Jaguar XKSS: um felino adormecido pronto para voltar

Jaguar XKSS. Foto: Divulgação

Depois de seis décadas adormecido, o Jaguar clássico XKSS se prepara para voltar ao mercado. A Jaguar Classic apresentou a primeira versão genuína fabricado em quase 60 anos.

A equipe de engenheiros da divisão de operações especiais da marca britânica criou o veículo na cor Sherwood Green. O modelo é uma antecipação à produção de nove veículos, que serão entregues a clientes de todo o mundo em 2017.

Considerado por muitos como o primeiro “supercarro” do mundo, a Jaguar criou o XKSS como uma versão para a estrada do D-Type, modelo de competição vencedor em Le Mans, que foi construído entre 1954 e 1956.

Em 1957, nove veículos foram queimados em um incêndio na fábrica da Jaguar de Browns Lane, na Inglaterra. Por isso, apenas 16 das 25 unidades planejadas do XKSS foram produzidas.

jagxksslaimage161116043

Há alguns meses, a Jaguar anunciou que sua divisão Jaguar Classic fabricaria os nove esportivos XKSS “perdidos” para um seleto grupo de clientes e colecionadores de prestígio. O novo e exclusivo XKSS apresentado em Los Angeles é o resultado de 18 meses de pesquisa e será utilizado como prototipo para a fabricação das nove réplicas.

Esses nove veículos serão totalmente novos e terão os números de chassis da época, recuperados dos XKSS originais. Cada um dos carros será vendido a um preço superior a ‎£ 1 milhão.

O XKSS é a segunda réplica criada pela Jaguar depois dos seis Lightweight E-Type fabricados em 2014. Esse projeto permitiu que a equipe pudesse aprender a desenhar veículos fiéis às especificações da época. Agora, esses conhecimentos se consolidaram com a criação do novo e autêntico XKSS.

O Jaguar XKSS de Los Angeles

jagxkssrear34image16111604

O XKSS apresentado em Los Angeles é uma réplica de época. Sua fabricação foi possível graças à combinação dos desenhos originais  com modernas tecnologias. A equipe de engenharia da Jaguar Classic escaneou várias versões do XKSS de 1957 para confeccionar uma imagem digital completa do veículo. Isso considerando desde a carroceria até o chassi, incluindo todas as peças necessárias.

A carroceria é fabricada com uma liga de magnésio, exatamente igual ao modelo de 1957. Como os moldes dos desenhos originais já não existem mais, a Jaguar Classic criou um novo molde de design personalizado a partir das carrocerias originais.

As réplicas tem especificações originais, como freio a disco Dunlop nas quatro rodas. Elas estão equipadas com uma bomba Plessey e pneus Dunlop nas rodas de liga de magnésio. Sob o capô,  encontramos o motor de 3.4 litros de 262 cv do Jaguar D-Type, com seis cilindros em linha.

jagxkssinteriorimage16111605

No interior, o novo XKSS original exibe uma recriação perfeita dos indicadores Smiths da época. Os detalhes foram feitos com muito cuidado para que a réplica fosse idêntica aos fabricados em 1957. Até nos menores detalhes como a madeira do volante, a costura dos assentos e os botões de metal do painel.

Os veículos postos à venda começarão a ser construídos à mão no começo do próximo ano. A previsão é que serão gastas 10 mil horas de trabalho para fabricar cada novo XKSS.

A Jaguar Land Rover Classic é uma divisão de operações especiais das marcas britânicas. Ela oferece veículos, serviços, peças e experiências a proprietários e admiradores de modelos clásicos da Jaguar e da Land Rover do mundo todo.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: