Scania Driver Competitions conhecerá seu campeão amanhã

A primeira final regional do Scania Driver Competitions será realizada neste domingo (27), na Estância Alto da Serra, em São Bernardo do Campo (SP). Neste ano, a competição reúne os três primeiros colocados dos concursos nacionais do Brasil, Argentina, Chile e Peru em uma inédita final latino-americana.

A competição percorreu milhares de quilômetros nos quatro países durante o ano de 2016. Foram 7.286 inscritos na Argentina, 42.516 no Brasil, 3163 no Chile e 2.760 no Peru.

Na foto abaixo, os finalistas brasileiros Ruy Gobby (Joaçaba-SC), terceiro colocado; Eliardo Locatelli (Carazinho-RS, bicampeão) e Luis Carlos dos Santos (Salvador-BA, terceiro).

Scania Driver Competition

Os inscritos realizaram provas teóricas e práticas que percorreram milhares de quilômetros em diferentes cidades de seus países. Cada um dos países elegeu três finalistas, que neste final de semana decidem o primeiro campeão latino-americano do Scania Driver Competitions. 

“Um motorista treinado e bem preparado evita acidentes, reduz o consumo de combustível e, consequentemente a quantidade de emissões de poluentes no transporte de cargas. Por isto esta é uma ação da Scania que traz benefícios não só aos próprios condutores como a toda a cadeia do transporte e da logística e a toda a sociedade”, destaca o presidente da Scania Commercial Operations Americas, Martin Ståhlberg.

As provas teóricas

Neste sábado (27), os 12 finalistas responderão as provas teóricas, valendo pontos. Entre os desafios estão um exame escrito com questões de múltipla escolha, check-list de itens de segurança e manutenção aos quais um motorista de caminhão deve estar sempre atento, e noções de primeiros socorros.

As provas práticas

mmcb

No domingo, os oito melhores classificados entre os 12 finalistas disputarão as provas práticas. Elas testarão as habilidades, a destreza e a agilidade dos competidores. São três fases, todas em competições entre 2 motoristas, e segue na disputa o que terminar a prova primeiro sem cometer faltas.

Para completar a prova é preciso seguir o traçado previsto e derrubar apenas os cones azuis. Caso derrube também ou apenas um vermelho, o finalista deve dar a ré, descer do caminhão, colocar o cone e tentar novamente. Apenas após acertar apenas o azul ele pode seguir a prova ou considerá-la completada.

Boardwalk, Desafio e Super Z

Na primeira prova, chamada Boardwalk, os cruzamentos serão 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6 e 4º x 5º, considerando os resultados do sábado (26).  Os quatro vencedores passam para a segunda prova prática do dia.

No Desafio dos Reis, com dois caminhões frente a frente, o competidor deve seguir uma ordem pré-definida. O mais rápido de cada bateria se classifica para a grande final, e os demais vão para a disputa do terceiro lugar.

A prova final, que também será palco da disputa do terceiro lugar, se chamma Super Z. Ela consiste de um traçado em Z, com cones colocados em locais estrategicamente definidos para testar ao máximo a habilidade dos motoristas.

O vencedor da final será o grande campeão do Scania Driver Competitions 2016.

Vídeo da final brasileira

Confira o vídeo da final brasileira do Scania Driver Competitions for 2016:

A Premiação

Assim como nas finais nacionais, os três primeiros da grande final serão premiados:

1° lugar: Um caminhão Scania zero quilômetro modelo R 440.

2° lugar: Um cartão com as mesmas características,  mas com R$ 25 mil;

3° lugar: Um cartão válido em todos os quatro países com R$ 15 mil para serem gastos em compras;

O Scania Driver Competitions

O Scania Driver Competitions foi criado em 2003 na Europa. Ao longo de 13 anos, a competição reuniu mais de 300 mil motoristas de quase 50 países. Na América Latina, o Scania Driver Competitions foi realizado pela primeira vez na Argentina e no Brasil em 2005. O Chile realizou sua segunda edição neste ano, e o Peru, sua primeira. A ideia é que, para 2018 mais países latino-americanos que contam com a presença da Scania se reúnam na grande final continental do evento.

Leia mais

Mats Gunnarsson é o novo presidente da Scania na r... A Scania anunciou Mats Gunnarsson como novo presidente para as operações comerciais na região das Américas. O executivo será responsável pelas unidades de negócio da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela e Estados Unidos. A Scania conta com mais de 600 pontos de serviços e ampl...
Especial SDC 2016 – Parte 3: A grande final Domingo, 27 de novembro: A final Vai começar o grande dia! Acompanhe-nos no caminho de Luis Carlos dos Santos até se tornar o grande campeão do Scania Drivers Competitions 2016. https://www.youtube.com/watch?v=hZnIbsr5b4g O dia da grande final do Scania Driver Competitions 2016 começou c...
Especial SDC 2016 – Parte 2: O caminho até o... Só no Brasil foram mais de 42 mil inscritos no Scania Driver Competitions 2016. Todos queriam mostrar sua capacidade e profissionalismo e chegar o mais longe possível. Neste ano, o diferencial estava no fim do caminho. A final latino-americana e o caminhão Scania R 440 6x2 que seria dado ao campe...
Especial SDC 2016 – Parte 1: O brasileiro Lu... Em 2016, a Scania realizou a sexta edição do concurso Melhor Motorista do Brasil, o MMCB. Neste ano, contudo, o programa trouxe algumas novidades importantes. at Para começar, o MMCB passou a adotar o nome internacional: Scania Driver Competitions. E, com isso, outra mudança importante: o campeão ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *