Nissan Concept 2020 Vision GT: do Playstation para o Salão de São Paulo

Das telas de vídeo game para o Salão de São Paulo. Essa é a história do supercarro-conceito Nissan Concept 2020 Vision Gran Turismo, desenvolvido pela montadora em conjunto com a Polyphony Digital Inc., empresa que criou o jogo eletrônico de corrida Gran Turismo® 6 (GT6™), do console Sony PlayStation.

Pintado na cor “Vermelho Cavaleiro do Fogo” e apresentando a nova expressão da assinatura de design da Nissan com a grade ‘V-Motion’, o supercarro é a concretização do mundo real de um carro virtual pelo qual os jogadores ao redor do mundo podem ter a experiência do desempenho dinâmico e da inovação da Nissan.

vgt2020_01_3

O modelo exposto no Salão do Automóvel de São Paulo 2016 foi revelado ano passado no Salão do Automóvel de Tóquio e é uma variação do projeto do que virou uma realidade virtual em 2014. Ele é resultado da concorrência entre os designers da Nissan que trabalham em seus cinco estúdios de design em todo o mundo.

Ao solicitar a criação, a marca japonesa estava, então, atendendo ao pedido da Polyphony Digital Inc. A empresa de games queria que diferentes montadoras criassem veículos que representassem o futuro do design para comemorar o 15º aniversário do famoso e cultuado game. A equipe de design vencedora da disputa interna foi a do Nissan Design Europa, em Londres, Inglaterra, que ganhou liberdade total para criar o superesportivo perfeito.

vgt2020_01_4

Os profissionais de estilo da Nissan trabalharam em estreita colaboração com técnicos de aerodinâmica e equipes de engenharia no Japão para garantir que o carro virtual tivesse a performance mais realista possível. Assim, o projeto é moldado parcialmente pela emoção e pelo túnel de vento. O superesportivo 2+2 da Nissan adapta tecnologia das pistas de corrida para carros de passeio, em particular a gestão do fluxo de ar.

O projeto do carro virtual para o vídeo game deu tão certo, que chamou a atenção dos engenheiros do Centro Técnico da Nissan no Japão, que resolveram criar a versão real do modelo. Várias simulações e avaliações técnicas foram feitas para comprovar se era viável um modelo de verdade.

Design ousado, propulsão híbrida

vgt2020_01_2

As linhas da carroceria do Nissan Concept 2020 Vision Gran Turismo foram criadas do zero, usando as ferramentas digitais mais modernas, mas com toques de estilo evocando aspectos dos modelos de performance da Nissan de várias décadas. Tudo foi moldado de uma forma bastante futurista, como solicitado no início do projeto.

O desenho exibe silhueta autêntica, marcada por detalhes arrojados, que é a essência da Nissan. Assim surgiram recursos como para-lamas em formato saliente e o aerofólio pronunciado. Os para-lamas dianteiros com aspecto orgânico e os para-lamas traseiros geométricos cercam os pneus e se encontram.

O aerofólio traseiro ativo é elevado ou abaixado de acordo com a velocidade e, a 300 km/h, empurra 400 kg de força descendente diretamente para o bloco do diferencial. Na parte de baixo, a entrada de elevação que leva o ar da parte de baixo do carro à saída do para-lamas dianteiro, combinada com um difusor traseiro grande, cria um forte vácuo, produzindo força descendente equivalente à produzida pelo carros de corrida.

vgt2020_01_1

No game, o modelo tem tração integral e propulsão utiliza um sistema híbrido de alto desempenho com um motor V6 turbo duplo combinado com três motores. Os de alta potência na dianteira e na traseira produzem forte e imediata aceleração em quaisquer condições.

A vetorização de torque dos motores dianteiros individuais na esquerda e na direita e a suspensão ativa sempre maximizam o desempenho aerodinâmico, o que resulta em um desempenho suave durante as curvas, mesmo em velocidades extremamente altas, aperfeiçoando um carro com alto desempenho e possibilitando ao piloto trabalhar em qualquer intervalo de velocidade.

Leia mais

Diretor de Marketing da Nissan se destacou em 2017 Humberto Gómez tem experiência nas áreas de Marketing, Exportação, Planejamento de Produto e Vendas Diretor de Marketing da Nissan do Brasil desde fevereiro, Humberto Gómez foi eleito um dos dez profissionais de maior destaque da área em 2017. A seleção foi feita pela revista "Meio & Mensagem...
Aliança se junta a escola de samba em ensaio antes... A Unidos de Vila Isabel usou carros do grupo Renault, Nissan e Mitsubishi no último ensaio para o desfile oficial do Carnaval Desde que firmou, em junho do ano passado, o patrocínio à Escola de Samba Unidos de Vila Isabel para o Carnaval 2018, a Renault-Nissan-Mitsubishi vem contribuindo para a p...
Conheça as possíveis adaptações de carros para PCD... Programa Nissan Mobilidade Para Todos fez vendas da marca crescerem mais de 600% no segmento Dono de 14 medalhas em Jogos Paralímpicos, Clodoaldo Silva se aposentou como uma lenda da natação. Hoje, o mentor do Time Nissan 2.0 percorre o País mostrando que pessoas com deficiências não têm limites....
Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi vende 10,6 milhõ... Pelos números de 2017, os membros da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi estão presentes em quase 200 países com 10 marcas diferentes A Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi está comemorando a marca de 10.608.366 veículos comercializados em todo o mundo no ano de 2017. Com este resultado, a companhia f...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: