AEA discute futuro da indústria no Salão do Automóvel

AEA discute futuro da indústria no Salão do Automóvel. Foto: Divulgação

A AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva aproveitou o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo para realizar o primeiro Encontro AEA de Conhecimento Técnico. No total, cerca de 180 participantes compartilharam informações sobre temas atuais discutidos pela indústria.

“Decidimos trazer o evento ao Salão para agregarmos aos trabalhos que estão sendo exibidos aqui.”, disse o  presidente Edson Orikassa. Nilton Monteiro, diretor executivo da AEA, enfatizou que as palestras representam alguns dos temas mais importantes discutidos pela entidade.

O futuro no Salão do Automóvel

AEA discute futuro da indústria no Salão do Automóvel. Foto: Divulgação

O conhecimento e a experiência Toyota de produzir veículos sustentáveis foram compartilhados por Anderson Suzuki , gerente geral de Comunicação da montadora. Sua apresentação se chamou “Tecnologias para Mobilidade Sustentável: Híbridos e Célula de Combustível”.

O cenário atual pede uma mobilidade mais sustentável ao enfrentar problemas. E a nova geração de veículos foca em conservação de energia.  A montadora japonesa lançou seu primeiro híbrido Prius em 2009, e apresentou este ano a sua quarta geração. O modelo, com o menor coeficiente aerodinâmico na categoria (0,24), conta com tecnologia híbrida de grande eficiência. Com ele o consumo de combustível, em ciclo urbano chega a 19 km/l.

Os modelos Prius já reduziram emissões de 76 milhões de toneladas de CO2 e 25 bilhões de litros de combustível.

Eficiência energética

AEA discute futuro da indústria no Salão do Automóvel. Foto: Divulgação

Marcos Clemente, da Mahle Metal Leve, ministrou a palestra “A Evolução da Eficiência Energética”. A demanda global evolui desde os anos 80, quando foi criado um plano de economia de combustível com metas. Em 2008, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular foi lançado e esta competição trouxe algumas melhoras de eficiência.

“O Inovar-Auto também tem provocado melhorias tecnológicas na indústria com respostas viabilizadoras. Como exemplos temos motores 3 cilindros, turbocompressores, injeção direta e etanol.”, afirmou Clemente.

Inovar-Auto

AEA discute futuro da indústria no Salão do Automóvel. Foto: Divulgação

“Inovar Auto – Uma Alavanca para a Competitividade e seus Desafios para o Futuro” foi tema da palestra ministrada por Gilmar Laigner. O objetivo do Programa é auxiliar as empresas na busca por mais tecnologias. E isto pode incluir desde o projeto até a manufatura, com incentivos em P&D, Tecnologia Industrial Básica e Capacitação de Fornecedores e Auditoria.

“É preciso entender o Inovar-Auto na perspectiva capaz de gerar soluções variadas para a aumentar a competitividade das empresas. O programa começa desde o design do produto até o pós-vendas.”, afirmou Laigner.

Segurança veicular

AEA discute futuro da indústria no Salão do Automóvel. Foto: Divulgação

O coordenador da Comissão Técnica de Segurança Veicular da AEA, Carlo Gibran, apresentou o tema “Segurança Veicular Atual e o Futuro da Direção Autônoma”. De acordo com Gilbran, “no Brasil, tivemos avanços da segurança ativa com as legislações vigentes; passivas incluindo os avanços com requisitos dos air bags frontais, Isofix e cinto de três pontos para todos os ocupantes e as tecnologias drive assistance.

Em mercados mais maduros é notório a massificação ativa e passiva. Isto se torna mais visível com a expansão de legislações veiculares agora com funções primárias de direção autônoma”.

Smart life

AEA discute futuro da indústria no Salão do Automóvel. Foto: Divulgação

“Veículo Conectado – Como conviver com segurança em um mundo e frota e transformação” foi o tema da apresentação do coordenador do Comitê de Eletroeletrônica da AEA, Ricardo Takahira. “O carro conectado faz parte da sua vida, do seu smart life, faz do carro o seu escritório e com toda a conectividade é preciso que montadoras e sistemistas trabalhem com tecnologias integradas”, afirmou.

Prêmio AEA

AEA discute futuro da indústria no Salão do Automóvel. Foto: Divulgação

A entidade ainda promoveu a entrega do 5o Prêmio AEA Destaque Novos Engenheiros, sendo que os reconhecimentos foram entregues para André Lucas da Silva, do Centro Universitário FEI, Fernando Teixeira Monteiro, do Instituto Mauá de Tecnologia, Giovanni Garaldi Biasi, da Escola Politécnica da USP, Helena Sayuri Katayama, da Universidade Federal de São Carlos, Jaqueline Cristiano, da Universidade Paulista – UNIP, Vinicius Ferreira dos Santos, da Universidade Plesbiteriana Mackenzie e Caio Henrique Rufino, da Unicamp.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: