único. Resultado: ao longo das últimas duas décadas o carrinho virou celebridade.

Além de um filme sobre a viagem, o carro também teve matérias publicadas e entrevistas em programas de TV. Em 1995 a Renault utilizou a imagem dele em um comercial. Na peça o slogan era “o Twingo é como um bumerangue: mesmo indo longe, ele sempre consegue voltar”.

Twingo histórico

A aventura não terminou quando ele voltou da Austrália e Jean continuou utilizando seu Twingo “Balarinji” no dia-a-dia, totalizando 250.000 km. Agora, ele praticamente se tornou um patrimônio histórico, tendo sido recentemente adquirido pelo Museu Nacional da Austrália (National Museum of Australia), em Canberra.

Leia mais

Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi alcança 10,76 mi... Ano também foi marcado por uma forte demanda por veículos comerciais leves em todo o mundo A Renault-Nissan-Mitsubishi, a aliança automotiva número um no mundo, vendeu um total de 10.756.875 unidades durante o ano calendário de 2018. A Aliança manteve sua posição de líder mundial de vendas em vo...
Renault fecha 2018 com recorde de participação no ... Entre os destaques da marca estão o Kwid, líder do segmento de entrada com 67.316 unidades emplacadas Em 2018 a Renault manteve a trajetória de crescimento que vem conquistando desde 2010. No ano encerrado em dezembro último a marca francesa alcançou um novo recorde participação de mercado: 8,7%...
Parceria Francesa: ELF e Renault celebram 50 anos ... Trabalho de cinco décadas em conjunto inspirou uma nova linha de lubrificantes especiais para os modelos da montadora A marca ELF vem compartilhando sua expertise em lubrificantes e seu espírito de inovação com a montadora francesa Renault há meio século. Os valores que sustentam esta parceria d...
Pesquisa aponta quais versões do Renault Kwid meno... Entre as três versões, a de entrada Life 1.0 é a que mais desvalorizou no segundo ano de uso Sucesso de vendas desde o lançamento, o subcompacto Renault Kwid se destaca como um dos mais procurados do mercado. Uma boa opção para quem busca custo-benefício, baixo consumo de combustível, espaço em ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *