Pirelli pronta para a temporada 2017 da Fórmula 1

A Pirelli, fornecedora oficial de pneus para a Fórmula 1, já está pronta para a temporada 2017. Os últimos testes foram encerrados na terça-feira após o GP de Abu Dhabi.

As equipes Mercedes AMG, Red Bull Racing e Ferrari emprestaram carros modificados para a Pirelli realizar os testes.

Toda a gama dos novos pneus P Zero com as medidas da temporada de 2017, mais largos, foram apresentados no último GP do ano. Além disso, durante o GP foram apresentado, pela primeira vez os novos padrões das bandas de rodagem dos pneus Cinturato intermediário e de chuva.

Novas medidas

Testes de pneus para a temporada 2017

O pneu dianteiro ficou 60 mm mais largo, indo de 245 mm para 305 mm. O pneu traseiro cresceu 80 mm, indo de 325 mm para 405 mm. Isso significa que os pneus de 2017 estão cerca de 25% mais largos que os atuais. As medidas dos novos pneus de pista seca são:

  • 305/670-13 (dianteiro)
  • 405/670-13 (traseiro)

Os pneus Cinturato intermediários terão um diâmetro de 675 mm, enquanto os pneus Cinturato de chuva terão 680 mm de diâmetro. A medida do aro permanece inalterada na próxima temporada, com 13 polegadas.

Testes diferentes em 2016

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Graças a uma mudança no regulamento esportivo da FIA, o desenvolvimento dos novos pneus de 2017 aconteceu ao longo de 10 sessões, totalizando 24 dias acumulados de pista. O programa de testes usando carros modificados individuais começou no início de agosto, enquanto o último teste foi concluído na semana passada, em Abu Dhabi,.

Carros modificados

Cada uma das três equipes providenciou um carro de 2015 modificado, que foi adaptado de acordo com as diretrizes técnicas específicas da FIA. O objetivo era simular o regulamento da temporada 2017 com mais pressão aerodinâmica, uma pista mais larga e pneus mais largos.

Cada carro completou até agora sete dias de testes com o trabalho igualmente dividido em todos os diferentes compostos de pneus de pista seca, bem como os intermediários e o de chuva.

Testes – Medidas da temporada 2017


Sessão Data Dias  Circuito Carros Tipo Pilotos

1 1-2 de agosto 2 Fiorano Ferrari Chuva Vettel/Gutierrez

2 3-4 de agosto 2 Mugello Red Bull Slick Buemi

3 6-7 de setembro 2 Barcelona Ferrari Slick Raikkonen/Vettel

4 6-7-8 de setembro 3 Paul Ricard Mercedes Slick Wehrlein

5 21-22 de setembro 2 Paul Ricard Mercedes Chuva Wehrlein

5 12-13 de outubro 2
Barcelona
Mercedes
Slick
Rosberg

7 14-15-16 de outubro 2 Abu Dhabi RBR Slick Gasly

8 2-3 de novembro 2 Abu Dhabi Red Bull Chuva Gasly

9 15-16-17 de novembro 3 Abu Dhabi Ferrari Slick Vettel/Fuoco

10 29 de novembro 3 Abu Dhabi As três equipes Slic

A Pirelli está satisfeita com os resultados obtidos até o momento, apesar das obvias dificuldades que as equipes enfrentaram para modificar seus carros de 2015, com o objetivo de simular exatamente a performance esperada para o ano que vem.

Diferenças nos compostos

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Com mais pressão aerodinâmica do que os carros atuais, os modificados não chegam a ter a mesma performance que os carros de 2017. Isto influenciará a forma com que os compostos se comportam.

Alguns desses compostos, projetados com uma nova filosofia e novos materiais, já começaram a atingir os resultados esperados: níveis menores de degradação e maior resistência ao superaquecimento. Isso permite que eles mantenham um nível otimizado de aderência consistentemente.

Porém, todos esses resultados serão validados no início do ano que vem, em condições representativas. Uma complicação vem do fato que alguns dos testes na Europa aconteceram com frio e chuva, limitando sua relevância.

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Em todo o caso, o desenvolvimento continuará ao longo de 2017, para entregar as melhorias que forem solicitadas baseadas em dados obtidos durante as corridas e também para oferecer um produto ainda mais evoluído em 2018.

Tudo isso foi discutido e acordado entre as equipes. A Pirelli já está trabalhando com elas para definir um novo plano de testes para a próxima temporada.

“Eu gostaria de agradecer às equipes que nos permitiram desenvolver nossos novos pneus.usando seus carros modificados. Conseguimos grandes avanços desde que experimentamos os novos compostos pela primeira vez. Estamos satisfeitos com os resultados obtidos pela maioria das especificações”, diz o diretor de Motorsport da Pirelli, Paul Hembery.

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