Bridgestone dá dicas sobre pneus para o feriado prolongado

Compromisso Bridgestone. Fotos: Divulgação

Para poder curtir o feriado, é importante dar uma atenção especial aos pneus do carro antes de pegar a estrada. Para uma viagem tranquila, a Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo, dá dicas de segurança e cuidados com os pneus.

Os pneus são o principal elo entre o veículo e o solo. Eles influenciam diretamente todo o comportamento de um carro e suas boas condições favorecem a segurança. Reconhecer o momento ideal para a troca deles é uma tarefa muito importante que a Bridgestone faz questão de explicar aos consumidores.

Cuidados com os pneus antes de pegar a estrada

“Existem muitas variáveis que podem determinar o momento certo para realizar a troca dos pneus”, comenta José Carlos Quadrelli, gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone do Brasil. “Pode variar de acordo com o tipo de pneu (radial ou diagonal), com o volume de carga transportada, a maneira como o motorista conduz o veículo, o tipo de estrada onde o veículo trafega, o clima, a manutenção correta e alguns outros fatores.”

Desta maneira, o motorista deve adotar o TWI (Indicadores de Desgaste da Banda de Rodagem) como principal indicativo a ser considerado. Eles são ressaltos de borracha que ficam nos sulcos dos pneus e possuem 1,6 mm de profundidade. Quando chegam ao seu limite, sinalizam que o pneu deve ser trocado, pois passou a ser considerado ‘careca’. Isto interfere na segurança e pode ser cobrado pelas autoridades de trânsito. “A regra TWI só não é válida para pneus com bolhas, rasgos ou perfurações, que devem ser substituídos imediatamente”, comenta Quadrelli.

Na hora de trocar, quais os pneus ideais?

A primeira dica é checar o manual e verificar quais as medidas, o índice de carga e velocidade do pneu. Se o motorista não possuir o manual, deve entrar em contato com a montadora para obter tais informações.

Caso o pneu velho seja original, é possível verificar estas informações em suas laterais. Lá constam dois números separados por uma barra que indicam largura e altura. A letra indica o tipo (radial ou diagonal) e o número seguinte trata-se do aro da roda.

Desta maneira, por exemplo, o pneu:

175/70R13 82T

tem:
– 175 mm de largura de seção;
– altura igual a 70% da largura de seção;
– é radial (R)*;
– é montado em rodas de aro 13 polegadas.
– O número 82 é o índice de carga e indica que ele suporta uma carga de 475 kg;
– A letra T é o símbolo de velocidade e indica que o pneu pode ser usado a velocidade de 190 km/h quando submetido à carga máxima.

*Se não houver letra é porque ele é diagonal.

Além destas orientações, é preciso que, em cada eixo, os pneus sejam iguais (mesma marca, modelo e medida). “Pneus de dimensões diferentes não devem ser montados no mesmo carro. A única exceção é se o automóvel já vem assim de fábrica”, finaliza Quadrelli.

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