Volare cria 4×4 exclusivo para região das minas chilenas

O Volare V8L 4x4. Foto: Gelson Melo da Costa/Divulgação

A Volare desenvolveu um veículo especial para operar na região das minas de cobre, no Chile. A fabricante vai fornecer 15 unidades do modelo Volare V8L 4X4 para a Buses JM.

A Buses JM é uma das principais operadoras de transporte nos segmentos de fretamento, rodoviário e turismo do Chile. Os veículos serão utilizados no transporte de trabalhadores de minas em regiões de difícil acesso na Região Andina.

Os Volare 4×4 possuem diversas alterações em relação às versões comercializadas no Brasil. O veículo foi adequado para suportar extrema umidade, baixas temperaturas, corrosão e locais alagados.

De acordo com Roberto Poloni, diretor de engenharia da Volare, entre as mudanças estão o assoalho especial com vedação diferenciada. Isto evitará que, quando submerso, entre água e acabe causando corrosão.

“Aumentamos a abertura das caixas de rodas para uso de correntes nos pneus em caso de neve e lama. Além disso modificamos o sistema elétrico, também em razão das baixas temperaturas, salinidade e umidade. Ainda reposicionamos as baterias em local mais alto em relação ao solo”, explica.

Adaptações do veículo

Para melhor desempenho, em razão da elevada quantidade de poeira e partículas em suspensão, os veículos tiveram o filtro de ar reposicionado, para possibilitar a captação de ar no teto e, para conforto térmico, também receberam sistema de calefação mais robusto, para tornar ainda mais eficiente e rápida a resposta dos aquecedores para a circulação do ar quente.

O Volare V8L 4×4 da Buses JM conta com um conjunto powertrain diferente, com eixo dianteiro tracionado e sistema de transmissão com a opção de utilização 4X2, 4X4 e 4X4 com reduzida. Possui ainda diferencial traseiro auto bloqueante que permite trafegar em regiões de difícil acesso

Um volare exclusivo

O Volare 4X4 tem ângulos de entrada e saída maiores, estepe no bagageiro traseiro, proteção especial para o cárter do motor e para o tanque de combustível. Possui carroceria com saia lateral mais alta, suspensão reforçada, sinalização diferenciada e espelhos que permitem total visualização em torno do veículo, o que proporciona maior facilidade e segurança em manobras e deslocamentos.

Conta ainda com lanternas e luzes laterais traseiras em LED, preparação para câmeras internas e aparelho de GPS, dois faróis de marcha à ré instalados abaixo do vigia traseiro, giroflex azul e mostrador de velocidade. Possui ainda câmera de ré externa, preparação para rádio transmissor e pneus mistos FG85.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: