Autos Giros testou: Chevrolet Onix Activ 2017

Chevrolet Onix Activ. Foto: Autos Giros/Divulgação

As novidades do Chevrolet Onix Activ vão muito além do design exterior dominado pela cor laranja burning

Por Daniel Jacques

O Autos Giros abre a série de avaliações com uma das boas novidades do mercado brasileiro em 2016. O novo Chevrolet Onix Activ, que chegou para ampliar a família do compacto da Chevrolet.

Líder de mercado desde 2015, o compacto fabricado em Gravataí (RS) ganhou esta versão especial que, além do visual diferenciado, conta com suspensões recalibradas e um perfil mais agressivo.

O design exterior dominado pela cor laranja burning é a primeira coisa que chama a atenção na versão aventureira. As mudanças, contudo, vão muito além da coloração.

Design mais ousado

gm-onix-detalhe-9

Os vincos no capô dão uma certa “musculatura” ao compacto, e os faróis de máscara negra com filetes de LED somados à nova identidade visual da marca com a grade bipartida dão a ele um aspecto mais ousado.

Também compondo o visual exclusivo, um aplique em preto contorna toda a base do veículo. Integrada à dianteira, ele passa pelas laterais e encontra o para-choque na traseira, dando a ele um toque fora-da-estrada.

As rodas exclusivas são de 15 polegadas. Detalhes que o deixam ainda mais atraente são os retrovisores externos e coluna B pintados de preto. No teto, o rack em forma de “U” completa o visual esportivo.

Mais alto e esportivo

Chevrolet Onix Activ 2017. Foto: Autos Giros/Divulgação

O acerto dinâmico diferenciado, que inclui a elevação da suspensão, deixou o modelo 30mm mais alto, alterando o ângulo de ataque e de saída do veículo. A posição de dirigir, por consequência, mudou também, dando a impressão de que o carro é de uma categoria maior.

Soma-se a isto os pneus maiores, com rodas de 15 polegadas, e os amortecedores também recalibrados, e chega-se a um carro muito confortável para dirigir, mesmo em longas distâncias.

Jogo de cores

gm-onix-interior-02

Assim como o visual externo, o interior também chama a atenção. A harmonia no jogo de cores entre o preto e o laranja burning no painel, nas portas e nos bancos esbanjam esportividade. O acabamento em laranja nas portas “flui” para o painel dos dois lados, “abraçando” os passageiros como se fosse uma peça única, como em esportivos de categorias maiores.

O carro oferece ajuste de altura para o banco do motorista, para o volante e para o cinto de segurança. A parte tecnologia começa com os retrovisores, travas e vidros elétricos. Além deles, a direção também é elétrica e progressiva, o que garante mais segurança.

Chevrolet Onix Activ 2017. Foto: Autos Giros/Divulgação

Conforto e tecnologia

Além de belo e confortável, o Chevrolet Onix Activ também traz muita comodidade ao motorista, com controle do piloto automático, telefone e áudio no volante. Além disso, ele conta com velocímetro digital e alerta de mudança de marcha.

O hatch da Chevrolet conta ainda com controle de velocidade de cruzeiro, câmera de ré, sensor de chuva com ajuste automático de intensidade do limpador de para-brisa e sensor de estacionamento.

Produzido na fábrica da montadora em Gravataí (RS), o compacto esportivo também conta com toda a tecnologia de conectividade da marca. Isto inclui o sistema de infotainment Mylink 2, com bluetooth e agora compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

Sistema Onstar

20161031_094811

Como nos “irmãos” Onix e Prisma, o Onix Activ traz de série o sistema OnStar. A partir de um botão na base do retrovisor interno um atendente pode ajudar a encontrar um local (restaurante, estacionamento), indicar um caminho – que passa a ser mostrado na tela do painel – ou mesmo prestar algum tipo de ajuda ou socorro com agilidade e presteza.

Motorização 1.4 ECO

gm-onix-motor

O Chevrolet Onix Activ está equipado com o motor 1.4 ECO de 106 cavalos de potência com gasolina, acompanhado por uma transmissão automática de seis velocidades (com opção de trocas manuais em um botão da alavanca de câmbio). Durante o teste, o consumo de combustível (gasolina) foi de 11 km/l na cidade e 12.7 km/l na estrada pouco abaixo dos 12,3 km/l (cidade) e 13,8 km/l (estrada) e dos divulgados pela montadora.

Avaliação Onix Activ

gm-onix-34-traz

A Chevrolet foi muito feliz ao configurar a nova versão aventureira do compacto Onix. Além da beleza, que chamou a atenção desde o seu lançamento realizado em setembro em Gramado (RS), as suspensões elevadas – que modificaram a posição do motorista, ampliando a visibilidade e a sensação de controle sobre o carro – também o tornam um hatch diferenciado.

O painel digital, já presente em outros modelos e versões da Chevrolet, também apresenta as informações de maneira bastante clara e intuitiva. Destaque para a velocidade de cruzeiro, que permite manter um ritmo constante, principalmente nas estradas, e para o sistema Onstar.

O volante multifuncional e os comandos no painel também permitem ao motorista controlar todas as funções do veículo sem esforços. Os bancos são confortáveis e, com seus ajustes, podem ficar na posição ideal independente do tamanho do condutor.

O motor 1.4 ECO responde bem às acelerações, e torna o Onix esportivo capaz de acelerar a velocidades de até 120 km/h sem ficar “nervoso”.

O sistema Onstar, de série em toda a linha 2017 da Chevrolet, é um “plus a mais” neste que é um dos lançamentos mais interessantes de 2016.

Ficha técnica Chevrolet Onix Activ 2017


Motor (combustível): 1.4 SPE/4

Potência: 98 cv (72,1 kW/ 96,7 hp) @ 6000 rpm (gasolina)
106 cv (77,9 kW/ 104,5 hp) @ 6000 rpm (etanol)

Torque: 13,0 mkgf (127 Nm) @ 4800 rpm (gasolina)
13,9 mkgf (136 Nm) @ 4800 rpm (etanol)

Transmissão: Manual de 6 velocidades / Automática de 6 velocidades

Dimensões: Comprimento (mm): 3.958
Largura (mm): 1.964
Altura (mm): 1.554
Entre-eixos (mm): 2.528

Direção: Elétrica progressiva

Suspensão: Dianteira: Independente tipo “McPherson”,
Traseira: Semi independente

Freios: Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Tambor

Rodas: Alumínio

Pneus: 175 / 65 R14

Porta-malas: 280 litros

Tanque: 54 litros

Preços: A partir de R$ 57.190

Leia mais

Autos Giros testou: Chevrolet Cruze Sport6 Turbo L... Versão Sport6 Turbo do Chevrolet Cruze ganha novo visual, mais tecnologia e sistema de estacionamento semi-automático. Preços da versão LTZ partem de R$ 105.900 Por Daniel Jacques Um dos grandes sucessos da Chevrolet na virada para 2017 foi, sem dúvida, o novo sedan Cruze. O Autos Giros teve a opo...
Autos Giros testou: Chevrolet Spin Activ 2017 Chegou a vez da Chevrolet Spin Activ 2017 passar por uma semana de testes pela equipe do Autos Giros: Por Daniel Jacques A versão aventureira do compacto Chevrolet Onix foi o primeiro modelo avaliado pelo Autos Giros. Agora chegou a vez da sua "prima" Spin, também na versão Activ, passar por uma s...
Autos Giros testou: Chevrolet Tracker LTZ 2017 Motorização igual a do Cruze, novo visual e pacote tecnológico são os principais destaques da nova versão do SUV Tracker LTZ Por Daniel Jacques Apresentado para o mercado brasileiro nos primeiros dias do ano às vésperas do Salão de Detroit, o novo Chevrolet Tracker 2017 trouxe uma série de novidad...
Autos Giros testou: Chevrolet Cobalt Elite 2017 Versão Elite traz itens exclusivos que ampliam a elegância do modelo equipado com o novo motor 1.8 de 111 cv Por Daniel Jacques O sedan Chevrolet Cobalt 2017 foi o quinto modelo testado pela equipe do Autos Giros em longa duração. A versão Elite, top de linha, traz toda a qualidade do sedan com al...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: