Volkswagen apresenta o conceito elétrico Budd-e

A Volkswagen também está aproveitando o Salão do Automóvel de São Paulo para apresentar o seu conceito elétrico BUDD-e. Com o visual lembrando uma versão “futurística” da tradicional Kombi, ele é o primeiro modelo baseado numa nova matriz tecnológica da marca alemã, a MEB. Com autonomia de até 533 km, suas baterias podem ser recarregadas em 80% de sua capacidade em 30 minutos.

O BUDD-e é um Volkswagen que celebra a história da marca e simultaneamente estabelece, de forma clara, sua visão para o futuro imediato. Tudo é mais intuitivo do que nunca. Controles por toques e gestos se integram sem barreiras. Mostradores individuais se fundem em grandes painéis de informação e entretenimento. Para completar, os espelhos retrovisores são substituídos por telas digitais.

Volkswagen apresenta o conceito elétrico Budd-e

Budd-e: carros Volkswagen com emissão zero

O BUDD-e é o primeiro carro-conceito do Grupo Volkswagen projetado com base no novo Kit Modular Elétrico (MEB). A MEB descarta todo o lastro representado pelos combustíveis fósseis de hoje, pois foi criada especificamente para carros elétricos. Isso significa que todo o design, o conjunto e as características de condução mudarão significativamente.

O motor elétrico dianteiro gera 100 kW (equivalente a 136 cavalos) e 200 Nm (20,4 kgfm), enquanto o traseiro desenvolve 125 kW (equivalente a 170 cv) e 290 Nm (29,6 kgfm), resultando numa potência total mecânica do sistema de 225 kW (306 cv). O sistema de tração integral permite o carro conceito atingir sem dificuldade velocidade máxima de 180 km/h.

Recarga de 80% da bateria em 30 minutos

A bateria pode ser carregada tanto pela ligação numa tomada de força como por carregamento indutivo. Utilizando carregador de 150 kW (DC – corrente contínua), a bateria pode ser carregada em 80% em cerca de 30 minutos.

O BUDD-e demonstra como a MEB leva a perspectivas inteiramente novas de equipamento pela acomodação da unidade de aquecimento e ar-condicionado: o sistema foi totalmente integrado à dianteira do carro. Esse posicionamento aumenta o espaço disponível na frente do carro, melhora a qualidade do ar (graças a filtros maiores e melhores) e, ao mesmo tempo, resulta numa acústica excelente (devido à redução do ruído do ventilador).

Com 4.597 mm de comprimento, o veículo explora perfeitamente seu espaço interior. O carro tem 1.940 mm de largura e 1.835 mm de altura. Graças às suas generosas largura e distância entre eixos (3.151 mm), suas proporções são muito eficientes.

Design exterior – estética funcional

Volkswagen apresenta o conceito elétrico Budd-e

Com o design de sua dianteira, o BUDD-e mostra ser indiscutivelmente um Volkswagen. A área ao redor do logo VW pode ser retroiluminada pelos módulos de LED integrados. Uma característica típica dos modelos elétricos e plug-in da Volkswagen são as luzes de condução diurna de LED em forma de “C”.

O estilo do perfil lateral se caracteriza pela linha do teto plana e alongada, a igualmente longa faixa das janelas com colunas dianteiras “A” vitrificadas, as rodas de liga leve de 21 polegadas e os módulos luminosos que começam na frente e se estendem ao redor até os flancos.

O design limpo e icônico da parte dianteira e do perfil lateral tem continuidade na traseira. Outro aspecto característico dos carros elétricos da Volkswagen é a assinatura em LED no formato de “C” na traseira.

Interior inovador

Volkswagen apresenta o conceito elétrico Budd-e

O painel convencional foi inteiramente abandonado. Em vez disso, a equipe de design distribuiu os instrumentos como um mostrador que parece estar flutuando em pleno ar. Todas as superfícies internas estão imersas em azul, prata e branco.

Quando se abre a porta deslizante, do lado de fora, usando um gesto, entra-se num interior que mais parece uma sala do que um carro. Os bancos do motorista e do passageiro da frente ficam sobre um piso de madeira. Se o passageiro da frente quiser conversar com seus amigos de trás, pode simplesmente rodar o seu banco para se voltar para trás.

Volkswagen apresenta o conceito elétrico Budd-e

O assento (assim como o do motorista) é equipado com um cinto de segurança integral. Na traseira há um carpete macio e aconchegante, juntamente com dois assentos convencionais. Os passageiros de trás também contam com um monitor de 34 polegadas.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: