Brasdiesel inaugura maior concessionária Scania do mundo

A Brasdiesel, grupo de concessionárias Scania no Rio Grande do Sul inaugurou, no último dia 16, sua nova matriz. Com 54 mil metros quadrados de área e localizada às margens da BR-116 em Caxias do Sul (RS), a nova operação passa a ser a maior concessionária Scania do mundo.

São mais de 16 mil metros quadrados de área construída. Destes, 4.843 m² são dedicados à oficina, 205,9 m² para a área de montagem e 222,75 m² exclusivos para o Centro de Treinamento Regional (CTR) Scania.

Uma marca pioneira

aerea-brasdiesel

A Brasdiesel foi pioneira na comercialização de caminhões e primeira representante Scania no Brasil. Com 60 anos de atuação, o Grupo até hoje líder absoluto no segmento de pesados com 50% de participação de mercado. A construção da nova matriz teve início em 2013, mesmo ano em que celebrou o centenário de nascimento do seu fundador, Olinto Luiz Biazus. “A nossa pedra fundamental ter sido colocada neste solo no ano do centenário do nosso fundador mostra nosso compromisso com o legado e a continuidade do trabalho dele”, ressalta o diretor do Grupo Brasdiesel, Itamar Fernando Zanette.

Segundo Itamar, a nova Brasdiesel nasceu, entre outros fatores, de uma necessidade natural de mercado. “Além da evolução das tecnologias, o aumento do comprimento dos caminhões também nos trouxe a esta nova sede”, explica. Atualmente, a Scania fabrica veículos que chegam a 30 metros da cabine à placa traseira.

Serviços oferecidos

brasdiesel-extra-2

Os mais de quatro mil metros quadrados de oficina oferecem um enorme leque de serviços. O gerente de Peças e Serviços da Brasdiesel, Cláudio Padilha, explica como o espaço está organizado. “De um lado nós temos os boxes maiores, onde cabem até rodotrens de nove eixos. Do outro lado, porém, podemos botar um bitrem de até oito eixos, uma cegonha ou até três cavalos mecânicos simultâneos para atender com tranquilidade”, explica.

A oficina tem capacidade para atender 30 conjuntos de caminhões com implementos ou 90 cavalos mecânicos. A reformadora pode receber 15 caminhões ao mesmo tempo para reparos mais específicos.

Um dos diferenciais da nova Brasdiesel é o fato de que, diferente do que acontece na maioria das concessionárias de caminhões, lá o veículo fica inteiro dentro do prédio. Para isto, portões com dez metros de altura por seis de largura, e boxes com cinco metros de largura. “Além de comodidade, isto é importante pois a região de Caxias do Sul alcança temperaturas negativas no inverno, então isso também traz qualidade ao serviço e ao trabalho dos nossos colaboradores” destaca Padilha.

Óleos e lubrificantes

brasdiesel-oleo

Cada box conta com totens que possibilitam a troca de óleos e lubrificantes enquanto são realizados outros serviços. Nos boxes, os materiais são retirados e colocados nos caminhões através de encanamentos aéreos.

Outro diferencial da nova matriz do grupo é o conceito de ponte rolante, bastante comum em fábricas, mas raro em concessionárias. “Os componentes pesados são levados, via aérea, para uma área de desmontagem, levados à área de lavagem e devolvidos pelo caminho inverso. “Isto também garante rapidez, menos esforço físico e ajuda a conservar o piso”, sublinha Padilha.

Sala dos motoristas

brasdiesel-extra

Com foco no atendimento ao cliente, a nova Scania Brasdiesel conta também com uma sala de motoristas. No local, além de espreguiçadeiras, os profissionais contarão com sala de jogos, TV a cabo e internet. “Isto foi pensado por que eles geralmente são muito apegados ao caminhão, querem saber tudo, acompanhar tudo. E é por isto que este espaço está dentro do espaço da oficina, não na parte externa”, explica Padilha.

Uma oficina dentro da outra

brasdiesel-oficina

Á área de oficina da nova Scania Brasdiesel também conta com três rampas específicas para troca de óleo e uma para geometria. “Aqui são feitos a maioria dos serviços nos quais é necessário mexer embaixo dos veículos. Com estes corredores, nossos mecânicos podem realizar um trabalho mais eficiente”, ressalta o gerente de Peças e Serviços.

Os mecânicos desta oficina nunca deixam seus postos. Caso precisem de peças, eles solicitam ao setor responsável e são atendidos por facilitadores aqui mesmo.

Centro de Treinamento Regional (CTR)

brasdiesel-ctr

A nova operação conta ainda com um box exclusivo para treinamentos do Centro de Treinamento Regional. “Temos uma sala ao lado do último box. Ali os mecânicos realizam a parte teórica, que depois vêm aplicar em um caminhão de verdade”, explica Padilha. A equipe de mecânicos da Brasdiesel foi terceira colocada no Top Team 2015. O Top Team é uma competição realizada pela Scania global, com o objetivo de qualificar os profissionais das concessionárias.

A inauguração da nova Brasdiesel

barral

O evento de inauguração da nova Scania Brasdiesel contou com a presença de diversas autoridades e personalidades, incluindo o governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori e o diretor-geral da Scania no Brasil, Roberto Barral (na foto acima).

O governador gaúcho destacou o que a inauguração significava para o Rio Grande do Sul: “Este é um momento importante não só para a região de Caxias do Sul, mas para o Rio Grande e o país. Certamente esta casa vai refletir de forma muito positivo na economia do nosso Estado”. “Gerará mais empregos, renda e desenvolvimento. Esta é uma demonstração do Rio Grande que dá certo”, destacou o chefe do poder executivo gaúcho.

Para Roberto Barral, a escolha de Caxias do Sul mostra a confiança da marca sueca no Rio Grande do Sul e na tradição da Brasdiesel. “Nós temos a política de colocar sempre o cliente em primeiro lugar, e uma operação como esta é a prova disto”.

Cliente há mais de 30 anos

Renato Scapini, diretor do Grupo Scapini, conta que a transportadora do grupo é cliente Brasdiesel e Scania há 30 anos. “ A Brasdiesel é uma concessionária que atende a região da nossa sede, em Lajeado (RS). Mesmo tendo 19 filiais em todo o Brasil, sempre preferimos comprar com eles”, destaca Scapini.

Planos para o futuro

Apesar de ter recém inaugurado uma operação gigante, o Grupo Brasdiesel já olha para o futuro. A marca possui uma área ainda maior ao lado com mais de 70 mil m². Nestes primeiros tempos esta parte será utilizada como pista de testes, mas o grupo avalia construir um centro de logística.

 

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: