Volkswagen apresenta o conceito elétrico Budd-e

A Volkswagen também está aproveitando o Salão do Automóvel de São Paulo para apresentar o seu conceito elétrico BUDD-e. Com o visual lembrando uma versão “futurística” da tradicional Kombi, ele é o primeiro modelo baseado numa nova matriz tecnológica da marca alemã, a MEB. Com autonomia de até 533 km, suas baterias podem ser recarregadas em 80% de sua capacidade em 30 minutos.

O BUDD-e é um Volkswagen que celebra a história da marca e simultaneamente estabelece, de forma clara, sua visão para o futuro imediato. Tudo é mais intuitivo do que nunca. Controles por toques e gestos se integram sem barreiras. Mostradores individuais se fundem em grandes painéis de informação e entretenimento. Para completar, os espelhos retrovisores são substituídos por telas digitais.

Volkswagen apresenta o conceito elétrico Budd-e

Budd-e: carros Volkswagen com emissão zero

O BUDD-e é o primeiro carro-conceito do Grupo Volkswagen projetado com base no novo Kit Modular Elétrico (MEB). A MEB descarta todo o lastro representado pelos combustíveis fósseis de hoje, pois foi criada especificamente para carros elétricos. Isso significa que todo o design, o conjunto e as características de condução mudarão significativamente.

O motor elétrico dianteiro gera 100 kW (equivalente a 136 cavalos) e 200 Nm (20,4 kgfm), enquanto o traseiro desenvolve 125 kW (equivalente a 170 cv) e 290 Nm (29,6 kgfm), resultando numa potência total mecânica do sistema de 225 kW (306 cv). O sistema de tração integral permite o carro conceito atingir sem dificuldade velocidade máxima de 180 km/h.

Recarga de 80% da bateria em 30 minutos

A bateria pode ser carregada tanto pela ligação numa tomada de força como por carregamento indutivo. Utilizando carregador de 150 kW (DC – corrente contínua), a bateria pode ser carregada em 80% em cerca de 30 minutos.

O BUDD-e demonstra como a MEB leva a perspectivas inteiramente novas de equipamento pela acomodação da unidade de aquecimento e ar-condicionado: o sistema foi totalmente integrado à dianteira do carro. Esse posicionamento aumenta o espaço disponível na frente do carro, melhora a qualidade do ar (graças a filtros maiores e melhores) e, ao mesmo tempo, resulta numa acústica excelente (devido à redução do ruído do ventilador).

Com 4.597 mm de comprimento, o veículo explora perfeitamente seu espaço interior. O carro tem 1.940 mm de largura e 1.835 mm de altura. Graças às suas generosas largura e distância entre eixos (3.151 mm), suas proporções são muito eficientes.

Design exterior – estética funcional

Volkswagen apresenta o conceito elétrico Budd-e

Com o design de sua dianteira, o BUDD-e mostra ser indiscutivelmente um Volkswagen. A área ao redor do logo VW pode ser retroiluminada pelos módulos de LED integrados. Uma característica típica dos modelos elétricos e plug-in da Volkswagen são as luzes de condução diurna de LED em forma de “C”.

O estilo do perfil lateral se caracteriza pela linha do teto plana e alongada, a igualmente longa faixa das janelas com colunas dianteiras “A” vitrificadas, as rodas de liga leve de 21 polegadas e os módulos luminosos que começam na frente e se estendem ao redor até os flancos.

O design limpo e icônico da parte dianteira e do perfil lateral tem continuidade na traseira. Outro aspecto característico dos carros elétricos da Volkswagen é a assinatura em LED no formato de “C” na traseira.

Interior inovador

Volkswagen apresenta o conceito elétrico Budd-e

O painel convencional foi inteiramente abandonado. Em vez disso, a equipe de design distribuiu os instrumentos como um mostrador que parece estar flutuando em pleno ar. Todas as superfícies internas estão imersas em azul, prata e branco.

Quando se abre a porta deslizante, do lado de fora, usando um gesto, entra-se num interior que mais parece uma sala do que um carro. Os bancos do motorista e do passageiro da frente ficam sobre um piso de madeira. Se o passageiro da frente quiser conversar com seus amigos de trás, pode simplesmente rodar o seu banco para se voltar para trás.

Volkswagen apresenta o conceito elétrico Budd-e

O assento (assim como o do motorista) é equipado com um cinto de segurança integral. Na traseira há um carpete macio e aconchegante, juntamente com dois assentos convencionais. Os passageiros de trás também contam com um monitor de 34 polegadas.

Leia mais

VW apresenta visão do Gol GT do século 21 GT. A lendária sigla que acompanha os carros esporte da Volkswagen é uma referência que vai além do alto desempenho. No Brasil, essa história começou com o Volkswagen Gol GT, modelo que estabeleceu novos parâmetros e deu origem a uma legião de admiradores. Em homenagem a essa cultura esportiva, a...
Amarok 2017 chega com ainda mais conectividade A nova picape Volkswagen Amarok não poderia ficar de fora das novidades da marca alemã no Salão do Automóvel 2016. Pois ela veio cheia de estilo para ser referência em termos de design, conectividade e tecnologia. O modelo traz os sistemas de infotainment mais avançados do mercado, compatível com Mi...
Volkswagen Golf GTE será o primeiro modelo híbrido... Apresentado no Salão do Automóvel 2018, o futuro lançamento da marca chega ao país com cinco modos de condução Sucesso no mercado europeu, o Volkswagen Golf GTE foi uma das atrações do Salão do Automóvel de São Paulo, no início deste mês. O modelo, que será lançado no Brasil no ano que vem, será ...
Elétrico Bolt foi atração da Chevrolet no Salão do... Uma das atrações da Chevrolet no Salão do Automóvel de São Paulo 2016 foi o compacto elétrico Bolt. Capaz de percorrer mais de 380 quilômetros com apenas uma carga de suas baterias de íons de lítio, o modelo deve começar a ser vendido nos Estados Unidos ainda este ano. O modelo aproveita a própri...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *