T5 é o primeiro modelo JAC com câmbio automático

JAC T5 CVT 2017. Foto: Divulgação

A JAC Motors inicia um novo momento de sua história no Brasil com o lançamento do novo T5 CVT. O SUV , primeiro veículo da marca com transmissão automática, abre novas perspectivas para ela no mercado nacional.

A montadora espera um aumento rápido no seu volume de vendas com o novo modelo. Isto porque o câmbio automático responde por mais de 75% das vendas no segmento dos SUVs compactos, onde o novo T5 se posiciona.

jac-t5-cvt-110

“Para realizar esse lançamento, conseguimos posicionar o T5 CVT em uma faixa de preços em que competem apenas concorrentes de entrada e com câmbio manual. Numa comparação direta com um dos principais players do segmento, o T5 é mais equipado e custa R$ 20 mil a menos.”, aposta o presidente da JAC Motors, Sergio Habib.

Foram mais de 600 mil quilômetros rodados durante os meses de testes. O resultado é um carro com mudanças específicas para o gosto do brasileiro. A nova calibração da TCU (Transmission Control Unit, ou Unidade de Controle da Transmissão), visa gerar maior agilidade de resposta aos comandos do acelerador.

JAC T5 com câmbio CVT

jac-t5-cvt-88

Com uma caixa de câmbio desenvolvida pela belga Punch Power Train, o SUV chinês conta com os mais modernos recursos de utilização dessa transmissão. O novo câmbio conta com três modos de uso:

• “D” – Drive, ou modo de condução normal, objetivando conforto e economia de combustível;
• “S” – Sport, ou modo esportivo, que conta com “trocas de marchas” em altas rotações, presumindo um melhor desempenho;
• “Sequencial ou Manual” – Nesse modo, o condutor comanda o instante em que quer realizar as trocas de marchas.

Por ser um câmbio CVT, que não possui “marchas reais”, mas uma relação continuamente variável, essa caixa da Punch oferece seis marchas virtuais, que podem ser comandadas por uma pequena alavanca no console central identificada por “+” e “-”, ou trocas ascendentes e reduções, respectivamente.

O câmbio da Punch também incorpora a função WIN, que permite melhor rendimento nas arrancadas em pisos escorregadios. Ele bloqueia o câmbio numa relação mais longa para evitar que as rodas motrizes patinem nas arrancadas.

Cruise control

jac-t5-cvt-96

Outra novidade trazida pelo JAC T5 CVT em relação à versão com câmbio manual é o cruise control. Acionado por teclas no volante, ele mantém a velocidade constante, tanto em subidas como descidas, poupando a necessidade de se pressionar o pedal do acelerador.

O kit multimídia traz mirror link e tela de 8 polegadas, medidas exclusivas no segmento. O sistema é totalmente intuitivo, em português, possui conexão HDMI e Bluetooth, leitor de MP3, entradas USB e SD Card. Além disso, conta também com a função “Link”, que permite conectar, espelhar alguns modelos de smartphones ou tablets com touchscreen. O sistema incorpora, também, a câmera de ré com câmera maior do que a padrão no mercado.

Tecnologia e segurança

jac-t5-cvt-98

No quesito tecnologia, o novo SUV tra itens como ESP (controle eletrônico de estabilidade), TCS (controle eletrônico tração), assistente de partida em rampas (HSA), EBD (distribuidor eletrônico de frenagem), BAS (assistente para frenagens de pânico), BOS (pedal “inteligente” de freio), que anula a aceleração quando os dois pedais são pressionados simultaneamente.

Mais itens de série do JAC T5 CVT:

  • Ar-condicionado digital e automático;
  • Vidros elétricos nas quatro portas e travamento central das portas;
  • Retrovisores com acionamento elétrico;
  • Alarme antifurto;
  • TPMS (Tyre Pressure Monitoring System), sistema pneus com calibragem 20% abaixo da recomendada ;
  • Banco traseiro com sistema Isofix para fixação de duas cadeirinhas infantis;
  • Sensor de estacionamento;
  • Abertura interna do bocal do tanque de combustível;
  • Direção com assistência elétrica;
  • Faróis de neblina dianteiros e traseiro;
  • Computador de bordo com hodômetro parcial, consumo médio e instantâneo (km/l), autonomia, velocidade média e tempo de viagem;
  • Faróis com regulagem elétrica de altura;
  • Banco traseiro bipartido 60/40;
  • Banco do motorista com ajuste de altura;
  • Cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para os cinco ocupantes;
  • Freios a disco nas quatro rodas;
  • Rodas de liga leve aro 16 polegadas.

Motorização e potência

jac-t5-cvt-115

O JAC T5 CVT é equipado com o mesmo motor 1,5 com quatro válvulas por cilindro e variador de fase no comando de admissão (VVT) da versão com câmbio manual. Ele alcança a potência máxima de 125 cavalos a gasolina e 127 cv com etanol, a 6.000 rpm.

O torque máximo é de 152 Nm (gasolina) e 154 Nm (etanol), ambos a 4.000 rpm. Por usar o avançado sistema bicombustível JetFlex, esse motor dispensa o uso do tanquinho de gasolina para as partidas a frio.

Ficha técnica JAC T5 CVT

Potência máxima (cv/rpm): 125/6.000 (Gasolina)
127/6.000 (Etanol)

Torque máximo (Nm/rpm): 152/4.000 (Gasolina)
154/4.000 (Etanol)

Transmissão: Tipo CVT, com 6 marchas virtuais

Dimensões: Comprimento (mm): 4.325
Largura (mm): 1.765
Altura (mm): 1.625
Entre-eixos (mm): 2.560

Suspensão: Dianteira: Independente, tipo McPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora
Traseira: Semi-independente, eixo de torção, com molas helicoidais e barra estabilizadora

Freios: Dianteiros: discos ventilados
Traseiros: discos sólidos

Pneus: 205/55 R16

Rodas: Em liga de alumínio 16″

Porta-malas: 600 litros

Tanque: 45 litros

Velocidade máxima: 192 km/h

Aceleração 0 a 100 km/h: 12,3 segundos

Preços: A partir de R$ 59.600

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: