Nissan lança sistema inteligente de reboque no Japão

A Nissan anunciou que está implementando em sua fábrica japonesa de Oppama um sistema inteligente de reboque de veículos. Chamado de Intelligent Vehicle Towing (IVT), ou Reboque Inteligente de Veículos, o sistema é totalmente automatizado e sem motorista.

Em sua filosofia de “Mobilidade Inteligente”, a Nissan busca fazer com que as relações entre pessoas, automóveis e sociedade sejam cada dia mais empolgantes. Este novo projeto é mais um passo rumo à implementação da “Integração Inteligente da Nissan”. Ele busca, por meio do uso de tecnologias de comunicação, navegação e mapeamento, conectar um carro totalmente elétrico e inteligente à infraestrutura.

Reboque inteligente

Nissan testa reboque autônomo no Japão

Com um elétrico Nissan Leaf modificado, o sistema reboca veículos utilizados no transporte dos automóveis da linha de produção. O deslocamento acontece entre pontos específicos de carga e descarga dentro da unidade industrial.

Ao contrário dos sistemas convencionais, que exigem trilhos ou fitas magnéticas, o IVT não exige qualquer infraestrutura especial. O carro de reboque é equipado com uma série de câmeras e escâneres que detectam as marcações no piso. Ele também monitora meios-fios, obstáculos ou perigos em potencial em torno do veículo.

Nissan testa reboque autônomo no Japão

Ao cruzar informações com dados de mapas e sistemas de geolocalização, o carro-reboque calcula sua própria localização. Ele se locomove pela fábrica respeitando os limites de velocidade próprios às vias internas. Além disso, ele para automaticamente se detectar um obstáculo à frente, e só continua o percurso se detectar que o caminho está livre novamente.

O desenvolvimento

O sistema de logística de Oppama requeria que os veículos acabados fossem transportados por uma equipe de motoristas, Isto durante toda a logística, da linha de produção até a plataforma onde são então embarcados em navios. A introdução do sistema IVT permitirá aumentar a eficiência e produtividade da Nissan.

Nissan testa reboque autônomo no Japão

Foram feitos mais de 1.600 corridas de teste. Os dados armazenados foram utilizados para garantir a confiabilidade do sistema dentro das instalações industriais da Nissan. Também foram desenvolvidos sistemas à prova de falhas e de segurança.  Eles gerenciam os potenciais riscos ou situações inesperadas que o sistema IVT pode ter que enfrentar durante a condução autônoma,

O IVT é mais uma prova da abordagem holística da Nissan em relação à mobilidade, expandindo as vantagens das tecnologias de condução autônoma para além do uso pessoal.

Os dados e aprendizados obtidos por meio deste projeto ajudarão a expandir ainda mais as tecnologias de condução autônoma. Isto está em sintonia com o objetivo da Nissan de oferecer outras soluções aos motoristas e à sociedade.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: