Nissan apresenta elétrico movido a célula de combustível

Nissan apresentou e-NV200 movido a célula de combustível. Foto: Divulgação

A Nissan apresentou nesta terça (13) o primeiro protótipo de veículo em todo o mundo a ser movido por uma célula de combustível de óxido sólido (SOFC). O evento ocorreu durante o lançamento do programa “Renova Bio 2030”, em Brasília (DF).

O protótipo funciona através de energia elétrica de bioetanol, com autonomia superior a 600 km. O inédito sistema se insere no conceito de Mobilidade Inteligente da Nissan e apresenta uma “Célula de Combustível e-Bio”, com um gerador de potência movido por meio de uma SOFC. Ela utiliza a reação de diversos combustíveis com oxigênio, incluindo etanol e gás natural, para produzir eletricidade altamente eficiente.

O protótipo faz parte do compromisso mundial da Nissan para o desenvolvimento de veículos com emissões zero e novas tecnologias automotivas. A marca japonesa já tem o carro 100% elétrico mais vendido do mundo, o Leaf. Além disso, ela é pioneira em sistemas de mobilidade inteligente.

Primeiro protótipo mundial foi rodando até o Palácio do Planalto e foi visto também pelo Presidente da República.

Primeiro protótipo mundial foi rodando até o Palácio do Planalto e foi visto também pelo Presidente da República.

Neste mais recente desenvolvimento de tecnologia de emissões zero, o protótipo com Célula de Combustível e-Bio é abastecido 100% com etanol para carregar uma bateria de 24kWh que permite uma autonomia de mais de 600 km. A Nissan vai realizar testes de campo em vias públicas no Brasil, usando o protótipo.

Protótipo na Rio 2016

A pesquisa e o desenvolvimento da Célula de Combustível e-Bio foi anunciada pela Nissan em junho, em Yokohama, no Japão. O primeiro protótipo foi revelado mundialmente durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, patrocinados pela montadora.

O motor é limpo, altamente eficiente e funciona 100% com etanol ou água misturada ao etanol. Suas emissões de carbono-neutro são tão limpas quanto a atmosfera, o que será a parte do ciclo natural do carbono.

Além disso, a Célula de Combustível e-Bio oferece a aceleração viva e condução silenciosa de um veículo elétrico, juntamente com os seus custos baixos de manutenção, ao mesmo tempo em que possui a autonomia de um veículo movido a combustível fóssil.

A Célula de Combustível e-Bio oferece transporte ecoamigável e cria oportunidades regionais de produção de energia e utiliza uma infraestrutura que já existe. “No futuro, a Célula de Combustível e-Bio vai se tornar ainda mais ecoamigável, com a possibilidade da utilização do etanol misturado à água, mais fácil e seguro de manusear do que outros combustíveis. Isso, sem a necessidade de se criar uma nova infraestrutura”, afirma François Dossa, presidente da Nissan do Brasil.

Infraestrutura já existente

Primeiro protótipo mundial foi rodando até o Palácio do Planalto e foi visto também pelo Presidente da República.

Primeiro protótipo mundial foi rodando até o Palácio do Planalto e foi visto também pelo Presidente da República.

Combustíveis bioetanol são provenientes principalmente da cana de açúcar e milho. Eles estão amplamente disponíveis em países da América do Norte e do Sul, que dispõem de infraestrutura já estabelecida.

Devido à fácil disponibilidade de etanol e da baixa combustibilidade de água misturada ao etanol, o sistema não é dependente ou restringido pela infraestrutura de carregamento existente, tornando mais fácil para apresentar ao mercado. No futuro, as pessoas só precisarão parar por pequenas lojas de varejo para comprar combustível.

A Célula de Combustível e-Bio vai tornar real a proposta “Nissan Intelligent Power”. Isto promoverá uma maior eficiência e eletrificação dos carros e o prazer da condução. Além de continuar desenvolvendo novas tecnologias de baterias de veículos elétricos, como, por exemplo, as que equipam o Nissan Leaf, o Nissan e-NV200 e o “e-Power”.

O veículo também foi rodando até o Palácio do Planalto e foi exibido ao Presidente da República, Michel Temer.


e-Bio – Protótipo de Veículo Movido a Célula de Combustível


Especificações técnicas:/td>

Veículo de Base: e-NV200/td>

Capacidade da Bateria: 24 kWh/td>

Fonte de Energia: Eletricidade, Etanol/td>

Capacidade do Tanque: 30 litros/td>

Rendimento da SOFC: 5 kW/td>

Autonomia: acima de 600 km/td>

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: